Futebol

19 dezembro 2020, 14h21

Jorge Jesus

ANTEVISÃO

Terminada a ronda de jogos para Liga Europa, Taça de Portugal e, mais recentemente, Taça da Liga, o Benfica regressa ao Campeonato, com uma deslocação ao terreno do Gil Vicente. Jorge Jesus antecipa um jogo "com grau de exigência máxima", mas promete um Benfica "preparado para vencer e trazer os três pontos".

Na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo da 10.ª jornada da Liga NOS (domingo, às 17h30), realizada neste sábado no Benfica Campus, o técnico encarnado garantiu que só depois da deslocação a Barcelos pensará na Supertaça, marcada para a próxima quarta-feira (23 de dezembro), com o FC Porto.

Qual é a expectativa para o jogo com o Gil Vicente?

Amanhã [domingo] temos um jogo para o Campeonato, um jogo com um objetivo muito importante, senão o mais importante dos objetivos do Benfica [título nacional]. Normalmente, em Barcelos, os jogos não são fáceis. Estamos preparados, como sempre, para vencer e trazer – que é o objetivo – os três pontos. Sabemos que hoje os desequilíbrios técnicos são compensados com planos táticos num só jogo, que é o que acontece às vezes com as equipas que não são chamadas de "grandes". É um jogo complicado, com o grau de exigência máxima da equipa do Benfica, conhecendo as qualidades do adversário. Trabalhámos durante estes dias para chegar a Barcelos, impor o nosso jogo e, se possível, não deixar o Gil Vicente impor o seu, para que as coisas possam ser mais fáceis na conquista da vitória, que é o que o Benfica quer.

"Trabalhámos durante estes dias para chegar a Barcelos e impor o nosso jogo"

Tenciona, neste jogo com o Gil Vicente, continuar a gestão do plantel a pensar já na Supertaça?

Vamos pensar depois no que pode acontecer para quarta-feira [Supertaça com o FC Porto], porque tem de ser uma coisa de cada vez.

Jorge Jesus

Não está na sua cabeça, nem por um bocadinho, o jogo com o FC Porto? Este não é, para si, o jogo mais importante desde que regressou ao Benfica, porque vale títulos, e Jorge Jesus tinha dito que queria voltar para ganhar títulos?

Mais importante não é. É um dos jogos importantes porque define um objetivo, o primeiro da época, mas todos os troféus são importantes. Claro que não vamos ignorar que uns são mais importantes do que outros. O objetivo mais importante para o Benfica é o Campeonato Nacional. Não podemos pensar nas duas coisas ao mesmo tempo. Não quer dizer que não se possa planear uma metodologia de treino para ver o que pode acontecer primeiro e depois no segundo jogo, mas o primeiro ainda não aconteceu, por isso não pensamos no segundo.

Jorge Jesus

Esquecendo a classificação, e entre candidatos ao título, o Benfica é a equipa que joga pior? Onde está a nota artística?

São opiniões. Só há uma equipa em Portugal que joga melhor futebol do que o Benfica, que é a que está em primeiro. O Benfica está em segundo, é a segunda melhor. Quem chegar à frente e for campeão é o que joga melhor. Isso é conversa da treta. Vou definir duas coisas: jogo falado é uma coisa – é aquilo que estamos aqui a fazer –, jogo treinado e jogado é outra coisa, que é só para alguns. Para os jogadores, para os treinadores…

"Objetivo mais importante é o Campeonato Nacional"

Vai dar luz verde para a saída de Ferro agora em janeiro?

Nenhum jogador tem luz verde para sair em janeiro. Agora, no mercado entram e saem jogadores. Falta menos de um mês, e temos uma ideia de jogadores que podem – eles e o Clube – estar interessados em mudar a época desportiva. Os jogadores têm interesses individuais e o Clube tem interesses coletivos. Cada parte defende a sua hipótese. Quantas vezes se contratam jogadores que chegam e não correspondem a nada, e quantas vezes saem jogadores que não estão bem e vão para outros clubes e jogam no top?

Jorge Jesus

Todos os dias se fala de Lucas Veríssimo… Quando é que este dossiê estará resolvido? Já está a trabalhar num plano B, caso não consiga trazer o jogador?

Essa não é uma questão que me preocupe. O que me preocupa, fundamentalmente, são os jogadores que, neste momento, trabalham todos os dias comigo. O mercado, em todas as partes do mundo, é assim. Falta um mês e não se fala de outra coisa. E do Benfica também se fala… jogadores que entram, jogadores que saem. Faz parte do jogo. Temos de estar preparados também para esse jogo.

"Nenhum jogador tem luz verde para sair em janeiro"

O Benfica contratou jogadores caros, Darwin, Weigl, Everton, Waldschmidt, Pedrinho… Lucas Veríssimo "só" custa seis milhões e meio de euros. Por que motivo é que a contratação ainda não está fechada?

As negociações são como um jogo, há vários interesses de partes diferentes. Hoje, não é fácil contratar um jogador. Os primeiros alvos, muitas vezes, não se conseguem e tem de se partir para outras opções. Temos de nos adaptar a isto. Se o Benfica não contratar o Lucas Veríssimo ou outro central, não estou preocupado com isso. Zero. Se não o conseguirmos contratar, ou ficamos com os que estão, ou partimos para outra solução.

Jorge Jesus

Ainda sobre Lucas Veríssimo… É claro que quer continuar com cinco centrais? Passa-lhe pela cabeça libertar Todibo e Ferro para ficar com quatro centrais? 

No mercado, quando abre, há várias situações. Quais são os jogadores que não saem em janeiro quando o mercado abre? São os titularíssimos. Aqueles que jogam ocasionalmente e querem jogar mais procuram outras paragens. Aqui, são os interesses do jogador e da entidade patronal. Não me pergunta se o Darwin vai sair, se o Pizzi vai sair... Quatro centrais é o número mínimo.

Gedson Fernandes vai, provavelmente, voltar ao Benfica. Daquilo que conhece do jogador, pode ser encaixado no meio-campo ou não tem características para ser opção?

Se regressa ao Benfica, é opção. Não conheço muito bem o Gedson. Foi emprestado ao Tottenham, não sei porquê, o que eu sei é que não joga. Se o Benfica quer que o jogador regresse, e se ele estiver interessado, vou recebê-lo de braços abertos, e depois vou ver o valor individual dele para o valor da equipa.

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 19 de dezembro de 2020

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar