Futebol feminino

02 janeiro 2021, 10h25

Filipa Patão

A nova treinadora da equipa feminina de futebol do Benfica, Filipa Patão, vai estrear-se frente a um emblema que bem conhece: o Clube Futebol Benfica. O desafio da 9.ª e última ronda da 1.ª fase da Liga BPI (Zona Sul) começa às 11h00 deste domingo, no Estádio da Tapadinha.

"O motivo especial é a estreia como treinadora principal de uma equipa do Sport Lisboa e Benfica. Este é o motivo de orgulho, independentemente do adversário", vincou Filipa Patão, à BTV, na antevisão do desafio.

"É o primeiro jogo, é a primeira importância que vamos dar a uma prova, seja ela qual for. O Clube Futebol Benfica vai ter uma palavra a dizer na postura como vai estar em campo. Não tem nada a perder e vai querer deixar uma boa imagem, como sempre tenta fazer, sendo um clube histórico. Acredito que queiram dar-nos dificuldades. Agora, não tenho a menor dúvida de que este grupo de trabalho vai corresponder e colocar em campo todas as ideias e dinâmicas que temos vindo a trabalhar", assegurou a treinadora.

Equipa técnica

Os primeiros dias de trabalho de Filipa Patão como líder da equipa feminina visam colocar o cunho pessoal na forma de jogar do coletivo, nomeadamente ao nível da acutilância ofensiva e da posse de bola.

"É essencial, nesta fase, haver um grande acumular de trabalho para termos bastante rigor nas dinâmicas da equipa. Está a correr bem, as jogadoras estão a começar a assimilar o que pretendemos, principalmente ao nível das ideias. Sermos muito fiéis ao nível do que pretendemos, sermos acutilantes ofensivamente, privilegiarmos a posse, não quer dizer, naturalmente, que não queremos ter uma procura rápida da baliza, porque é o primeiro princípio, mas sempre privilegiando a posse e não a perder para que o adversário não tire vantagem no jogo. A bola tem de ser nossa e temos de reagir muito rápido à perda", especificou.

"É importante que todo o grupo de trabalho esteja em sintonia nas ideias. Só assim estaremos todas no mesmo barco ao nível do que são os comportamentos. Não tenho dúvidas de que são jogadoras competentes. Isso deixa-me descansada. Elas vão adquirir esses comportamentos rapidamente, até pelo conhecimento do jogo que têm. Vamos tentar alimentar com ferramentas que permitam o crescimento mais rápido", acrescentou ainda Filipa Patão.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 2 de janeiro de 2021

Patrocinadores Futebol Feminino


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar