Casas Benfica

08 janeiro 2021, 10h32

Casa Benfica Castelo de Vide

REPORTAGEM BTV

O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" viajou até ao Alto Alentejo para dar a conhecer a Casa Benfica Castelo de Vide.

O espaço encarnado n.º 202 foi fundado a 17 de maio de 2005... Três anos depois (30 de novembro de 2008) foi inaugurado oficialmente pelo Presidente Luís Filipe Vieira, e conta de momento com 300 Sócios.

Casa Benfica Castelo de Vide

António Mateus é o atual vice-presidente da Casa Benfica de Castelo de Vide e foi ele que impulsionou a sua criação: "Num célebre almoço no dia 10 de junho de 2004, depois de um jogo de solteiros e casados, juntaram-se aqueles benfiquistas que até hoje ainda permanecem na direção e nos órgãos sociais."

"Este não é o primeiro lugar onde nós constituímos sede, inicialmente foi numa parte mais antiga da vila, mais distanciada do centro. Era uma Casa pequena... Precisávamos de uma Casa maior, e aqui estamos", acrescentou.

"Castelo de Vide é uma vila de associações, temos pesca, caça, associação desportiva… Faltava aqui uma Casa Benfica, e nós felizmente conseguimos erguê-la", reforçou.

Casa Benfica Castelo de Vide

Henrique Junceiro, de 50 anos, é o atual tesoureiro da Casa. Contou à BTV como procurou dinamizar o estabelecimento, que estava "muito parado no tempo" quando chegou em 2014.

"Quando cá cheguei não havia eventos… Começámos por fazer alguns arraiais, como os Santos Populares, que já nos davam alguma fonte de receita. Depois, fazemos uma festa que é emblemática para nós, a Festa da Nossa Senhora da Penha e ainda a Feira Medieval", referiu.

Casa Benfica Castelo de Vide

Na zona de bar e restauração é José Neves que veste a camisola encarnada e com grande satisfação. "É um orgulho, um sonho realizado. Sempre imaginei trabalhar na Casa Benfica, e finalmente consegui. Já era cliente, mas estar deste lado a servir as pessoas é melhor, sinto que sou mais útil", confessou.

Casa Benfica Castelo de Vide

A Câmara Municipal de Castelo de Vide tem como presidente António Pita, que explicou a importância da Casa Benfica na vila alentejana.

"Ter em Castelo de Vide esta Casa é importante porque, no fundo, é a descentralização da instituição Benfica, que tem o seu coração em Lisboa… É uma família, uma família de benfiquistas aqui da vila. É um reforço dos laços de amizade e fraternidade", vincou o autarca.

Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 8 de janeiro de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar