Futebol

11 janeiro 2021, 17h48

Estádio José Gomes

REPORTAGEM BTV

Quase 12 anos depois, o Benfica vai regressar ao Estádio José Gomes, na Reboleira, onde Jorge Jesus iniciou a caminhada para a ribalta do futebol português e internacional. Nos oitavos de final da Taça de Portugal, os encarnados visitam o novo Club Football Estrela, "herdeiro direto" do Estrela da Amadora.

Esta terça-feira, 12 de janeiro de 2021, marca o regresso às origens do técnico de 66 anos, depois de quatro passagens pelos tricolores. Foi na Reboleira que Jorge Jesus começou o percurso como jogador, nos Juvenis [1970/71], antes de voltar já numa fase mais avançada, com três épocas a atuar na II Divisão, nos anos 1980 [de 1984/85 a 1986/87]…

Depois disso, regressaria, desta vez como técnico, à casa onde se fez profissional de futebol. Em duas temporadas [1998/1999 e 1999/2000] levou o Estrela da Amadora a dois oitavos lugares, saindo depois para o Vitória de Setúbal. Regressaria a meio da época 2001/02 com o clube na II Liga, voltando a sair antes do final da temporada seguinte, num total de 116 jogos no banco.

Jorge Jesus

"Claro que é um jogo especial. A Amadora é a terra onde eu nasci, a terra que fez de mim treinador, jogador. É o clube do meu coração. Aos nove já ia com o Estrela para todo o lado, mesmo quando estava nos distritais. E depois deste interregno, do desaparecimento do Estrela, espero que recupere cada vez mais. A Amadora tem tradição, continua a ter estrelistas. É um dia especial voltar à Reboleira, àquele campo. Foi lá que aos 13/14 anos, comecei a jogar futebol", disse o técnico encarnado, em conferência de Imprensa, na altura em que foi conhecido o resultado do sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal. 

Fundado em 1932, o velho Estrela da Amadora participou no principal escalão do futebol português ao longo de 16 épocas, tendo também vencido uma final da Taça de Portugal, em 1990. Em 2009, já longe dos principais palcos, o Estrela da Amadora faliu, foi considerado insolvente no ano seguinte e extinto em 2011, por dívidas a fornecedores, jogadores, antigos atletas, Finanças e Segurança Social.

E foi precisamente na época em que o clube da Reboleira disse adeus à I Liga que se encontrou com o Benfica pela última vez. Estávamos a 5 de abril de 2009… Quase 12 anos depois, o Benfica volta ao Estádio José Gomes, reduto onde, frente ao velho Estrela, registou 12 vitórias e quatro empates em 18 partidas (25 golos marcados e 12 sofridos).

CF Estrela-Benfica

Na altura, a equipa benfiquista, treinada por Quique Flores, venceu, por 1-2, a turma de Lázaro Oliveira. Na 23.ª jornada da Liga Sagres 2008/09, três golos, três grandes penalidades… Do lado do Benfica, foi Óscar Cardozo o protagonista dos dois remates certeiros (5' e 15'), enquanto o penálti a favor do Estrela da Amadora foi apontado por Silvestre Varela (29').

O Estrela, reativado em 2018, ganharia uma nova vida em julho de 2020... A fusão do Clube Desportivo Estrela (antigo Estrela da Amadora) com o Club Sintra Football, aprovada em Assembleia Geral, permitia o renascimento do clube histórico da Reboleira, que assim voltava aos escalões nacionais (Campeonato de Portugal).

CF Estrela-Benfica

Por tudo isto e muito mais, o encontro entre Sport Lisboa e Benfica – recordista de troféus (26) e finalista da última edição da Taça de Portugal – e o CF Estrela, cuja "versão anterior" venceu a Taça em 1990, será um dos embates entusiasmantes dos oitavos de final da prova-rainha…

A equipa do Estrela, liderada por Rui Santos, ainda não perdeu na presente época (soma 11 vitórias e três empates), ocupando a liderança da Série G do Campeonato de Portugal.

Também na Taça de Portugal o CF Estrela tem tido um trajeto interessante, tendo deixado pelo caminho São Roque [0-3], Lusitano [2-0], Farense [2-0] e Anadia [0-1].

Promoção 2x1 Réplicas Camisola Benfica

Do outro lado, um Benfica que procura chegar novamente à final da Taça de Portugal, prova onde, nesta edição, já eliminou o Paredes [0-1] e o Vilafranquense [5-0].

O CF Estrela-Benfica, marcado para as 21h15 desta terça-feira (12 de janeiro) no Estádio José Gomes, terá arbitragem de João Bento.

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo SL Benfica e CF Estrela
Última atualização: 12 de janeiro de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar