Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Defesa-esquerdo de 18 anos vive a 11.ª época no Sport Lisboa e Benfica.
16 janeiro 2021, 14h20
Presidente Luís Filipe Vieira e Rafael Rodrigues
"Sinto-me feliz. É uma aposta que o Clube está a fazer em mim, mas isso só é possível com o meu trabalho e com a ajuda de toda a equipa, treinadores e staff", disse o lateral, em declarações à BTV.
"Os jovens são o futuro. O Clube tem vindo a apostar muito forte na formação e está a tirar grande vantagem sobre os outros clubes com esta aposta", considerou o esquerdino.
Desde 2010 a vestir o Manto Sagrado, Rafael Rodrigues vive a 11.ª época a competir pelo Clube, tendo iniciado o percurso desportivo no Oliveira do Bairro SC.
Chegou ao Benfica Campus em 2014/15, proveniente do Centro de Formação e Treino de Aveiro, onde cumpriu quatro épocas e onde comemorou o título de campeão distrital de Aveiro em três épocas consecutivas, entre 2011 e 2014.
Já no Benfica Campus, Rafael Rodrigues sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados em 2016/17 e de Juvenis em 2018/19.
"Tem sido um crescimento bastante positivo. Quando cheguei ainda era muito pequenino, tenho vindo a desenvolver-me muito fisicamente e como pessoa, que é o mais importante. Tento ajudar o Clube ao máximo, a cada treino a cada jogo", analisou Rafael Rodrigues.
Em 2019/20 o defesa-esquerdo participou em 14 jogos na Liga Revelação, nove no Campeonato Nacional de Juniores e três na UEFA Youth League (26 partidas no total), tudo isto enquanto júnior de 1.º ano (Sub-18). Ainda na época passada, fez parte do Quadro de Honra do Benfica Campus, destacando-se por mérito no plano Escolar, Social e Desportivo.
"Desde o ano passado que faço parte do plantel dos Sub-23 e tem estado a correr muito bem. É um escalão que nos traz adversidades, porque jogamos com jogadores muitos mais velhos do que nós, o que é bom para a nossa evolução", avaliou.
"Vou continuar a trabalhar para atingir sempre os próximos objetivos, a Equipa B neste caso e, mais à frente, a Equipa A", prometeu.
Aos 18 anos, totaliza 16 internacionalizações à data desta renovação, divididas entre Sub-16 (6), Sub-17 (6), Sub-18 (3) e Sub-19 (1). Na época 2020/21, ao serviço do Benfica atuou numa dezena de jogos pelos Sub-23 na Liga Revelação.
Luís Castro (Treinador dos Sub-23 do SL Benfica): "Inteligência, excelente leitura e tomadas de decisão..."
"Ao jogar regularmente com adversários mais velhos e com a ajuda de uma boa capacidade técnica, é capaz de resolver os problemas graças à inteligência, excelente leitura e tomadas de decisão. Está ainda em crescimento físico, o que poderá levar o Rafael para um patamar ainda superior."
Abel Oliveira (Coordenador do Centro de Formação e Treino do SL Benfica em Aveiro): "Um jovem com talento e forte espírito solidário"
"Foi referenciado pelo Departamento de Prospeção quando jogava no Oliveira do Bairro SC e convidado para uma observação. As qualidades, potencial e margem de progressão do 'Rafinha' foram de tal forma evidentes que foi convidado, no próprio dia, a integrar o Centro de Formação e Treino de Aveiro. Além do talento futebolístico, trata-se de um jovem com forte espírito solidário, que sempre foi bastante focado no trabalho e em todas as atividades. Um dos segredos da progressão do Rafael é o seu contexto familiar, que sempre foi um fator de suporte e nunca de pressão, com postura exemplar e que pode servir de referência."
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024