Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador das águias analisou o empate a uma bola com o Nacional, em partida da 15.ª jornada da Liga NOS.
25 janeiro 2021, 21h18
Jorge Jesus
Chiquinho abriu o marcador, aos 14', mas o Nacional alcançou o empate aos 48', através de Rochez. Divisão de pontos na Catedral, um facto que Jorge Jesus, em análise ao duelo, considerou injusto em face do que a equipa produziu, apesar de alguma falta de maturidade em momentos cruciais.
O treinador garantiu que esta era uma partida que os encarnados queriam muito ganhar, perante todo o contexto vivido, mas assumiu que a equipa não o conseguiu por culpa própria também. A COVID-19, a nega do Nacional perante o pedido do Benfica em adiar o jogo, o penálti não assinalado e as substituições no xadrez foram algumas das temáticas em análise no pós-desafio...
"Precisávamos muito de ganhar este jogo, perdemos dois pontos... Nos primeiros 30 minutos entrámos muito bem, marcámos dois golos, sendo que um deles não contou. A equipa teve alguma qualidade e dinâmica durante o jogo… O Nacional foi uma equipa que rematou praticamente uma vez à baliza e marcou, mas o futebol é isto. Estamos a ser penalizados por pouca coisa que fazemos. Estivemos quase perfeitos defensivamente, não deixámos o Nacional ter situações de perigo na nossa grande área, mas não matámos o jogo e o futebol é cruel. Não podemos sofrer golos tão fáceis como este que sofremos. A inexperiência paga-se caro. Foi isso que aconteceu neste jogo… Queríamos ganhar este jogo pelo facto de termos muita gente em casa, queríamos oferecer a vitória aos adeptos e aos jogadores."
"No entanto, os jogadores tiveram compromisso, correram, lutaram e, numa semana complicada, fizemos tudo para ganhar. Não conseguimos e estamos tristes, como é óbvio. Temos de continuar a trabalhar e a recuperar a equipa, de forma a que tenhamos mais soluções e mais possibilidades de ter outro rendimento. Apesar de eu achar que, com estes problemas todos, tivemos um rendimento aceitável. Jogámos o suficiente para ganhar o jogo. O Nacional defendeu-se bem e os nossos avançados não conseguiram criar muito espaço, muita mobilidade. O Darwin hoje não esteve cá, anda com um problema e ressentiu-se durante a semana e hoje também. Fizemos o que podíamos, mexemos o que tínhamos de mexer, mas não deu para ganhar. E foi pena, depois de uma semana muito complicada, não termos saído daqui satisfeitos com a vitória. Isso ajudava-nos muito face ao que está a acontecer."
"O Benfica entrou muito forte e com muitos jogadores em zona de finalização, com jogadas de qualidade. Depois, não porque alguma estratégia tivesse falhado para que a equipa não continuasse no mesmo ritmo, nos últimos 15 minutos da primeira parte começámos a perder muitas bolas. O Nacional começou a dividir um bocadinho o jogo, mas não nos criou problemas nenhuns. O Benfica tem de saber jogar em todos os momentos de jogo."
"Na primeira parte achei que eles [Rafa e Darwin] eram os jogadores que tinham de aumentar o ritmo e a sua qualidade individual para que a equipa pudesse ficar mais forte. Dei mais tempo aos dois, não os vi resolver nada, dentro de aquilo que ambos têm capacidade e são capazes de fazer, e tive de mexer. Quando tens de ganhar, mesmo que tenhas poucas opções, tens de mexer no jogo e foi o que fiz. Pensei que entrada do [Gonçalo] Ramos, que é um bom finalizador, e uma vez que o Darwin não estava a dar dinâmica, pudesse trazer alguma coisa à equipa; o Pedrinho é um jogador que tira jogadas individuais e pode assistir com alguma facilidade os dois avançados… Penso que melhorámos um bocadinho, mas aquilo que melhorou mais a equipa foi a entrada do Adel [Taarabt]. Tem duas oportunidades de golo. Não matas nestas jogadas, depois acabas por sofrer. Todos os jogadores que entraram melhoraram um pouco mais o rendimento da equipa."
"Temos jogadores com os problemas que todos sabemos. E a COVID-19 não deixa apenas o jogador dez dias em casa, deixa-os parados e depois com dificuldade em voltar à forma. Mas os que jogaram hoje fizeram tudo para ganhar o jogo, tiveram momentos de muita qualidade. Mas é claro que a equipa não é muito experiente, há alguma juventude e a nossa equipa treme em momentos decisivos. Temos sido penalizados nisso."
"O nosso adversário achou que não adiando o jogo tinha muito mais possibilidades de pontuar hoje aqui. É verdade que te sentes um pouco impotente com tudo o que se está a passar na equipa, e não é só aquilo que não consegues trabalhar, é todo um ambiente que estamos a viver. Estava, à partida, com algum receio deste jogo, por vários fatores, mas achei que a equipa até entrou muito bem no jogo. Só que depois começou a ter alguma insegurança em momentos que até são fáceis, principalmente com os nossos avançados a perderem muito a bola. A equipa não conseguiu equilibrar-se, mesmo estando a ganhar 1-0. O Benfica tem momentos de jogo com coisa muito boas e outros em que se perde, como foi o caso do golo sofrido, um ressalto de bola... Sentes-te impotente. Fazer o quê? Como é que tens treinado a semana toda? Mas isso não serve de desculpa, porque fizemos o suficiente para ganhar o jogo, nem que fosse 1-0, e não o conseguimos por culpa própria."
"Já vi o lance e é nitidamente penálti [braço de Nuno Borges na bola aos 55']. O jogador tira a bola com a mão. Já houve várias jogadas assim e não há nenhum penálti marcado a favor do Benfica no Campeonato. Não temos nenhum. Mas não me quero desculpar com isso. Jogámos o suficiente para ganhar, criámos algumas oportunidades para matar o jogo, e não podíamos ter sofrido um golo como sofremos."
"São estes jogadores que temos, são estes 16/17 que têm treinado nos últimos dias, e é com eles que vamos preparar o próximo jogo, com o Belenenses SAD [para os quartos de final da Taça de Portugal, na próxima quinta-feira]. Não há outro caminho, outra forma. É verdade que às vezes queremos fazer mais alguma coisa e não podemos, não conseguimos, mas, com todos os problemas que este jogo teve, o Benfica tinha de sair daqui com uma vitória, nem que fosse 1-0. Tinha de saber segurar o resultado."
Texto: Filipa Fernandes Garcia e Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024