Casas Benfica

29 janeiro 2021, 11h54

Casa Benfica Batalha

REPORTAGEM BTV

É na Rua Dona Filipa de Lencastre, na Batalha, que se situa a Casa oficial n.º 241 do Benfica. O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" foi visitar aquele espaço encarnado, que é conhecido pelo convívio e pela boa comida.

Erguida em 2011, a Casa Benfica Batalha conta atualmente com 249 sócios, prima pelo bem receber, a boa gastronomia e promove o desporto através da equipa de veteranos de futebol.

Casa Benfica Batalha

"Fomos das primeiras Casas a ter sistema de bilhética… Temos vindo a crescer ao longo dos anos. As nossas bifanas são consideradas o ex-libris da Casa, que passou a mensagem que nós fazíamos comida, porque as Casas Benfica às vezes são um pouco esquecidas nesse ponto… Mas nós trabalhamos a nossa gastronomia local. Temos a costeleta Luisão, e deixo aqui o apelo ao Luisão para vir provar este prato com o nome dele, é uma homenagem pela pessoa que ele é", contou Pedro Cerejo, presidente da Casa Benfica Batalha, fazendo referência às várias iguarias servidas no estabelecimento.

Casa Benfica Batalha

No desporto, é com a equipa de futebol de veteranos que a Casa se destaca na região.

"Esta secção nasceu há três anos… Jogávamos noutra associação, que fechou, e pensámos na Casa Benfica, que nos recebeu muito bem e aqui continuamos… A equipa está aberta a toda a gente com mais de 35 anos, de preferência. Nos treinos podemos ter pessoas mais novas, não há problema. Depois dos jogos há sempre a terceira parte, que é quando jantamos e convivemos uns com os outros" referiu o dirigente da secção de futebol de veteranos da Casa Benfica Batalha, Francisco Brogueira.

Casa Benfica Batalha

Apesar da pandemia, que veio reduzir a lotação da Casa a 50% (30 pessoas), a direção não baixou os braços e trouxe novidades no que toca às modalidades desportivas…

"Um dos objetivos que temos é a criação de uma equipa de veteranos de andebol. Estas modalidades impulsionam o nome da Casa Benfica Batalha… Além de ter jogado muitos anos andebol, também conheço pessoas da minha geração que gostavam de voltar a praticar e esta é uma forma de promovermos o desporto e o nome da Casa Benfica", considerou David, criador da equipa de veteranos de andebol.

Casa Benfica Batalha

Dinâmica na Casa n.º 241 do Benfica não falta e a prova disso são os campeonatos de sueca (jogo de cartas) frequentemente organizados.

"Temos o nosso famoso campeonato de sueca, que agora está parado devido à pandemia, mas é uma tradição da Casa realizar na Sala de Sócios o campeonato da sueca, onde várias pessoas se podem inscrever e desfrutar" frisou a sócia-gerente Cláudia Santos.

Casa Benfica Batalha

O presidente da Câmara Municipal da Batalha enalteceu a importância que a Casa do Benfica tem na vila do distrito de Leiria.

"A Batalha tem apostado na cultura e no desporto, e o Benfica é um exemplo disso, é um clube com mais de um século de existência, tem adeptos e simpatizantes em todo o mundo. Ainda há pouco tempo estive na Suíça e vi a força da Casa Benfica Genebra… Na Batalha tem um papel importante, não só porque oferece um centro de convívio para os adeptos de futebol e sobretudo os Sócios do Benfica, mas também por praticar e promover o desporto, nomeadamente o futebol. O Benfica na Batalha também faz a diferença", vincou Paulo Batista Santos.

Texto: Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 29 de janeiro de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar