Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica pagou com um empate (0-0) a falta de eficácia na zona de finalização no embate com o V. Guimarães na 17.ª jornada da Liga NOS.
05 fevereiro 2021, 22h00
Seferovic conduz mais um ataque
Com uma linha defensiva composta por quatro elementos (Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo) e um meio-campo reconfigurado (Weigl, Taarabt, Everton e Cervi), o Benfica entrou na partida apresentando Pizzi e Seferovic como unidades mais ofensivas.
Dona da iniciativa de jogo, a equipa benfiquista rondou a baliza vimaranense nos primeiros minutos do encontro, à procura do golo. No seguimento de um pontapé de canto batido por Grimaldo no lado esquerdo ao minuto 9, a bola pingou no meio da área, Vertonghen impôs-se nas alturas e cabeceou com toda a intenção, mas o guarda-redes Trmal susteve o esférico em cima da linha de golo.
Combinando e acelerando ações pelos flancos, o Benfica criou um bom momento para visar as redes minhotas aos 11'. Gilberto centrou a partir da direita e Seferovic, mais forte no jogo aéreo, cabeceou na direção do alvo, mas também à figura de Trmal, que mergulhou e agarrou a bola.
Pela direita, Gilberto e Everton abanaram a defensiva vimaranense aos 17'. O lateral lançou o extremo na área, e este optou pelo remate à baliza. O guarda-redes Trmal não autorizou festejos, espalmando o esférico para canto.
Novamente pela direita, o Benfica ficou a centímetros da finalização que demandava aos 29'. Com um vistoso pormenor técnico, Everton desequilibrou no corredor, invadiu a área e fez um cruzamento venenoso... mas faltou o toque fatal, a conclusão à boca da baliza.
A fechar uma primeira parte em que tiveram 64% de posse de bola, os encarnados visaram mais uma vez a baliza, acrescentaram um remate ao pecúlio neste período (15, dos quais 3 enquadrados), mas a bola disparada por Pizzi esbarrou num oponente e "desviou-se" da baliza. Gilberto ainda foi lesto para armar uma segunda investida, mas Seferovic não conseguiu controlar.
A reentrada no desafio, para o Benfica, foi feita com uma alteração no onze: Darwin rendeu Everton. O internacional uruguaio juntou-se a Seferovic no centro do ataque, com Pizzi a abrir na direita.
As águias encontravam mais dificuldades de perfuração, e houve nova troca de pedras ao minuto 59: Gonçalo Ramos substituiu Seferovic. No lance seguinte, queda de Pizzi na grande área do Vitória, tocado pelas costas por André André. O árbitro Nuno Almeida não sinalizou penálti, o videoárbitro (António Nobre) não alterou a decisão tomada... e o Benfica continua sem ter uma grande penalidade a favor nesta Liga NOS.
Com o intuito de agitar as manobras da equipa nos últimos 20/25 metros do terreno de jogo, Pedrinho foi lançado aos 67' (saiu Pizzi) e posicionou-se sobre o lado direito. E o golo que as águias procuravam poderia ter acontecido aos 69': Vertonghen abriu para a direita, Gilberto entrou, centrou e Gonçalo Ramos cabeceou em boa posição, mas errou o alvo.
Um minuto antes de Weigl e Cervi cederem os seus lugares a Gabriel e Chiquinho, o marroquino Adel Taarabt disparou de fora da área, Trmal defendeu de forma incompleta e depois surgiu um defensor (Mumin) a "limpar" o esférico daquela zona, onde já aparecia Gilberto para encostar (79').
Com o jogo a caminhar para o fim, Darwin arriscou a execução de um lance individual, conduzindo pela esquerda, fletindo para o meio e rematando de pé direito. Trmal, fechando a baliza, susteve a bola (88').
Já no período de compensação, a possibilidade de o Benfica conquistar os três pontos passou pelo pé esquerdo de Pedrinho. Grimaldo esticou pela esquerda, cruzou, Darwin ganhou de cabeça, Gonçalo Ramos amorteceu para a entrada da pequena área... e Pedrinho girou e rematou, com o esférico a passar por cima da trave (90'+2').
No último lance do desafio (90'+5'), o Vitória de Guimarães apanhou o Benfica em contrapé e, por intermédio de Marcus Edwards, falhou a única ocasião de golo que concebeu neste jogo.
O Benfica encerra a primeira volta da competição com 34 pontos, na 4.ª posição. O primeiro jogo das 17 jornadas (51 pontos) que ainda tem pela frente nesta Liga NOS está agendado para as 19h00 de segunda-feira, 8 de fevereiro, no Estádio da Luz, perante o Famalicão.
Texto: João Sanches
Fotos: João Paulo Trindade e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024