Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
06 fevereiro 2021, 14h27
Presidente Luís Filipe Vieira com Henrique Pereira no momento da renovação
Henrique Pereira num jogo pelos Sub-23 já nesta época (2020/21)
Campeão Nacional pelos Juvenis em 2018/19
Campeão Nacional pelos Iniciados em 2016/17
Henrique Pereira nas Escolas de Futebol do Benfica
"É sempre um grande orgulho ser reconhecido pelo trabalho que temos feito e, para mim, esta renovação de contrato é exatamente isso: um reconhecimento do que têm sido os meus últimos tempos, e não só. Desde o início que estou neste clube, é um grande orgulho", confessou o futebolista, em declarações à BTV.
"Não sei se pressão é a palavra certa, mas representar o Benfica só por si já é uma responsabilidade muito grande. Tendo em conta que ainda tenho idade de júnior e estou a jogar num escalão acima [Sub-23], aumenta a responsabilidade", reforçou o extremo.
Henrique Pereira vive a 11.ª época a competir pelo Clube a nível oficial, tendo iniciado a atividade nas Escolas de Futebol do Benfica e percorrido todos os escalões de formação, onde se sagrou Campeão Nacional de Iniciados (2016/17) e de Juvenis (2018/19).
Em 2019/20, o agora júnior de 2.º ano participou em 25 jogos do Campeonato Nacional de Juniores,e nesta temporada (2020/21) já teve oportunidade de se estrear na II Liga. O primeiro jogo foi logo um clássico: ao serviço da equipa B, Henrique Pereira atuou frente ao FC Porto B (entrou os 59'), no dia 25 de janeiro, num desafio que terminaria empatado a uma bola.
Ao todo, são 16 jogos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica em 2020/21 (um para a II Liga e 15 para a Liga Revelação).
"A diferença principal [entre os Juniores e os Sub-23] são os adversários. Até aos Juniores jogamos contra adversários da nossa idade ou um ano mais velhos, e neste ano [2020/21] os adversários podem ser bastante mais velhos do que nós", explicou.
"A única coisa que eu posso prometer aos adeptos e a todos dentro do Clube é que darei sempre tudo pelo Benfica", garantiu.
Aos 18 anos, Henrique Pereira totaliza 35 internacionalizações à data desta renovação, somadas em todas as seleções jovens portuguesas entre os Sub-15 e os Sub-18. Ao serviço de Portugal, já marcou nove golos.
Luís Araújo (treinador dos Juniores do SL Benfica): "Tem claramente o ADN Benfica bem vincado"
"O Henrique é um jogador 100% identificado com o modelo de formação do SL Benfica, pelo facto de ter passado por todos os escalões do Clube. É um jogador muito rápido, que se distingue pelo ataque à profundidade, forte nas situações de 1x1 ofensivo e com capacidade finalizadora. A sua história no Clube é caracterizada por muitas conquistas, ou seja, tem claramente o ADN Benfica bem vincado. É com muita satisfação que vejo esta renovação como forma de reconhecimento e investimento por parte do Clube no Henrique."
Pedro Faria (treinador dos Iniciados B do SL Benfica, trabalhou com Henrique Pereira nos Benjamins Sub-10): "Capacidade de trabalho, humildade e vontade de aprender"
"Lembro-me que as suas principais características passavam pela sua capacidade de trabalho, humildade e vontade de aprender. Destacava-se pela sua capacidade de pressão e por todos os aspetos do jogo ligados às capacidades físicas e volitivas. Apresentava dificuldades em ações técnicas individuais ofensivas, como o remate e a receção, mas foi aqui que a sua força de vontade se revelou determinante. Estabelecemos um pacto e, pelo menos duas vezes por semana, trabalhámos individualmente estas dificuldades. A evolução foi evidente. Hoje olho para o Henrique e sinto orgulho na capacidade que ele tem em rematar e receber com ambos os pés. Transformou as fraquezas em forças. Recordo-me de um torneio que disputámos em Pontevedra (Espanha), em que toda a equipa já lhe reconhecia a sua competência, fazendo golos, assistências e demonstrando uma invulgar verticalidade no ataque à profundidade. Vencemos o torneio, ao derrotarmos o Barcelona na final. Desejo as maiores felicidades ao Henrique e que tudo lhe corra bem no futuro."
Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024