Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica B imprimiu um ritmo forte logo no início da partida e demonstrou bastante eficácia, em lances-chave, diante do Mafra, em jogo da 21.ª jornada da II Liga.
22 fevereiro 2021, 17h53
Festejos do Benfica B
Os minutos iniciais da partida foram bastante animados... Gonçalo Ramos, lançado no onze inicial, sobressaiu em dois lances de perigo iminente. No primeiro minuto, Tiago Gouveia aproveitou uma falha de Tomás Domingos, assumiu a posse do esférico e, descaído para o flanco esquerdo, centrou para o interior da área. Gonçalo Ramos movimentou-se numa zona que conhece bem e rematou em direção ao canto inferior direito. Pedro Barcelos, em cima da linha de golo, afastou o perigo. No segundo minuto, o camisola 88 voltou a antecipar-se à defesa contrária, desviou para a baliza, porém, Carlos Henriques, com reflexos rápidos, negou o golo.
Os forasteiros aumentaram a intensidade e criaram os primeiros calafrios à defensiva encarnada. Tomás Domingos realizava algumas incursões pelo lado direito, mas Svilar defendia sempre que era chamado a intervir. Aos 13', Rodrigo Martins fletiu do lado direito para dentro, rematou com o pé esquerdo, e o guardião benfiquista estirou-se e defendeu. O esférico sobrou para Okitokandjo, mas o ponta de lança, atrapalhado pela ação de Svilar, não converteu a oportunidade.
O jogo ficou mais amarrado e preso a meio-campo, contudo, essa situação viria a sofrer alterações no minuto 35. Vukotic fez um passe adocicado para Umaro Embaló, o dianteiro galgou alguns metros, centrou no momento certo e Gonçalo Ramos, dentro da área, sofreu falta. Prontamente o árbitro apontou para a marca de grande penalidade. Chamado para a conversão, Gonçalo mostrou frieza e atirou para o meio da baliza (1-0 aos 35'). Até ao término da primeira parte o Mafra ainda tentou chegar ao golo da igualdade, todavia, o Benfica B ia afastando o esférico com segurança. Ao intervalo: 1-0.
O Benfica B voltou a entrar muito bem na partida. Céleres, descomplicadas e a saber o que fazer dentro das quatro linhas, as águias chegaram, com justiça, ao 2-0 – este foi o segundo golo de bola parada no desafio, o oitavo na presente edição da II Liga. Descaído no flanco direito, Vukotic bateu o livre para o interior da área. Bola "cortada", tensa e com a trajetória certa para fazer estragos. Diogo Mendes, ao primeiro poste, antecipou-se à defesa e "penteou" o esférico para o interior da baliza. Carlos Henriques ainda se esticou, mas nada conseguiu fazer (2-0 aos 51').
O terceiro podia ter chegado aos 60', mas o remate de Umaro Embaló, dentro da área, levou pontaria a mais e acertou no poste direito. Nota para o excelente passe de Vukotic, que, de primeira, desmarcou o camisola 85 com um toque subtil. No minuto seguinte (61'), Nélson Veríssimo viu-se obrigado a mexer na equipa. Gonçalo Ramos lesionou-se e teve de abandonar a partida. Henrique Araújo foi o homem escolhido para entrar para o seu lugar.
O Benfica B mantinha as suas linhas bem posicionadas, geria as ocorrências e sobretudo a posse de bola, porém, procurando dar mais frescura à sua equipa, o treinador benfiquista optou por colocar outra peça em campo. Aos 78', Luís Lopes entrou para o lugar de Tiago Gouveia. A equipa forasteira, desgastada pelo que tinha de correr atrás do esférico, não conseguia, nesta segunda parte, colocar verdadeiramente à prova o guarda-redes Svilar.
O ritmo da partida, que, entretanto, já contava com as presenças de Rafael Brito, Tomás Azevedo e Fábio Baptista (entraram para os lugares de Diogo Mendes, Vukotic e Umaro Embaló), abrandou. O último interveniente esteve perto, aos 90', de juntar o seu nome à lista dos marcadores, contudo, o guardião do Mafra fez a mancha e conseguiu desviar o remate de Fábio Baptista. O Benfica B controlou, demonstrou mestria nos lances de bola parada e carimbou o triunfo na 21.ª jornada da II Liga (oitavo jogo consecutivo a pontuar, terceiro seguido sem sofrer golos). Resultado final: 2-0.
Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "Tivemos uma entrada muito boa, criámos duas ocasiões para marcar, mas depois o Mafra conseguiu equilibrar o jogo a meio da primeira parte e esse foi o momento mais difícil que tivemos. Este adversário, além de ter bons jogadores, tem um treinador com muita qualidade e capacidade. Sabíamos que em alguns momentos iríamos ter dificuldades naturais perante uma equipa que também gosta de ter bola. Chegámos ao golo ainda na primeira parte, e no intervalo fizemos um acerto no posicionamento defensivo e isso teve consequência na segunda parte e a forma como nos atirámos ao jogo. O segundo golo deu-nos a tranquilidade necessária para enfrentar o tempo que faltava. Estão todos de parabéns, pelo que têm trabalhado nos treinos, pelo crescimento, pela mentalidade competitiva e maturidade que têm revelado nestes últimos jogos. Baliza a zero? Fico satisfeito, a solidez defensiva permite à equipa ter alguma segurança no seu jogo ofensivo. É normal que, jogo após jogo sem sofrer golos, haja um acréscimo de confiança. Os rapazes estão todos de parabéns, os que jogaram e os que não jogaram."
Diogo Mendes (médio do Benfica B, Melhor em Campo): "Foi uma vitória justa. Fomos superiores em ambas as partes, mas um pouco mais na primeira. Tivemos mais oportunidades que o Mafra. É sempre bom marcar golos, mas o mais importante é ajudar a equipa. Estou muito feliz por ter ajudado da melhor forma."
Umaro Embaló (médio do Benfica B): "Entrámos muito fortes. Tivemos duas oportunidades logo no início do desafio, mas não marcámos logo. São alguns jogos sem perder. Agora é continuar a trabalhar, dar continuidade e tentar fazer os três pontos a cada jogo. Estive quatro meses parado, mas sinto-me muito feliz por estar de regresso e poder ajudar a minha equipa."
FICHA | |
---|---|
Local | Benfica Campus, Campo n.º 1 |
Onze do Benfica B | Svilar, João Ferreira, Tomás Araújo, Morato, Sandro Cruz, Diogo Mendes (Rafael Brito, 87'), David Tavares, Vukotic (Tomás Azevedo, 87'), Umaro Embaló (Fábio Baptista, 87'), Tiago Gouveia (Luís Lopes, 78') e Gonçalo Ramos (Henrique Araújo, 61') |
Suplentes | Leo Kokubo, Kalaica, Tomás Azevedo (87'), Fábio Baptista (87'), Pedro Ganchas, Rafael Brito (87'), Gerson Sousa, Luís Lopes (78') e Henrique Araújo (61') |
Boletim clínico | Diogo Capitão (status pós-cirúrgico ligamentoplastia do cruzado anterior no joelho esquerdo); Jair Tavares (lesão muscular na coxa direita); Godfried Frimpong (lesão muscular na coxa esquerda); Pedro Álvaro (lesão muscular na coxa direita); Daniel Dos Anjos (miocardite aguda pós-infeção por COVID-19); Paulo Bernardo (contusão do tornozelo direito); Carlos Santos (amigdalite aguda) |
Ao intervalo | 1-0 |
Golos do Benfica B | Gonçalo Ramos (35') e Diogo Mendes (60') |
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 4 de fevereiro de 2025