Futebol

02 março 2021, 14h43

Luís Filipe Vieira e Tomás Araújo

Tomás Araújo

Tomás Araújo

DECLARAÇÕES

Tomás Lemos Araújo, defesa-central de 18 anos (16.05.2002), renovou contrato com o Sport Lisboa e Benfica.

"Tem sido um trajeto brilhante, não só da minha parte, mas também das equipas onde me tenho integrado. O facto de termos conquistado dois Campeonatos Nacionais [Iniciados e Juvenis] é um extra e sinto que o meu trabalho está a ser recompensado", revelou, em declarações à BTV.

Tomás Araújo vive a 5.ª época a competir pelo Clube, está no Benfica desde 2016/17, tendo, antes disso, representado os minhotos do Palmeiras FC, da AF Braga. Na primeira temporada de águia ao peito, o defesa-central sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados.

Tomás Araújo Benfica Renovação Contrato

Em 2019/20 participou em 16 jogos no Campeonato Nacional de Juniores e em duas partidas na UEFA Youth League – competição que, reconhece, beneficia a evolução dos atletas.

"Na UEFA Youth League encontramos equipas com um nível de qualidade, intensidade e agressividade muito elevado. Isso ajuda bastante no nosso crescimento", analisou Tomás Araújo.

Nesta temporada (2020/21), o ainda júnior já se estreou na II Liga. A 19 de setembro de 2020, Tomás Araújo foi uma das opções do Benfica B diante do Casa Pia. Um desafio que viria a terminar com um resultado de 0-6 a favor das águias.

"Tanto nos Sub-23 como na equipa B encontramos jogadores muito mais cultos taticamente e muito mais adultos em campo. É normal que ao início se sinta um pouco de dificuldade devido à nossa idade, mas com o tempo adaptamo-nos bem. Estamos no Benfica e temos qualidade suficiente para crescermos ainda mais", vincou Tomás Araújo, jogador que se destaca também no plano escolar, conseguindo regularmente uma média de notas bastante elevada e constando regularmente no quadro de honra da escola que frequenta.

Tomás Araújo Benfica Renovação Contrato

Ao todo, até este momento, são 23 jogos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica em 2020/21 (16 para a II Liga e sete na Liga Revelação) e um golo apontado. O remate certeiro aconteceu na 16.ª jornada da II Liga. O desafio contra a Académica terminou com um empate (2-2), e o defesa-central apontou um golo e foi eleito o "Man of the Match".

"Para estarmos no Benfica temos de ter qualidade e temos de acreditar em nós. Esta renovação é o exemplo de que o Benfica também acredita em nós, é um meio para crescermos e estarmos mais perto da equipa A. Esse é o nosso grande objetivo e isto é só mais um motivo para continuar o meu trabalho", enfatizou o defesa-central, um dos capitães da geração de 2002, papel que lhe é reconhecido pelo Clube e colegas de equipa.

Aos 18 anos, com forte personalidade, bastante focado em competição, muito competente em vários aspetos do desempenho desportivo, com forte sentido de segurança e estabilidade, mesmo em contextos de adversidade, Tomás Araújo totaliza 44 internacionalizações à data desta renovação, somadas em todas as seleções jovens portuguesas entre os Sub-14 e os Sub-19.

ZONA DE AVALIAÇÃO

LUÍS ARAÚJO (treinador dos Juniores do SL Benfica): "Exímio executante do início de construção"

"O Tomás Araújo é um jogador fisicamente muito preparado, com uma velocidade de deslocamento muito acima da média para a posição em que joga. Defensivamente é muito sólido em todas as ações. No entanto, onde se destaca de forma diferenciada de outros defesas-centrais da sua idade é na sua excelente capacidade técnica, que, juntamente com uma boa leitura de jogo, o faz um exímio executante do início de construção."

Tomás Araújo Benfica Renovação Contrato

MIGUEL COSTA (coordenador do Departamento de Prospeção SL Benfica do distrito de Braga): "Era claramente melhor que todos os outros da sua idade"

"Enquanto coordenador, e após indicação dos nossos colaboradores, observei-o pessoalmente pela primeira vez em março de 2015. Fiquei impressionado com a sua qualidade, destacava-se bastante, principalmente tendo em conta o contexto em que estava. Era claramente melhor que todos os outros da sua idade: com muita qualidade técnica, com rendimento e margem de progressão. Foi campeão distrital nessa época e na seguinte, tendo sido o melhor marcador da sua equipa, com mais de 30 golos, apesar de jogar a defesa-central. A sua ida ao agora denominado Benfica Campus tornou-se urgente e a família do Tomás foi exemplar e cooperativa durante esse processo. O atleta treinou no Seixal e viria a integrar o Benfica Campus em 2016. Até hoje, o Tomás confirmou todos os indicadores que lhe foram identificados desde início: inteligência e nível cognitivo elevadíssimos, com grande potencial para aprender e evoluir."

HIGHLIGHTS

Texto: Diogo Nascimento
Fotos: João Paulo Trindade e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 5 de março de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Treino em dia de aniversário

O líder Benfica defronta o Vitória de Guimarães no próximo sábado, dia 25 de setembro, numa partida relativa à 7.ª jornada da Liga Bwin, com pontapé inicial marcado para as 18h00. Tendo em vista a deslocação à Cidade-Berço, e em dia do 15.º Aniversário do Benfica Campus, a formação comandada por Jorge Jesus treinou no local...

Futebol

Por dentro da vitória frente ao Boavista

O Benfica soma e segue na Liga Bwin, desta feita venceu o Boavista, na segunda-feira, 20 de setembro, no Estádio da Luz. O 3-1 registado coloca os comandados de Jorge Jesus como o melhor ataque da competição, com 16 golos, no topo isolado da geral. Veja os bastidores de mais um triunfo na Catedral...

Futebol

Vertonghen "muito feliz" pelos 50 jogos de águia ao peito

Jan Vertonghen foi titular no eixo defensivo do Benfica no encontro da 6.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Boavista, no Estádio da Luz, este dia 20 de setembro, tendo alcançado um marco na sua carreira com o Manto Sagrado vestido. "Estou muito feliz pelos 50 jogos de águia ao peito!", partilhou o internacional belga em português.

Futebol

Diogo Gonçalves assinala 50 jogos na equipa principal

Diogo Gonçalves alinhou no onze inicial do Benfica perante o Boavista, numa partida realizada no Estádio da Luz, referente à 6.ª jornada da Liga Bwin. Num encontro em que atingiu os 50 jogos pela equipa principal das águias, foi dele a assistência para o golo do Darwin, tento que abriu caminho para o triunfo por 3-1. "Estou muito feliz por ter completado 50 jogos pela equipa principal do Benfica. Que venham mais 50, junto com todos vocês! Obrigado pelo apoio", partilhou o defesa, dirigindo-se aos Benfiquistas.

Futebol

Benfica-Boavista em imagens

Seis jornadas, seis vitórias... há 39 anos que o Benfica não tinha um arranque como este no Campeonato Nacional. No Estádio da Luz, nesta noite de segunda-feira, dia 20 de setembro, a formação comandada por Jorge Jesus venceu o Boavista, por 3-1, numa partida intensa e bem disputada. Contas feitas, 18 pontos e a liderança invicta da Liga Bwin.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar