Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Após o triunfo sobre os axadrezados, o treinador do Benfica admitiu estar a gostar bastante do crescimento do coletivo a cada jogo.
13 março 2021, 21h25
Jorge Jesus
Entre vários elogios, o técnico realçou o comportamento do coletivo no jogo da 23.ª jornada da Liga NOS, bem como as prestações positivas de Diogo Gonçalves e Lucas Veríssimo. Apontou já baterias ao confronto com o SC Braga na próxima ronda do Campeonato.
"É um Benfica mais forte do que há umas semanas, onde os jogadores estão a chegar cada vez mais perto da sua forma. Isto melhora o coletivo. O jogo foi mais fácil do que pensava. A expulsão fez com que o Boavista não conseguisse ter o outro momento do jogo, que é o contragolpe ou ataque posicional, porque não teve capacidade para isso, mas é normal. Quando se tem menos um jogador, nota-se mais a atacar do que a defender. A equipa foi gerindo e estava muito confiante. Sentia que a qualquer momento faria golo. Fizemos dois golos e devíamos ter feito mais. Devíamos ter acelerado mais o jogo para ir para o 3-0 e depois para o 4-0. Mas a equipa procurou não sofrer golos, controlar o resultado e o Seferovic fez mais dois golos. Está num momento muito bom, o que para nós é muito importante porque temos o Darwin a recuperar de lesão. Foi mais um jogo sem sofrer golos. Agora é preparar a equipa para Braga, e este jogo, a partir deste momento, acabou com mais três pontos. O caminho é jogo a jogo. Há jogadores que estão a crescer e a equipa também fica melhor. Parabéns aos jogadores do Benfica!"
"O Diogo [Gonçalves] é um jogador que melhorou muito a equipa na fase da decisão. Fez duas boas assistências, tem uma qualidade de cruzamento muito grande e acelera o jogo quando quer. Mas acho que ainda pode fazer melhor. Não acredita tanto nele como eu acredito. Vai ter uma melhor carreira como lateral-direito, não tenho dúvidas nenhumas. Não foi por acaso que o puxei para trás… É verdade que a lesão do capitão, o André [Almeida], obrigou a ter de solucionar com um lateral. Era ou o João Ferreira ou ele [Diogo Gonçalves] com o Gilberto. Com a lesão do Gilberto, o Diogo entrou na equipa e ainda hoje fez duas assistências para golo. Pode melhorar mais, tem capacidade para ter alguns momentos do jogo, ofensivamente, melhores. Porque defensivamente compete-me a mim ensinar-lhe. É isso que ele está a aprender. Não tenho dúvida nenhuma que ele pode ser um excelente lateral-direito."
"A entrada do Lucas Veríssimo estabilizou a equipa no corredor central, ninguém tenha dúvidas disso. Cada vez mostra mais que o Benfica acertou na contratação de um grande central. Ninguém duvida. Parece que está no Benfica há um ano, mas na verdade está cá há mês e meio. E porquê? Porque conhece o jogo, por isso é que tem um rendimento mais alto. Depois, é forte nas bolas aéreas. Faz-me lembrar um central que o Benfica teve há uns anos que era imbatível nas bolas altas, o Carlos Mozer. Está a fazer uma boa dupla com o Otamendi."
"Não concordo [que o golo do Taarabt tenha sido anulado]. Os árbitros, com esta nova lei do contacto, refugiam-se. Tudo o que é contacto marcam falta. Não interessa se é a favor do Benfica ou não. Que eu saiba, as leis do futebol dizem que pode haver contacto. Isto não é basquetebol, onde não pode haver contacto. No futebol, quando há contacto, tudo o que seja lances em que os jogadores estão a cobrir os espaços para o adversário não entrar, os árbitros não entendem nada disto... eles nunca jogaram. E como não jogaram, não entendem. Não têm conhecimento do que é o jogo, têm conhecimento do que são as leis do jogo. Mas o jogo tem coisas para além das leis. Acho que os árbitros deviam todos fazer uma reciclagem com as pessoas do futebol, com os treinadores. Para que lhes [aos árbitros] explicassem que há muitos momentos do jogo em que as leis são menos importantes do que o conhecimento do próprio jogo. Nos outros países também acontece isto. Agora, os jogadores que defendem é que vão com a cara aos braços do adversário e depois é logo 'ai'. E os árbitros estão a ir muito atrás destas jogadas. Têm tempo para reverter, têm o VAR. E sobre a jogada do Adel [Taarabt], o árbitro tinha de deixar acabar a jogada e não deixou. Mas se todos conversarmos, penso que o nosso futebol vai melhorar. Todos se queixam dos árbitros, o que está errado? Não são duas ou três equipas, são todos a queixar-se dos árbitros. O que está errado? No futuro, o futebol tem de mudar muita coisa, e esta é uma delas."
"A expulsão do jogador do Boavista [Chidozie] fez com que o Boavista ficasse a jogar com uma linha defensiva de dois centrais e não de três. Deu mais liberdade de ação ao Rafa e ao Pedrinho. Temos um posicionamento no corredor central muito forte, com vários jogadores. Ficou mais fácil de entrar. O facto de eles saírem? Faltavam 10 minutos. O Rafa, desde que chegámos, está num plano superior, está mais competitivo, defensivamente mais comprometido com a equipa. Não precisava de estar mais tempo em jogo. O Pedrinho esteve bem. O que fez, fez bem. É a primeira vez que joga naquele lado [esquerdo], ele gosta mais de jogar no direito. Vai melhorar com os jogos. Individualmente é forte, não é fácil tirar-lhe a bola. Tirei-o porque queria que o Everton jogasse 30 minutos. Aquando destas duas substituições, o Benfica já estava a ganhar 2-0. O Boavista teve de correr muito devido à nossa circulação de bola. O Jesualdo Ferreira mexeu e bem na equipa na segunda parte. Respondendo: as saídas de Rafa e Pedrinho não tiveram a ver com a dificuldade em entrar na defensiva do Boavista."
"A equipa tem vindo a evoluir semana após semana. Agora, é semana a semana. Isso tem muita importância para melhorar a equipa do ponto de vista da intensidade. Uma coisa é fazer três jogos por semana, outra coisa é fazer dois por semana. O Benfica está a recuperar. Perdemos alguns pontos que hoje fazem falta. No domingo vamos jogar com o SC Braga, é um rival e temos de disputar os três pontos. Dependemos da nossa capacidade para reduzir os pontos de diferença que temos para os rivais que estão à nossa frente. Depois, é pensar no 2.º lugar, sabendo que, quantos mais jogos passarem, mais dificuldades terá o Benfica de recuperar."
Texto: Filipa Fernandes Garcia e Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024