Voleibol

13 março 2021, 21h02

Festejos do Benfica no dérbi no Pavilhão João Rocha

RESUMO DO JOGO

Que dérbi! SL Benfica e Sporting discutiram neste sábado o jogo 1 da meia-final do play-off do Campeonato Nacional de voleibol. No Pavilhão João Rocha foi preciso ir à negra para encontrar o vencedor. As águias, num jogo de superação, coragem e resiliência, foram mais fortes (2-3) e estão em vantagem... 

Aí está o play-off do Campeonato Nacional de voleibol... e face à classificação da fase regular, meias-finais com o dérbi dos dérbis! À melhor de cinco, ou seja, para seguir para a final há que vencer três jogos, Benfica e Sporting discutiram nesta tarde de sábado, em Alvalade, o jogo inaugural da eliminatória.

Sexto encontro entre as equipas em 2020/21 (nos anteriores o Benfica venceu quatro, o Sporting um), num duelo entre dois emblemas históricos, formações que se conhecem muito bem... e dérbi é sempre dérbi! Paixão, emoção, incerteza, qualidade e muita luta em quadra! O que faltou? Obviamente, e ainda, o público...

Dérbi em Voleibol

Entrada positiva das águias em quadra, com o Sporting a reagir e a saltar para a frente aos 6-5. Com 11-8, primeira paragem no jogo, pedida por Marcel Matz. O time out não surtiu o efeito desejado, e os leões dilataram a vantagem (14-10). Novos rostos em quadra, mudanças táticas, e as águias colaram-se no marcador (15-14), sendo então momento de Gersinho parar o desafio. A correr atrás do prejuízo, os encarnados iam calcorreando caminho, com o Sporting, muito eficiente, a cometer poucos erros. Empate a 20 pontos, muito equilíbrio e momentos finais do 1.º set de grande emoção. Mais forte, com uma vontade gigante, o Benfica fechou o parcial com um 23-25, colocando-se em vantagem no jogo (0-1).

Dérbi em Voleibol

À semelhança do set inaugural, as águias entraram bem, mas a resposta do outro lado da rede não tardou e, com três pontos de desvantagem (8-5), Marcel Matz parou o encontro para reorganizar o coletivo. Depois de um período a correr atrás do prejuízo, empate a 13 pontos, em mais uma demonstração de resiliência e coragem. E o 13.º ponto das águias foi um verdadeiro espetáculo por parte de todos os intervenientes... merecia o aplauso das bancadas! Muito equilíbrio em quadra, equipas com poucos segredos entre si, num grande jogo de voleibol. Novamente, reta final de emoção e incerteza... aguenta coração! Bloco enorme das águias a fazer a diferença, com o Benfica, após mais uma recuperação fantástica, a fechar o 2.º set com um 22-25 e a fazer o 0-2 no jogo!

Dérbi em Voleibol

Terceiro set de muito equilíbrio e disputa, aliás, tal como os anteriores. Empates e alternâncias sucessivas no marcador, com os detalhes e os pequenos erros cometidos a fazerem a diferença. As águias colocaram-se na dianteira aos 7-8, obrigando os leões a partir de então a darem ainda mais em quadra para inverter o rumo do marcador. Benfica mentalmente muito forte, a ganhar três pontos à maior (8-11), com o banco leonino a pedir time out. Recuperação, novo empate (13-13), e reviravolta (mais uma), com o Sporting a saltar para a frente (14-13). Com 17-14, Marcel Matz parou o jogo para quebrar o ascendente dos verdes e brancos, mas desta vez os leões não vacilaram, venceram o parcial (25-22) e colocaram o jogo num 1-2. Tudo em aberto!

Dérbi em Voleibol

Mais um bom arranque dos encarnados, com o Sporting a reagir e empatar! A partir daqui a história repetiu-se... empates sucessivos, alternâncias no marcador, com as equipas a lutarem por cada ponto como se do último se tratasse. Momento decisivo aos 16-16... com o Benfica a dizer "presente" e a colocar-se na frente. Numa reta final de set imprópria para cardíacos, já nas vantagens, o Sporting foi mais eficaz, concretizou nova cambalhota, venceu o parcial por 26-24 e empatou o jogo: 2-2.

Dérbi em Voleibol

Seguiu-se a negra! Os leões entraram com tudo e ganharam dois pontos de vantagem, resposta encarnada com o empate a 6-6. Um bloco de Rapha deu vantagem ao Benfica (13-14), com André Lopes, no serviço, a mostrar como se faz. Mais uma vez foram os detalhes e os erros cometidos a fazerem a diferença, com o Benfica, com um enorme, enorme coração, a voar, já nas vantagens, para uma vitória no 5.º set (15-17) e consequente triunfo no jogo (2-3)... e que jogo!

A eliminatória viaja agora até ao Pavilhão n.º 2 da Luz, com os jogos 2 e 3 da meia-final a terem lugar no reduto das águias. O jogo 2 está marcado para sexta-feira, dia 19; o jogo 3 será no domingo, dia 21 de março. Quem vencer três partidas segue para a grande final!

Dérbi em Voleibol

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "O jogo, no 1.º e no 2.º set, na realidade, não foi muito bem jogado, buscámos a vitória no final e agora há que avaliar com calma. Nestes jogos, tanto os jogadores como os treinadores vivem tudo muito intensamente, e agora, com mais calma, há que avaliar o que realmente aconteceu para nós melhoramos, virarmos e ganharmos os dois primeiros sets. No 3.º, e principalmente no 4.º, tivemos oportunidade de matar o jogo e não conseguimos colocar a bola no chão. É um problema que temos vindo a ter ao logo da temporada, ou seja, tem-se a oportunidade de fechar e não se conclui… mas isso não é um problema só nosso, porque o voleibol masculino tem vindo a sofrer oscilações nesse sentido. Foi um jogo disputado, da maneira como imaginei que ia ser, luta bola a bola, as duas equipas a darem tudo dentro da quadra e penso que é assim que vai ser o play-off todo. Foi uma boa vitória, mas nada está decidido, e temos de continuar muito focados e intensos dentro do processo. São jogos de muita batalha, e nós temos de batalhar da primeira até à última bola. O grupo está de parabéns porque lutou muito!"

Dérbi em Voleibol

Sporting-Benfica
2-3
Pavilhão João Rocha
Formação inicial do Benfica
André Lopes, Theo Lopes, Tiago Violas, Peter Wholfi, Japa, Marc Honoré e Ivo Casas (L) 
Suplentes
Rapha, Zelão, Bernardo Silva (L), Hugo Gaspar, Afonso Guerreiro, Miguel Sinfrónio e Nuno Pinheiro 
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
23-25 22-25 25-22 26-24 15-17

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 19 de março de 2021

Patrocinadores Voleibol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar