Casas Benfica

19 março 2021, 15h27

Escursão da Casa Benfica Braga

A 20 de março de 1971, por iniciativa de um grupo de amigos que se reunia no antigo café Cinelândia, no centro da cidade, surgia a Casa Benfica Braga, espaço n.º 7 do Clube. Este icónico local de Mística e Benfiquismo está de parabéns pelos 50 anos que completa neste sábado.

Em 2017 mudou de instalações e reabriu já com o projeto de Uniformização de Imagem implementado. Totalmente equipada, a Casa Benfica Braga oferece as melhores condições para acolher os adeptos, dispõe de Benfica Store, com todos os serviços e produtos que existem no Estádio da Luz, e está ligada em rede às Casas Benfica em todo o mundo. A 23 de fevereiro de 2018, o espaço foi inaugurado pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira.

Delfim Araújo

A direção desta Casa cinquentenária congratula-se por um sonho realizado.

"Chegámos a 2021! Quem diria que o nosso sonho se realizaria ao longo de 50 longos e maravilhosos anos! Hoje, a nostalgia toma conta de nós. Lembramo-nos de tantos homens e mulheres que trabalharam arduamente para que isto pudesse ser concretizável", reconheceu, em declarações ao Site Oficial do SL Benfica.

No momento em que a Casa celebra meio século de vida, a direção não esquece quem foi fundamental na história deste espaço.

"Vêm-nos à memória tantos nomes que viverão para sempre na nossa história. E quando, há um ano, começámos a contagem para as nossas Bodas de Ouro, nada fazia prever que três dos sócios-fundadores já cá não estariam neste dia 20 de março: Lourenço Costa – sócio n.º 1, Humberto Rebelo – sócio n.º 2, e nesta semana perdemos o nosso Humberto Fonseca – sócio n.º 40. Serve este momento para homenagear todos aqueles jovens que, há 50 anos, cheios de sonhos e garra, se uniram para mostrar às gentes do Minho, e atualmente aos portugueses espalhados por todo o mundo, o que realmente é ser Benfiquista a tantos quilómetros de distância do Estádio da Luz", enfatizou.

"De facto, somos todos uns privilegiados por sermos Benfica: aqui tem outro sabor, tem outro encanto, tem outra ânsia pela expectativa de rever a nossa equipa! No Minho somos aos milhares: jovens de tenra idade que sofrem nas derrotas, adultos que acompanham o Clube seja onde for, avós que ensinam esta doutrina gloriosa aos mais pequeninos! E, quiçá, no céu, viveremos a paredes-meias com o King Eusébio", sublinhou ao realçar a força do Benfica em terras minhotas como a cidade dos Arcebispos.

A direção desta embaixada destacou, ainda, o orgulho de representar o emblema do "maior clube que a história de Portugal já viu".

"Para a nossa Casa, é uma honra poder servir todos os sócios e adeptos do maior clube que a história de Portugal já viu! Continuaremos na luta harmoniosa pela implementação da liberdade clubística, mostrando sempre respeito por todos os adversários! Nada é eterno, nenhum cargo é eterno, mas o amor por este símbolo é para sempre! Viva a Casa Benfica Braga! Viva o Glorioso, Sport Lisboa e Benfica", rematou.

Domingos Almeida Lima

Vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima congratula a Casa Benfica Braga pelo redondo aniversário e destaca o papel dos Benfiquistas da cidade dos Arcebispos no desenvolvimento da Mística do Clube.

"A Casa Benfica Braga está de parabéns pelo seu meio século de existência. Ao longo destes 50 anos foi notável o trabalho desenvolvido pelas suas direções, o que significa que foram muitos os Benfiquistas de Braga que, de uma forma totalmente generosa e com prejuízo do convívio com as suas famílias e atividades laborais, tiveram a capacidade de catapultar esta Casa para níveis de grande importância no desenvolvimento da Mística Benfiquista e dos valores do nosso Sport Lisboa e Benfica", começou por reconhecer.

"De salientar, ainda, a capacidade dos seus dirigentes para entenderem os vários desafios que ao longo das cinco décadas se lhes apresentaram, o que significa que esta Casa respondeu eficazmente à necessidade de modernização, como, aliás, podemos comprovar pelos seus níveis de eficiência", acrescentou Domingos Almeida Lima.

O dirigente do Benfica considerou que o facto de Braga ser uma cidade com muitos adeptos encarnados, a juntar a um espaço que sabe servir os associados e simpatizantes do Clube, ajudaram na criação de bases fortes por parte da Casa neste concelho minhoto.

"É verdade que a região de Braga continua a ter muitos Benfiquistas, o que revela que a mensagem de Benfiquismo continua a ser bem difundida pelos dirigentes da Casa. Por outro lado, o facto de estarem instalados na Casa serviços que facilitam os desejos e necessidades dos associados, tornando-os mais próximos do Estádio da Luz, revela-se de grande importância para o que todos desejamos: servir cada vez melhor os nossos associados e simpatizantes", elogiou.

Cachecol Casa Benfica Braga

A Casa Benfica Braga tinha – até ao surgimento da pandemia – um peso forte na venda de bilhetes para os jogos da equipa de futebol no Estádio da Luz, reconhecimento que não foi esquecido pelo vice-presidente com o pelouro das Casas.

"Como é sabido, o movimento de bilhética das Casas do Benfica tem um peso de 20/25% do valor global de bilhetes vendidos para presença no nosso Estádio. E, também nesta matéria, a Casa de Braga destaca-se pelo seu dinamismo na organização de excursões e, consequentemente, pelos muitos bilhetes que consegue vender. Aliás, já recebeu o prémio da Casa que mais bilhetes e Red Pass vendeu. É óbvio que este trabalho é fundamental para a boa saúde financeira do Clube. Sem este trabalho efetuado por esta Casa, e felizmente também por muitas outras, os níveis de assistência aos jogos no nosso Estádio da Luz não seriam tão exuberantes", considerou.

"Por todo este trabalho de grande relevância, o cinquentenário da Casa Benfica Braga é um momento de grande satisfação para a Família Benfiquista e merecedor das nossas mais sentidas felicitações. Viva o Benfica", felicitou Domingos Almeida Lima.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 19 de março de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar