Casas Benfica

19 março 2021, 10h56

Programa "Pelas Casas do Benfica" é agora gravado à distância

REPORTAGEM BTV 

O programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" foi nesta semana ao encontro, ainda que à distância e através de plataformas virtuais, das Casas Benfica Coimbra, Figueira da Foz e Entroncamento, para perceber como estas três embaixadas encarnadas estão a reagir em tempos de pandemia. Sorrisos, luta e muita esperança: é esta a receita.

Concluídas as obras para a reabertura da Casa Benfica Coimbra – para receber os Sócios do Sport Lisboa e Benfica de forma a que participassem na eleição dos Órgãos Sociais do Clube para o quadriénio 2020-2024 –, a embaixada n.º 62 viu-se, alguns meses depois, confrontada com novo período de confinamento.

"A Casa reabriu para albergar as eleições, aqui esteve sedeada uma das mesas de voto. Passámos ainda por um período de apresentação aos Sócios e simpatizantes, mas depois, com o novo confinamento, tivemos de fechar tudo", contou o presidente da Casa Benfica Coimbra, Nuno Rocha.

Pelas Casas do Benfica

"Neste momento, o único serviço que estamos a assegurar o é takeaway e as entregas ao domicílio, porque, de resto, não temos hipóteses de levar a cabo nenhuma atividade extra", lamentou.

Conhecida pela famosa Sopa da Pedra – mas não só! –, a Casa Benfica Coimbra disponibiliza diariamente as ementas na página oficial no Facebook. As encomendas podem ser feitas através do site [AQUI] ou do número de telefone 918 339 850

Pelas Casas do Benfica

A pouco menos de 40 quilómetros de distância, também a Casa Benfica Figueira da Foz – oficialmente inaugurada a 5 de outubro de 1995 pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Manuel Damásio – teve de se reinventar. Antes da pandemia, a embaixada n.º 49 servia uma média de 120 a 140 refeições diárias, tendo o número reduzido para menos de metade desde o primeiro confinamento (entre 40 a 50 refeições diárias).

"Vamos caminhando lentamente para a resolução desta pandemia, que nos está a isolar do convívio que tínhamos nesta Casa Benfica. Agora é esperar por uma nova oportunidade para darmos continuidade ao que sempre foi esta Casa", disse o presidente Hermenegildo Vieira Neto.

Pelas Casas do Benfica

"Sempre tivemos takeaway, embora fosse um serviço complementar apenas. As pessoas gostavam de vir ao nosso restaurante", explicou o líder da embaixada. 

À semelhança do que acontece em Coimbra, também a Casa Benfica Figueira da Foz disponibiliza a ementa na página oficial no Facebook. As encomendas, essas, podem ser feitas através dos telefones 996 324 2610 e 233 429 879. 

Pelas Casas do Benfica

No Entroncamento, a Casa Benfica n.º 122 – fundada em 16 de junho de 2000 e inaugurada em 2008 pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira – enfrenta as dificuldades com determinação e perseverança.

"Vamos caminhando, sempre com um sorriso e com uma esperança do tamanho do Benfica", confessou Joaquim Raimundo, presidente da Casa Benfica Entroncamento. 

Pelas Casas do Benfica

"Já no primeiro confinamento, quando se espoletou tudo isto, estivemos disponíveis para ajudar os mais necessitados, principalmente, e depois os clientes no geral. Temos serviços de takeaway e de entrega porque há pessoas muito idosas e desde o início colocámos à disposição as entregas porque são clientes já antigos", explicou.

A Casa Benfica Entroncamento disponibiliza diariamente as ementas na página oficial no Facebook. As encomendas podem ser feitas através do número de telefone 919 550 200.

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 19 de março de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar