Futebol

21 março 2021, 23h36

Jorge Jesus

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

O triunfo do Benfica na casa do SC Braga (0-2) colocou-o no 3.º lugar da Liga NOS. Em conferência de Imprensa, Jorge Jesus analisou a exibição que considerou ser "de grande qualidade".

Para o técnico das águias, a vitória "não deixou dúvidas", seja em igualdade numérica, seja com mais um. Explicou a aposta no sistema com três defesas-centrais, elogiou Seferovic e sublinhou que o caminho é "jogo a jogo e passo a passo", agora até ao 2.º lugar...

Braga-Benfica

Análise ao triunfo

"Fizemos um jogo de muita qualidade, do qual poderíamos ter saído com uma vantagem muito maior do que 0-2. É verdade que o jogo tornou-se mais fácil com a expulsão do Fransérgio, mas também é verdade que, quando estávamos 11 contra 11, o Benfica já tinha perdido duas oportunidades na cara do guarda-redes, e sem o SC Braga rematar uma única vez à baliza. Depois, tendo um jogador a mais, as equipas sabem ganhar vantagem sobre isso, o Benfica soube e ganhou 0-2. O guarda-redes do SC Braga tirou três ou quatro golos ao Benfica, dois cabeceamentos do Seferovic, uma bola isolada do Grimaldo... Fez uma grande exibição, é um bom guarda-redes. Vínhamos com intenção de ganhar, sabíamos que a equipa tem vindo a crescer, e agora é preparar o próximo jogo."

Braga-Benfica

Os vários momentos do jogo

"Temos ainda muita coisa para melhorar. Hoje [domingo] o jogo, depois do 0-2, com menos um jogador, tinha de ser mais fácil. É verdade que continuámos a criar oportunidades de golo, e acabávamos o jogo com 0-3 com aquelas jogadas do Pizzi e do Seferovic, mas, para fazermos um golo, temos de criar muitas oportunidades. Mas estamos a melhorar. Há momentos do jogo em que ainda não sabemos gerir a decisão, há momentos em que a equipa não precisa de estar tão em risco. É com o treino que vamos melhorar. " 

Braga-Benfica

A aposta nos três defesas-centrais

"Nós, treinadores, projetamos ideias para o jogo ao nível do sistema tático. Pensei que hoje era um jogo para a equipa ter o corredor central mais fechado. Podia fazê-lo com três médios ou com três centrais, face ao facto de o SC Braga ter um jogo forte no corredor central. Não os podíamos deixar jogar entre linhas, e deu certo. O futebol está a evoluir tanto que as equipas não podem jogar sempre no mesmo sistema de jogo. Os treinadores têm de jogar com dois/três sistemas de jogo ao longo dos 90 minutos. Faço isto há três anos. Estou há sete meses no Benfica. Se estivesse há três anos aqui, mudava duas, três ou quatro vezes de sistema ao longo do jogo e os jogadores sabiam o que fazer."

Braga-Benfica

O crescimento de Seferovic

"A confiança dos jogadores também vem com as vitórias coletivas e o avançado vive do golo. Começando a fazer golos, começa a ficar mais moralizado e toma melhores decisões. O Seferovic está a melhorar nas hipóteses que tem, em três oportunidades que teve esta noite fez um golo, e há umas jornadas tinha quatro/cinco para marcar um golo. Temos trabalhado com ele nessa questão da finalização individual e ele tem vindo a melhorar, e fisicamente também está muito bem."

Braga-Benfica

Lucas Veríssimo com problemas durante a partida

"Disse-me que estava a sentir as pernas pesadas e que não sentia o corpo. Estava a sentir-se doente e já o tinha dito ao médico. Arrisquei, tinha de arriscar. Se fosse uma lesão, tinha de o tirar, mas como era algo que tinha a ver com o corpo dele, pensei que, se não jogasse a 100%, jogava a 60% ou a 70%. Na segunda situação em que se queixou, estávamos a ganhar [0-2] e deu para o tirar."

Braga-Benfica

Jogo a jogo e passo a passo

"Vamos jogo a jogo e passo a passo. Estamos a três pontos do 2.º lugar e o nosso objetivo é conseguir chegar o mais rapidamente possível ao 2.º lugar. Quantas mais jornadas estiverem realizadas, pior será para chegarmos ao 1.º lugar. Estamos a atravessar um bom momento e é pena que a competição pare [devido aos compromissos das seleções], pois os jogadores vão ficar duas semanas sem poder treinar. A nossa vitória não deixou dúvidas, nem quando começou – e havia 11 contra 11 –, nem quando acabou. Parabéns aos jogadores do Benfica, temos de continuar à procura do prejuízo que tivemos nos pontos e na classificação."

Braga-Benfica

É o melhor Benfica da época?

"Não é o melhor, nós começámos o Campeonato muito fortes. Nessa altura a equipa já estava com um bom andamento e muito forte, agora tem vindo a recuperar o que já falámos, não vale a pena repetir-me. Também há mais tempo para treinar, os jogadores estão recuperados… As ideias das equipas no jogo são aquilo que fazemos no treino. Portanto, tendo mais tempo de treino, temos mais possibilidades de chegar ao jogo e jogar melhor. Mas não é o melhor momento, é um momento tão bom como quando começámos."

Descontos que Crescem

Texto: Filipa Fernandes Garcia e Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar