Basquetebol Feminino

09 maio 2021, 16h41

Benfica festeja título inédito

RESUMO DO JOGO

O Benfica sagrou-se, neste domingo, Campeão Nacional de basquetebol feminino, depois de ultrapassar (73-76), o União Sportiva, nos Açores, no terceiro – e decisivo! – jogo da final do play-off da Liga Skoiy. O primeiro título nacional para a equipa, numa época de uma inédita dobradinha!

Num jogo que arrancou com um ritmo muito elevado, foram as açorianas a levar a melhor no 1.º quarto (22-18), com quatro pontos de vantagem sobre as encarnadas, que, a aproveitar bem as transições, conseguiram recuperar, impedindo que o União Sportiva – fortíssimo nos triplos – atingisse o intervalo na frente (40-41). Do lado do Benfica, destaque para Japonica James, com 15 pontos e cinco ressaltos na primeira parte.

Uma vez que as regras de controlo da pandemia da COVID-19 em Ponta Delgada permitem a presença de público nas bancadas dos recintos desportivos, os cerca de 200 adeptos presentes no Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa faziam-se ouvir no encontro da luta pelo título…

No regresso dos balneários, o conjunto de Eugénio Rodrigues conseguiu uma vantagem de cinco pontos, mas do outro lado a grande eficácia no lançamento exterior ia-se mostrando determinante… Mais 10 minutos de jogo, mais um volte-face, com o União Sportiva a conseguir distanciar-se (64-60).

Com o início dos derradeiros 10 minutos, equilibrados e a poder pender para qualquer um dos lados, o Benfica ficava mais perto de mais um inédito feito, depois da também inédita conquista da Taça de Portugal. Com um empate (73-73) a quatro minutos do final do encontro, Joana Soeiro atiraria para o triplo decisivo, que daria a vitória por 73-76 às encarnadas.

Basquetebol feminina Benfica

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do SL Benfica): "Um jogo que é o espelho da época. Uma temporada complicada, com muitos altos e baixos, com a necessidade de apelarmos à muita capacidade de sacrifício. Apurar-nos para uma final da Taça com prolongamento de uma meia-final, apurar-nos para uma final do Campeonato Nacional com a necessidade de ir a um jogo 3, depois de perder o jogo 2… Portanto, acho que esta equipa espelha bem a capacidade de aliar o sofrimento à ambição. Isto é para elas [jogadoras], e também para os nossos Sócios."

Joana Soeiro (jogadora do SL Benfica): "Estou muito orgulhosa do trabalho que a nossa equipa fez. Como é óbvio, isto não é um trabalho feito por todas as jogadoras, mas sim por todo o Clube, por todos aqueles que envolvem este grupo de trabalho. Obviamente que tínhamos os nossos objetivos bem definidos desde o início e trabalhámos diariamente para chegar aqui, a uma final. Mesmo com todas as condicionantes, todas as lesões, conseguimos aquilo que queríamos. Obrigada a todos e carrega Benfica!"

 

União Sportiva-Benfica
73-76
Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa
Cinco inicial do Benfica
Joana Soeiro, Mariana Carvalho, Laura Ferreira, Mariana Silva e Japonica James
Suplentes
 Carolina Gonçalves, Cynthia Dias, Ana Barreto, Sofia Ramalho e Carolina Aguiar
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
22-18 40-41 64-60 73-76
Pontuadoras do Benfica
Joana Soeiro (14), Mariana Carvalho (16), Marta Martins (1), Mariana Silva (10), Laura Ferreira (13) e Japonica James (22)

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 10 de maio de 2021

Patrocinadores Basquetebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar