Andebol

13 junho 2021, 12h11

Pedro Loureiro

O trajeto de Pedro Loureiro ao serviço do andebol do Sport Lisboa e Benfica chegou ao fim na época 2020/21. Foram 13 anos de ligação, com várias conquistas na formação e uma Supertaça nos seniores.

Numa entrevista à BTV, o pivot sublinhou as condições oferecidas pelo Benfica, destacou a oportunidade de ter partilhado o balneário com nomes importantes no mundo da modalidade e deixou uma mensagem de confiança para o futuro da equipa de andebol do Clube.

Pedro Loureiro

13 anos de Benfica

"Quando se chega com oito anos, o que queremos é fazer desporto, divertir-nos e praticar alguma modalidade. Tinha estado nas escolinhas de futebol do Benfica e tentei, depois, experimentar o andebol. Gostei imenso na altura. Com o passar dos anos, o 'bicho' começa a aumentar e os nossos sucessos e insucessos, por vezes, também ditam muito o que queremos fazer na modalidade. Tive sempre a sorte de jogar bastante tempo, comecei a ir às seleções e o andebol tornou-se um fator cada vez mais importante na minha vida. A partir dos 15/16 anos já começava a pensar que podia integrar a equipa principal do Benfica de modo mais profissional."

Pedro Loureiro

Paixão de família

"Por acaso não fui influenciado pela minha mãe [Irene Henriques, antiga guarda-redes de andebol feminino]. Foi uma decisão que fiz por mim mesmo. Sabia a história da família e já tinha experimentado vários desportos, como o futebol, o judo e a natação, mas decidi experimentar o andebol e foi de facto o desporto que me mais agarrou, pelas dinâmicas e pelo espírito da equipa. Nunca mais quis sair após a primeira vez que treinei."

Pedro Loureiro

Ídolos

"O João Pais, desde que estou cá, já foi meu treinador e o Paulo Moreno também já estava no Clube. Foram pessoas muito presentes na minha formação, sempre falaram comigo e ajudaram-me muito, sobretudo o João. Estar a jogar e treinar com eles ao fim de 10/11 anos, parecia que isso já acontecia há imenso tempo... Estiveram sempre muito presentes na minha juventude, sem esquecer outros nomes que integraram o meu primeiro ano no plantel sénior. São nomes conhecidos nacional e internacionalmente, temos campeões olímpicos e mundiais na nossa equipa. Jogar com alguém que via a jogar finais de Campeonatos do Mundo e agora partilhar o balneário com eles foi, sem dúvida, uma conquista pessoal."

Pedro Loureiro

Crescimento no Belenenses

"Fui bem recebido e tratado lá. A equipa luta por objetivos um pouco diferentes dos do Benfica, mas sempre com respeito pela sua história, é um histórico do andebol português. Foi um empréstimo que me fez crescer muito. Sem esse ano de  experiência na 1.ª Divisão, se calhar não tinha voltado ao Benfica. Só tenho a agradecer esse ano, foi muito importante no meu desenvolvimento como atleta."

Pedro Loureiro

Conquista da Supertaça em 2018

"Em termos de atleta sénior, sem dúvida! Nos dois últimos anos não tinha jogado, estive a recuperar de duas lesões muito graves num joelho e foi, sem dúvida, um marco importante na minha passagem como sénior e foi até o meu único título, mas há também outros momentos que recordo com bastante alegria na formação. O primeiro foi ter sido campeão nacional de Iniciados. Fomos a primeira equipa campeã nesse escalão no Benfica, ninguém dava nada por nós na luta por esse título e conseguimos, com o João Pais como treinador adjunto nessa altura. Recordo também os últimos anos de júnior em que conseguimos ser tricampeões, sendo que por pouco não fomos tetra. Foram anos muitos bons, em que conheci imensa gente, como o Gustavo Capdeville, que conheço há já 12/13 anos. Foi marcante ter evoluído a conquistar títulos."

Pedro Loureiro

Próximas etapas

"Vou para outros desafios pessoais e profissionais, vamos ver o que o futuro dirá, mas acompanharei sempre o Benfica. Sou um benfiquista doente por todas as modalidades, sejam masculinas ou femininas. Vou acompanhar em especial esta equipa, tenho muito carinho pelas pessoas que vão ficar cá, porque sei que vão fazer coisas muito boas na época que vem. Serei mais um benfiquista a apoiar o Clube!"

Pedro Loureiro

Mensagem aos adeptos

"Somos muito bem recebidos, acolhidos e tratados quando estamos no Benfica, nunca nos falta uma mensagem de um adepto no final de um jogo ou de uma conquista, e isso faz-nos sentir muito bem. Só tenho a agradecer pelo apoio e carinho que todos deram a mim e a esta equipa. Estejam confiantes que na próxima época vão acontecer coisas muito boas no Benfica, em especial na equipa de andebol."

Fotos: Victoria Ribeiro e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 13 de junho de 2021

Patrocinadores Andebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar