Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol
Foram 13 anos de ligação ao Andebol do Benfica, com várias conquistas na formação e uma Supertaça nos seniores.
13 junho 2021, 12h11
Pedro Loureiro
Numa entrevista à BTV, o pivot sublinhou as condições oferecidas pelo Benfica, destacou a oportunidade de ter partilhado o balneário com nomes importantes no mundo da modalidade e deixou uma mensagem de confiança para o futuro da equipa de andebol do Clube.
"Quando se chega com oito anos, o que queremos é fazer desporto, divertir-nos e praticar alguma modalidade. Tinha estado nas escolinhas de futebol do Benfica e tentei, depois, experimentar o andebol. Gostei imenso na altura. Com o passar dos anos, o 'bicho' começa a aumentar e os nossos sucessos e insucessos, por vezes, também ditam muito o que queremos fazer na modalidade. Tive sempre a sorte de jogar bastante tempo, comecei a ir às seleções e o andebol tornou-se um fator cada vez mais importante na minha vida. A partir dos 15/16 anos já começava a pensar que podia integrar a equipa principal do Benfica de modo mais profissional."
"Por acaso não fui influenciado pela minha mãe [Irene Henriques, antiga guarda-redes de andebol feminino]. Foi uma decisão que fiz por mim mesmo. Sabia a história da família e já tinha experimentado vários desportos, como o futebol, o judo e a natação, mas decidi experimentar o andebol e foi de facto o desporto que me mais agarrou, pelas dinâmicas e pelo espírito da equipa. Nunca mais quis sair após a primeira vez que treinei."
"O João Pais, desde que estou cá, já foi meu treinador e o Paulo Moreno também já estava no Clube. Foram pessoas muito presentes na minha formação, sempre falaram comigo e ajudaram-me muito, sobretudo o João. Estar a jogar e treinar com eles ao fim de 10/11 anos, parecia que isso já acontecia há imenso tempo... Estiveram sempre muito presentes na minha juventude, sem esquecer outros nomes que integraram o meu primeiro ano no plantel sénior. São nomes conhecidos nacional e internacionalmente, temos campeões olímpicos e mundiais na nossa equipa. Jogar com alguém que via a jogar finais de Campeonatos do Mundo e agora partilhar o balneário com eles foi, sem dúvida, uma conquista pessoal."
"Fui bem recebido e tratado lá. A equipa luta por objetivos um pouco diferentes dos do Benfica, mas sempre com respeito pela sua história, é um histórico do andebol português. Foi um empréstimo que me fez crescer muito. Sem esse ano de experiência na 1.ª Divisão, se calhar não tinha voltado ao Benfica. Só tenho a agradecer esse ano, foi muito importante no meu desenvolvimento como atleta."
"Em termos de atleta sénior, sem dúvida! Nos dois últimos anos não tinha jogado, estive a recuperar de duas lesões muito graves num joelho e foi, sem dúvida, um marco importante na minha passagem como sénior e foi até o meu único título, mas há também outros momentos que recordo com bastante alegria na formação. O primeiro foi ter sido campeão nacional de Iniciados. Fomos a primeira equipa campeã nesse escalão no Benfica, ninguém dava nada por nós na luta por esse título e conseguimos, com o João Pais como treinador adjunto nessa altura. Recordo também os últimos anos de júnior em que conseguimos ser tricampeões, sendo que por pouco não fomos tetra. Foram anos muitos bons, em que conheci imensa gente, como o Gustavo Capdeville, que conheço há já 12/13 anos. Foi marcante ter evoluído a conquistar títulos."
"Vou para outros desafios pessoais e profissionais, vamos ver o que o futuro dirá, mas acompanharei sempre o Benfica. Sou um benfiquista doente por todas as modalidades, sejam masculinas ou femininas. Vou acompanhar em especial esta equipa, tenho muito carinho pelas pessoas que vão ficar cá, porque sei que vão fazer coisas muito boas na época que vem. Serei mais um benfiquista a apoiar o Clube!"
"Somos muito bem recebidos, acolhidos e tratados quando estamos no Benfica, nunca nos falta uma mensagem de um adepto no final de um jogo ou de uma conquista, e isso faz-nos sentir muito bem. Só tenho a agradecer pelo apoio e carinho que todos deram a mim e a esta equipa. Estejam confiantes que na próxima época vão acontecer coisas muito boas no Benfica, em especial na equipa de andebol."
Fotos: Victoria Ribeiro e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024