Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
Benfica lutou até ao fim, mas o Campeonato Nacional caiu para o Sporting ao jogo 4 após triunfo na Luz.
13 junho 2021, 19h10
Rafael Henmi
A perder na final (1-2) e a precisar de ganhar para forçar a "negra", o Benfica entrou determinado no dérbi. Aos 2', Arthur subiu pela esquerda e rematou cruzado para defesa de Guitta. O Sporting respondeu num contra-ataque de Taynan, mas o remate, sob pressão, a sair frouxo e ao lado (3'). No mesmo minuto, num livre, Taynan a bater em força, a bola resvalou em Nilson e bateu na barra.
Minuto cinco no Pavilhão Fidelidade foi de frente a frente entre guarda-redes. Roncaglio subiu e rematou para intervenção de Guitta, que respondeu com um tiro de baliza a baliza que o benfiquista segurou. Aos 6', Tomás Paçó testou a atenção de Roncaglio, que se mostrou à altura. Bola cá, bola lá, e, aos 8', Silvestre Ferreira tirou um míssil da cartola após derivar de esquerda para o centro. Entre os postes, Guitta sacudiu. Aos 9', golo do Benfica! Jacaré superou Erick, deixou em Artur, que assistiu Chishkala para o 1-0.
O Sporting reagiu praticamente de imediato. Aos 10', Pauleta roubou o esférico a Fábio Cecílio, virou-se para a baliza e finalizou no frente a frente com Roncaglio (1-1). Bola ao centro e 1-2 para o Sporting, aos 11'. Zicky Té a receber na posição de pivô, assistiu Tomás Paçó, que, de cabeça, atirou a contar. Motivados, os verdes e brancos fizeram o 1-3, aos 12'. Recuperação de bola de Pany Varela, disparou para a baliza e atirou para o golo. Aos 15', já com Fits na quadra, o Benfica obrigou Guitta a aplicar-se. O pivô brasileiro tentou reduzir, mas viu o remate travado. O intervalo chegou com o Sporting a vencer, por 1-3.
O Benfica tinha 20 minutos para evitar o desaire e levar a final para o jogo 5. Porém, foi o Sporting a chegar ao golo, aos 24'. Corte de Roncaglio, a bola chegou a Taynan, este deixou para Merlim e o brasileiro disparou para o fundo das redes (1-4). Na frente do resultado por três golos, os verdes e brancos jogavam sem pressão e o 1-5 apareceu aos 26'. Trabalho de Zicky Té de costas para a baliza, assistência para Erick, que desviou de Roncaglio e faturou. A 12 minutos do fim, o Benfica mudou a estratégia e começou a jogar em 5x4.
As águias tentavam relançar a partida, circulavam a bola com o objetivo de desmontar a defesa leonina. Aos 31', Chishkala atirou forte, com o esférico a passar perto. Aos 32', o 2-5 para o Benfica. Remate de Rafael Henmi a bater Guitta. Só dava Benfica e, aos 35', Chishkala, de novo, a assustar. Aos 36', o Benfica ficou a centímetros do 3-5. A bola bateu caprichosamente num pé de Tiago Brito em cima da linha de golo e ficou nas mãos de Guitta, que rematou para a baliza deserta: 2-6. Até final, o Benfica tentou, mas não evitou o desaire por 2-6, resultado que consagrou o Sporting como campeão nacional de futsal em 2020/21.
Joel Rocha (treinador do Benfica): "Em primeiro lugar, parabéns ao Sporting, mas é bom que fique escrito para a história que o vice-campeão também é uma grande equipa, de top. São duas equipas que se equivalem muito. O Sporting foi melhor no jogo 1 e venceu, o Benfica foi melhor no jogo 2 e venceu, o Benfica foi melhor no jogo 3 e perdeu e hoje o Sporting foi melhor, venceu e acumulou a terceira vitória. Não posso ignorar, nem esquecer, o trabalho do staff, dos jogadores e do Clube, tudo o que trabalhámos para o que o desfecho não fosse este, que obviamente não corresponde aos nossos objetivos e às nossas expectativas. Estamos tristes com o resultado final. Olhando para este jogo, começou equilibrado, conseguimos fazer 1-0 e penso que o golo até nos terá feito mal, porque nos instantes e nos minutos seguintes ficámos demasiado apáticos e acabámos por, de forma quase instantânea, sofrer dois, três golos, o que nos afastou do resultado. No início da segunda parte, com o quarto golo sofrido, ficou ainda mais difícil. O Sporting, solidário e abnegado do ponto de vista defensivo, criou sempre muitas dificuldades ao nosso ataque. Insistimos e persistimos, mas não conseguimos ser melhores, nem mais eficazes, por isso a derrota no jogo e o vice-campeonato para nós."
Robinho (capitão do Benfica): "Foi um resultado que jamais esperávamos. Tivemos vários erros que prejudicaram muito o nosso jogo. Numa final não podemos errar tanto. Lutámos do início até ao fim, estou orgulhoso da nossa equipa. Tivemos muitas dificuldades durante a época, mas chegámos aqui firmes e fortes. O resultado não foi o que esperávamos, mas estamos aqui a lutar, a dar a cara e prontos para assumir tudo o que for possível daqui para a frente. Parabéns ao nosso grupo pela luta e pela entrega, porque só quem está no dia a dia é que sabe o quanto lutamos, trabalhamos e nos dedicamos ao Clube. Agradeço a todos os que acreditaram no nosso trabalho. Infelizmente não deu, estamos muito tristes com este resultado. Agora é analisar onde errámos para na próxima época voltarmos mais fortes."
Benfica-Sporting 2-6 Pavilhão Fidelidade |
||
Cinco inicial do Benfica | ||
Roncaglio, Nilson, Robinho, Chishkala e Jacaré | ||
Suplentes | ||
André Sousa, Silvestre Ferreira, Fábio Cecílio, Tiago Brito, Arthur, Rafael Henmi e Fits | ||
Ao intervalo | 1-3 | |
Marcadores do Benfica | ||
Chishkala (9') e Rafael Henmi (32') |
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024