Futebol

17 junho 2021, 19h37

Jan Vertonghen

Vertonghen, o capitão da Bélgica

Liderada em campo pelo capitão Jan Vertonghen, central do Benfica, a seleção da Bélgica recuperou de uma desvantagem perante a Dinamarca e venceu, por 1-2, o jogo da 2.ª jornada do grupo B no Campeonato da Europa 2020. Um desfecho, alcançado em Copenhaga na tarde desta quinta-feira, que apura já os belgas para os oitavos de final.

No Estádio Parken, os primeiros momentos do desafio ficaram por conta da Dinamarca, que transformou em golo uma rápida combinação ofensiva. Poulsen deu o toque final na bola que bateu o guarda-redes Courtois (2').

O minuto 10 do encontro foi de emoção e de homenagem a Christian Eriksen, o internacional dinamarquês que sofreu uma falência cardíaca no jogo de estreia da equipa nacional nórdica no Euro 2020. A bola parou de rolar durante um minuto para que todos, no relvado e nas bancadas, num sincronismo arrebatador, pudessem aplaudir o camisola 10 da Dinamarca.

Os golos que traçaram a reviravolta e decretaram o vencedor da partida aconteceram no segundo tempo. Thorgan Hazard empatou, aos 55', e De Bruyne, que já assistira no 1-1, apontou o 1-2, aos 70', concluindo um ataque vertiginoso da Bélgica.

O benfiquista Vertonghen protagonizou uma atuação positiva, valorizada por dados estatísticos como cortes (6), duelos ganhos (4), precisão no passe (89%) e eficácia nas bolas longas (acertou 4 em 7 tentadas), números contabilizados pelo site Sofascore.

Com duas vitórias (seis pontos) em duas rondas no Europeu, a Bélgica é o segundo competidor a qualificar-se para a fase eliminatória, depois de a Itália o ter conseguido na noite de quarta-feira, 16 de junho, fruto do triunfo (3-0) sobre a Suíça do avançado benfiquista Haris Seferovic (utilizado nos 45 minutos iniciais).

Fotos: UEFA.com
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas