Hóquei em Patins Feminino

03 julho 2021, 15h59

Maria Sofia Silva

RESUMO DO JOGO

Tudo adiado para domingo! A equipa feminina de hóquei em patins do Sport Lisboa e Benfica perdeu o jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional, no desempate por grandes penalidades (1-2) após 1-1 no fim dos 60 minutos (50'+10' de tempo extra).  

No rinque, nos minutos iniciais, destaque para umas águias com mais bola na sua posse e a jogar em ataque organizado; o Sporting exercia uma pressão alta, que tentava dificultar a construção ofensiva das da casa e criava mossa em contra-ataque. 

Após cinco minutos sem oportunidades, destaque para as duas primeiras intervenções de Cláudia Vicente (que viria a ser protagonista no dérbi) a remates de Marlene Sousa (6') e Flor Felamini (7'). Aos 8', Marlene Sousa enviou a bola ao poste da baliza do Sporting. Nesta fase, sinal mais das encarnadas. No minuto nove, momento de magia de Maria Sofia Silva que merecia golo, mas Cláudia Vicente negou com uma vistosa defesa. 

Em pista, o jogo continuava vivo, em modo bola cá, bola lá, com as duas guarda-redes (a do Sporting com muito mais trabalho) a manterem o 0-0. Até ao intervalo, as hoquistas do Benfica carregaram e Maca Ramos disparou à barra da baliza leonina, aos 24'. A um segundo do fim da primeira parte, a equipa de arbitragem assinalou grande penalidade para as águias. Chamada a marcar, Marlene Sousa permitiu a defesa de Cláudia Vicente. O dérbi atingiu o descanso com 0-0 no marcador. 

RESUMO DA 1.ª PARTE

A etapa complementar arrancou com o Sporting mais ofensivo, nomeadamente através dos remates perigosos de Sofia Moncóvio (26') e de Rute Lopes (27'). Resposta do Benfica aos 30' por Marlene Sousa que ficou muito perto de bater Cláudia Vicente. As verdes e brancas estavam mais perigosas e, aos 33', numa transição rápida, Sofia Moncóvio voltou a testar a atenção de Maria Celeste Vieira. No minuto seguinte, aos 34', tiro de Ana Catarina Ferreira à barra da baliza encarnada. 

Mesmo menos pressionante do que no primeiro tempo, o Benfica tentava responder à melhor fase leonina. Aos 35', Maca Ramos e Maria Sofia Silva, no mesmo lance, podiam ter inaugurado o marcador, mas a guardiã do Sporting mantinha-se gigante entre os postes. Aos 39', Beatriz Figueiredo, após boa jogada individual, obrigou Cláudia Vicente a aplicar-se. O golo surgiu, aos 49', a remate de Flor Felamini, mas a equipa de arbitragem considerou bola alta. O 0-0 manteve-se até ao fim do tempo regulamentar e o dérbi seguiu para prolongamento. 

Foi preciso o dérbi ir para tempo extra para se ver um golo. Tantas vezes o cântaro vai à fonte... Aos 52', Flor Felamini rematou para o 1-0. Mesmo a vencer, as encarnadas queriam mais e, aos 54', Flor Felamini ultrapassou tudo e todos, mas esbarrou em Cláudia Vicente. Aos 57', Marlene Sousa foi admoestada com cartão azul. Livre direto para o Sporting e Rute Lopes empatou a contenda (1-1). O resultado de 1-1 manteve-se até ao fim do tempo extra. Seguiram-se as grandes penalidades, onde o Sporting foi mais feliz e triunfou, por 1-2

Hóquei em Patins

No Benfica: Flor Felamini marcou, Agustina Fernández falhou, Maria Inês Severino falhou, Maria Sofia Silva falhou, Marlene Sousa falhou, Sofia Contreiras falhou, Flor Felamini falhou e Flor Felamini falhou. 

No Sporting: Ana Catarina Ferreira falhou, Rute Lopes falhou, Adriana Costa falhou, Rita Lopes marcou, Inês Florêncio falhou, Ana Catarina Ferreira falhou, Rute Lopes falhou e Rita Lopes marcou.

O Pavilhão Fidelidade recebe a "negra" entre Benfica e Sporting, às 15h00 deste domingo

Hóquei em Patins

DECLARAÇÕES

Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Sporting veio jogar na defensiva, a jogar no erro do Benfica. Tivemos sempre o caudal ofensivo do jogo, mesmo no prolongamento, quisemos ganhar o jogo. O Sporting jogou sempre no erro do Benfica. Depois, lá está, a questão dos penáltis é uma lotaria, é no momento que se vai marcar o penálti. Calhou para o Sporting, mas disse às jogadoras na cabine que é o momento de levantar a cabeça. Só perdemos uma batalha e não a guerra, temos amanhã [domingo], às 15h00, nova batalha para conquistar outra vez o campeonato e ganhar o jogo ao Sporting. É isso que todos queremos. As jogadoras estão um bocadinho tristes porque pensam que jogaram melhor que o Sporting durante o jogo todo e acabou para cair para o Sporting. Aquele golo a 30 segundos do final, que é anulado, não me parece que haja qualquer motivo para ter sido anulado. Mas é uma questão dos árbitros, mas se o Benfica faz golo naquela altura já não daria praticamente hipóteses para o Sporting responder. Há que levantar a cabeça, perdemos a batalha, mas não a guerra, que é amanhã."

Benfica-Sporting
1-1 (1-2, nas gp)
Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica
Maria Celeste Vieira, Beatriz Figueiredo, Flor Felamini, Marlene Sousa e Maria Sofia Silva
Suplentes
Rita Albuquerque, Sofia Contreiras, Maca Ramos, Maria Inês Severino e Agustina Fernández
Ao intervalo 0-0
Golos do Benfica
 Flor Felamini (52')

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de julho de 2021

Patrocinadores Hóquei


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar