Triatlo

27 julho 2021, 12h34

Melanie Santos

Melanie Santos a cortar a meta

A triatleta do Benfica Melanie Santos, a única representante portuguesa na prova feminina de triatlo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, terminou a prova em 22.º lugar, resultado que a deixou "satisfeita" pelo trabalho desenvolvido.

"É uma sensação muito boa. Vinha com o top 16 como objetivo e fiquei perto. Estava preparada para o calor e sol, mas apanhámos condições completamente diferentes e tivemos de nos adaptar. Estou muito orgulhosa", disse à agência Lusa a estreante olímpica.

Marcada por condições climatéricas adversas, a prova obrigou a uma adaptação exigente por parte das participantes, como deu conta a triatleta de Alcobaça. O vento e a chuva foram condicionantes de peso em Odaiba Marine Park.

"Nadei logo pior do que normalmente nado, saí um bocado atrás, junto da [Nicola] Spirig, porque sabia que era o último 'comboio' para chegar à frente. Mas o ciclismo estava perigoso, com vento, e, quando seguia no grupo, houve uma queda à frente e acabei por ficar mais para trás, perdendo o 'comboio'", recordou Melanie Santos, frisando de olhos postos em Paris 2024: "Tenho de estar orgulhosa com o 22.º lugar nestas condições e com estes contratempos. Há coisas que não conseguimos controlar, temos de nos adaptar e tirar o melhor de cada prova. Desta, tirei coisas positivas, estou satisfeita, mas ainda tenho muito a melhorar."

Melanie Santos cumpriu os 1500 metros de natação, os 40 quilómetros de ciclismo e os 10 quilómetros de corrida a 6,30 minutos da vencedora, Flora Duffy, que cortou a linha de meta com o tempo de 1:55.36. Atrás da atleta das Bermudas ficaram a britânica Georgia Taylor-Brown, a 1,14 minutos, e a norte-americana Katie Zaferes (que já correu com as cores do Benfica), a 1,27 minutos.

Texto: Rui Miguel Gomes com Lusa
Fotos: Comité Olímpico de Portugal
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas