Clube

29 julho 2021, 23h50

Rui Costa

ENTREVISTA COMPLETA

Na primeira entrevista enquanto Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa abordou diversos temas da atualidade do Clube. Aos Benfiquistas, a partir dos estúdios da TVI, explicou quais os pressupostos que defende para o presente e futuro imediato do Clube.

As prioridades estão bem definidas, todas com o desejo intrínseco da estabilidade que pretende conferir à gestão e a todas as equipas, na preparação da época, pois o objetivo é o que distingue o ADN do Clube: ganhar!

Servir o Benfica, sempre!

"Tenho sempre orgulho quando represento o Benfica, entrei ainda não tinha nove anos, fiz a minha carreira no Clube até aos 22 anos, estive um ano emprestado, estive 12 anos fora e nunca esqueci o Benfica. É sempre motivo de grande orgulho trabalhar e servir o Benfica. O mais fácil era não ter assumido a responsabilidade naquele dia. Se não o fizesse, era a maior cobardia que fazia aos Benfiquistas e a mim próprio."

Rui Costa

O dia em que assumiu a presidência

"A obra de Luís Filipe Vieira no Benfica nunca será apagada, a história dará os méritos que deixou. Mas, naquele momento [no discurso em que assumiu a presidência do Clube], ninguém está acima do Benfica, a única coisa em que se pensou foi defender o Benfica. Decorria o empréstimo obrigacionista, estávamos a negociar vários jogadores com vários clubes para entradas e saídas. Houve a prioridade de defender intransigentemente os interesses do Benfica. Tenho a certeza que Luís Filipe Vieira faria o mesmo comigo, nenhum de nós está acima do Clube. O clube precisava de ser defendido, não poderia haver um vazio de presidentes."

Rui Costa

Missão: estabilidade

"Candidatura à presidência? Agora, a minha missão é trazer a estabilidade ao Clube e a preparação das épocas desportivas, para podermos ganhar. Todos os que trabalham comigo estão proibidos de falar de eleições. Não brinco. Queremos o Clube competitivo. Vai haver eleições até ao final do ano. Preparar o Benfica, o futebol, as modalidades e recuperar a estabilidade, é o que quero. Tenho tempo de pensar se vou a eleições ou não. Se pensar nisso não me foco no essencial. Estabilidade com a atual Direção? Estou muito orgulhoso de todo o apoio que tenho recebido da Direção e da administração da SAD. Estou empenhado 24 horas por dia para servir o Benfica o melhor que posso e sei, seguiremos todos em frente até às eleições. Que projeto? Tudo o que seja pós-eleições é futurologia, aprendi muita coisa boa na casa, aprendi a estar envolvido nas decisões do Benfica. Pensar em eleições é atrasar o processo e o foco. Os nossos adeptos querem saber é se entramos na Liga dos Campeões, não quem ganha as eleições, assim como o foi no empréstimo obrigacionista que, no meio disto, foi uma vitória enorme, que era essencial para a vida do Clube."

Rui Costa

Empréstimo obrigacionista: uma enorme vitória

"Não foi o melhor dos 11 empréstimos obrigacionistas que fizemos ao longo destes anos, mas a conjuntura não permitiria que fosse o melhor. Pelas circunstâncias do Benfica, tememos que não se conseguisse alcançar este resultado, mas, com grande esforço e grande dedicação – agradecendo a todos os que estiveram envolvidos neste processo –, foi mais uma grande vitória. Para nós, Benfica, foi uma vitória especial pelo momento que estávamos a atravessar. Atingir o objetivo também foi um alento  para todos nós, para continuarmos o percurso e o nosso trabalho. O empréstimo obrigacionista foi uma vitória enorme para o nosso clube, mais uma vez."

Rui Costa

Objetivos imediatos

"Desde já, a entrada na Liga dos Campeões. Para o Benfica, é fundamental estar lá. Um clube com esta dimensão não pode estar fora desta competição. Em termos financeiros é importantíssimo estar na Liga dos Campeões, mas, acima de tudo, é importantíssimo em termos desportivos. O Benfica é um clube de dimensão europeia, não podemos pôr a parte financeira à frente da parte desportiva. O Clube só pode estar nestas competições. Eu estreei-me na Liga dos Campeões pelo Benfica! Vamos estar na Liga dos Campeões, é a minha convicção e é para isso que trabalhamos. Não penso noutro cenário que não neste, com o maior respeito por Rui Vitória [atual técnico do Spartak], que foi outro treinador que serviu a nossa casa de forma espetacular. Na minha cabeça não há outro cenário que não seja estar na Liga dos Campeões. A nossa ambição tem de passar sobretudo pela vertente desportiva. O Benfica é um clube que tem de estar na Liga dos Campeões, sim ou sim."

Rui Costa

Contratações

"Já houve contratações, tivemos como prioridade preencher a zona do meio-campo. Estavam identificadas necessidades, também pelo treinador, e prontamente conseguimos trazer dois médios, um 6 e um 8, que já podem fazer parte destes  primeiros jogos da Liga dos Campeões. O mercado fecha a 31 de agosto, e nós quase estamos a fechar mercado a 4 de agosto por causa do primeiro jogo da Liga dos Campeões... Temos de ser ambiciosos, mas cautelosos. Até ao final do mercado com toda a certeza haverá mais mexidas. As contratações serão dirigidas por mim, sou eu o Presidente do Benfica neste momento e assumo essas responsabilidades, como assumirei todas as responsabilidades inerentes à vida do Clube. Mesmo estando apoiado numa Direção muito forte, sou eu o responsável pelas decisões a serem tomadas."

Rui Costa

Mensagem aos Benfiquistas

"Que a nossa Nação entenda o momento que estamos a viver e o quanto é importante voltarmos a estar todos juntos outra vez. Vamos começar uma época que é muito importante para a história do Clube. Fizemos a melhor aquisição que poderíamos ter feito para a nossa equipa, e para as nossas equipas, que é o regresso do público aos estádios. Não houve nenhum clube no mundo que sentisse tanto a ausência dos adeptos como o Benfica. Tenho a certeza do que estou a dizer, pela minha experiência como jogador e como dirigente. Não enchemos apenas o Estádio da Luz, enchemos os estádios de norte a sul, e essa foi a melhor aquisição que poderíamos ter para esta época. Não há nenhum jogador que supere a ausência do nosso público. Juntarmo-nos todos outra vez, percebermos a importância de estarmos todos juntos e o quanto mais fortes somos estando unidos. Que comece já no dia 4! Uma palavra de grande esperança e de ambição para todos os Benfiquistas, só assim podemos viver o nosso Clube. Em termos pessoais, as minhas últimas palavras enquanto jogador, no Estádio da Luz, foram 'acabo feliz porque acabei no meio da minha gente'. É assim que eu quero estar!"

Texto: João Sanches e Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 31 de julho de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Por dentro da vitória frente ao Boavista

O Benfica soma e segue na Liga Bwin, desta feita venceu o Boavista, na segunda-feira, 20 de setembro, no Estádio da Luz. O 3-1 registado coloca os comandados de Jorge Jesus como o melhor ataque da competição, com 16 golos, no topo isolado da geral. Veja os bastidores de mais um triunfo na Catedral...

Futebol

Vertonghen "muito feliz" pelos 50 jogos de águia ao peito

Jan Vertonghen foi titular no eixo defensivo do Benfica no encontro da 6.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Boavista, no Estádio da Luz, este dia 20 de setembro, tendo alcançado um marco na sua carreira com o Manto Sagrado vestido. "Estou muito feliz pelos 50 jogos de águia ao peito!", partilhou o internacional belga em português.

Futebol

Diogo Gonçalves assinala 50 jogos na equipa principal

Diogo Gonçalves alinhou no onze inicial do Benfica perante o Boavista, numa partida realizada no Estádio da Luz, referente à 6.ª jornada da Liga Bwin. Num encontro em que atingiu os 50 jogos pela equipa principal das águias, foi dele a assistência para o golo do Darwin, tento que abriu caminho para o triunfo por 3-1. "Estou muito feliz por ter completado 50 jogos pela equipa principal do Benfica. Que venham mais 50, junto com todos vocês! Obrigado pelo apoio", partilhou o defesa, dirigindo-se aos Benfiquistas.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar