Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica começa a Liga Bwin frente ao Moreirense e, mesmo com as mudanças que admite efetuar, o técnico deixa clara qual a ambição da equipa que comanda.
06 agosto 2021, 15h18
Jorge Jesus
Jorge Jesus confessa que na sua mente o Spartak ocupa um espaço importante, porém, na 1.ª jornada da Liga Bwin, o rival Moreirense também é para bater, após conseguido o triunfo em Moscovo, na 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Antes do confronto em Lisboa, terça-feira, dia 10, o embate em Moreira de Cónegos apresenta desafios substanciais para os encarnados. As dúvidas em termos físicos de atletas como Vertonghen e Lucas Veríssimo podem levar à mudança de sistema tático, as lesões de Seferovic e Rodrigo Pinho colocam o novo reforço do Benfica, Yaremchuk, nas opções, isto perante um "Moreirense que cria sempre dificuldades aos grandes". Mas uma boa notícia para o futebol deixa o técnico e o grupo de trabalho já ansiosos: o regresso do público aos estádios e o reencontro com a apaixonada massa adepta do Benfica.
Benfica vem de uma temporada sem atingir os objetivos a que se propôs, em que fez o maior investimento, ao contrário do que tem feito para esta época. É um fator de pressão?
Pressão há sempre, treinando e jogando numa grande equipa como o Benfica é assim. A exigência é ganhar, já não sei conviver ao contrário. Se trabalhasse numa equipa sem pressão, não trabalhava. É um motivo de responsabilidade e não tira capacidade de render e analisar.
Que comentário faz ao regresso dos Benfiquistas e dos adeptos em geral aos estádios?
Quanto aos adeptos, este vai ser o nosso primeiro jogo do Campeonato... é um sentimento muito profundo. Quem está neste mundo sente que o futebol sem adeptos não tem muito cabimento. Trabalhamos para sentir e ter o calor dos adeptos, principalmente no Benfica em que os adeptos são muito importantes. Onde o Benfica joga, praticamente 80 a 90 por cento são adeptos do Benfica. Estamos muito felizes e desejosos para o primeiro jogo no Estádio da Luz, já terça-feira, onde vamos estar em contacto com os nossos adeptos. De certeza que nos vão ajudar muito com o Spartak.
O Benfica discute o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões nesta fase da época. Como tem sido feita a gestão e qual a prioridade no Clube?
Estes jogos da Champions são fundamentais desportiva e financeiramente. Não temos muito tempo, conseguimos ou não. Vamos começar o campeonato, temos 34 jornadas para jogar. Estamos a dar prioridade aos dois jogos da Champions para que a equipa faça o segundo jogo da eliminatória com a capacidade física que se viu em Moscovo. Hoje [esta sexta-feira] é que os jogadores vão dar indicações para tomar opções. O meu foco e prioridade está mais virado para o Spartak.
Com o pouco tempo de intervalo entre o jogo com o Spartak Moscovo e o Moreirense, como preparou o jogo?
Como preparei? Não preparei nada ainda, chegámos de Moscovo. Vamos treinar esta tarde [sexta-feira] depois de Moscovo, mas temos a vantagem de já nos conhecermos bem e é mais fácil.
Na linha da frente perdeu Seferovic em Moscovo, há a questão de Rodrigo Pinho, e Yaremchuk? Poderá ser já opção?
A ideia de trazer o Yaremchuk foi precisamente pensando que poderá ser útil no jogo. Temos dois avançados que podem ficar de fora por lesão... o Seferovic sim, o Rodrigo [Pinho] não tanto. O Yaremchuk vai estar na convocatória, sem dúvida.
Tenciona voltar a jogar com três defesas-centrais?
Poderá mudar. Tem a ver com o treino, dois jogadores apresentam alguma fadiga muscular, Vertonghen e Lucas Veríssimo, e podemos ter de alterar em função disso.
O Moreirense lutou pela Europa e surge entre dois jogos europeus, devia ter havido atenção na calendarização para o Benfica arrancar em casa? Em que patamar coloca o Moreirense na luta neste campeonato?
O Moreirense ficou em 8.º no ano passado, conhecemos e sabemos que as equipas grandes têm alguma dificuldade em vencer em Moreira de Cónegos. Não mudou muito, no treinador sim, só dois ou três jogadores novos no onze, e sabemos que vamos ter um jogo difícil pelo que o Moreirense tem transmitido ao longo dos últimos anos. Quanto ao jogo, o ideal era não ter este jogo no meio dos dois da Champions, mas por isso é que o plantel está preparado, tem mais do que dois jogadores por posição para fazer mudanças jogo a jogo. Isso é o que vamos fazer.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 29 de junho de 2022