Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Avançado de 18 anos do Benfica pretende manter a relação com os golos na 5.ª temporada de águia ao peito, dando "continuidade" a um processo que, frisa, "está longe de acabar".
12 agosto 2021, 14h00
João Resende
João Resende
João Resende
Considerado como mais uma das promessas da formação do Benfica, João Resende está no seu segundo ano de júnior, mas, olhando para o seu trajeto no clube e nas seleções nacionais, facilmente verificamos a sua capacidade para atuar em escalões acima com um rendimento elevado e, sobretudo, a sua relação com as balizas contrárias e o golo.
Desde cedo, entre 2013 e 2015, integrou o Centro de Formação e Treino benfiquista de Braga, ele que iniciou o seu percurso na AD Fafe. O Vitória de Guimarães contou com João Resende nas suas fileiras durante quatro temporadas e em 2019 voltou ao Benfica, integrando o Benfica Campus.
Em 2019/20, novamente de águia ao peito, como juvenil, João Resende apontou 24 golos em 20 jogos, tendo por uma ocasião representado a formação dos Juniores. Na época seguinte, em 2020/21, surgiu entre os mais velhos, atuando nos Sub-23. Aí, participou em 16 jogos, contabilizando sete golos, isto sem esquecer os cinco jogos e três golos rubricados pelos Juniores.
João Resende olha para este percurso e a renovação concretizada precisamente como uma "demonstração de confiança" no que tem feito e nas esperanças depositadas pelo clube. "É um bom sinal [a renovação], sinal de confiança do clube no meu trabalho e a demonstração de que consigo a atingir os objetivos e as expectativas que previram para mim", disse, em declarações à BTV, destacando igualmente a sua evolução nas diversas componentes formativas de um atleta profissional e não só: "O Benfica tem um papel muito importante na minha evolução como jogador e enquanto homem. Desde que vim para o Benfica evoluí muito em vários fatores, técnico, tático, físico e psicológico e tenho um comportamento muito positivo."
Paralelamente ao trajeto descrito, além de fora do campo ser presença regular nos Quadros de Mérito Escolar do Benfica Campus desde a sua integração em 2019, João Resende já representou as seleções nacionais em 20 ocasiões, concretamente nos escalões de Sub-15 (quatro golos em outros tantos jogos), Sub-16 (nove jogos e três golos) e nos Sub-17 (sete jogos e dois golos).
Certo é que João Resende mantém o foco nos objetivos que pretende atingir enquanto atleta e estudante, considerando e definindo o prolongamento da ligação ao Benfica como "a continuidade num processo que está longe de acabar". Isto, sem esquecer, também, os estudos e o gosto pela engenharia. "São duas coisas [estudos e futebol] que podemos conciliar perfeitamente se mantivermos o foco e a dedicação. O Benfica também facilita essa conciliação e assim tudo é possível", rematou.
Filipe Coelho (treinador Juvenis A SL Benfica): "O Resende é golo! É um especialista a concretizar o trabalho coletivo de toda a equipa. É o último da 'linha de montagem', se olharmos para a construção do jogo ofensivo desta forma. Mostra uma capacidade muito acima da média para marcar, revelando uma eficácia incrível. Muitas vezes, fá-lo de uma forma simples e prática. Noutras, de uma forma que só ele conhece, tirando os defesas da jogada. É capaz de utilizar várias superfícies de contacto do pé e, com muito pouco espaço de manobra, com um ou dois toques, consegue uma simulação que lhe 'abre a janela' para finalizar. Precisa de pouco espaço para fazer golo e é dentro da área que mostra todo o seu potencial. Fora dela, é perspicaz nos movimentos de rutura para deixar espaço livre para colegas receberem ou mesmo para ser ele a aproveitá-lo. É eficaz nos movimentos de apoio aos médios, dando fluidez ao jogo interior da equipa e conseguindo ler muito bem onde pode receber sem marcação, entre as linhas de pressão do adversário. A defender, mostra potencial de aprendizagem para conseguir ser um jogador mais forte. Tem uma excelente atitude para pressionar no momento da perda e ajudar a equipa. Acabar um jogo sem marcar é um dia estragado na sua vida! O Resende é golo!"
Catarina Santos (Coordenadora Departamento Escolar, Formação Pessoal e Social Futebol de Formação do SL Benfica): "Desde que entrou para o Benfica Campus, tanto o João Resende como os seus pais deram sempre grande importância à vertente escolar e à continuidade de um percurso académico de sucesso. E, de facto, o João revelou-se um excelente aluno, fez sempre parte do quadro de honra do Colégio Guadalupe e dos nossos quadros de mérito escolar no Benfica Campus. É um aluno de excelência. O João frequentou o curso de Ciências e Tecnologias, considerado o mais exigente do ensino secundário. Mesmo assim, terminou com uma excelente média, que lhe permite agora entrar para a universidade e, basicamente, para o curso que quiser. Para o João, a escola sempre foi um fator basilar e é um exemplo da conciliação de sucesso entre as vertentes desportiva e académica, com excelente aproveitamento em ambas. Tendo em conta a dificuldade do curso que frequentou, a média com que o terminou e as exigências da vida desportiva, é excecional!"
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024