Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
"É um enorme prazer fazer parte da família Benfiquista", foi desta forma que o técnico espanhol se apresentou ao dar o pontapé de saída na nova etapa profissional: o Sport Lisboa e Benfica.
12 agosto 2021, 13h21
Fernando Tavares e Pulpis
Pulpis
Pulpis
Pulpis
Fernando Tavares e Pulpis
Espanhol de nacionalidade, Pulpis chega à Luz após uma passagem de quatro anos pela Tailândia ao serviço da seleção. Na apresentação oficial, na sala de Imprensa do Estádio da Luz, agradeceu "a confiança" e garantiu que vai responder "com muito trabalho".
"Para mim, é um enorme prazer fazer parte de um clube tão grande como o Benfica, da família benfiquista, que espero que seja minha durante muito tempo. Agradecer a Fernando [Tavares] e ao Gonçalo [Alves] pela confiança depositada em mim e em todo o staff. Vamos devolver essa confiança com muito trabalho. Ninguém vai trabalhar mais do que nós e depois é juntar todos os êxitos que possamos para este clube", afirmou.
A carreira de treinador, essa, começou em 1996/97 no Santiago Futsal, onde permaneceu até 1997/98, orientou, ainda, o Melilla FS (1998/99 e 1999/2000), o Prone Lugo (2000/01 e 2001/02), o Muebles Caloto FS (2002/03) e o El Pozo Valência (2003/04), altura em que saiu de Espanha para a Croácia. No Orkan Zagreb esteve em 2003/04, regressando ao seu país na época seguinte. Aí, orientou o Barcel Euro Puebla (2004/05 e 2005/06) e voltou às origens – Santiago Futsal – 2006/07.
A partir de 2007 e até 2012 foi selecionador. Tailândia entre 2007 e 2011, e Uzbequistão em 2011 e 2012. Entre 2012 e 2014 regressou às lides dos clubes e liderou os tailandeses do Chonburi. Voltou a ser selecionador do Uzbequistão de 2014 a 2017 e da Tailândia de 2017 a 2021.
"A liga portuguesa é completamente diferente da etapa que tive na Ásia. O nível da liga é de uma das melhores do mundo, junto com a brasileira, espanhola e russa. A cada ano o nível aumenta, com as equipas a reforçarem-se. Não vai ser fácil, mas assumimos esse desafio e vamos tentar ter bons resultados. Sabemos que é uma época complicada, porque temos o Mundial e o Europeu. Há sete jogadores que não vão estar connosco até a poucos dias de começar a liga. Assumimos isso, temos de nos adaptar, e a pouco e pouco vamos impor a nossa formar de jogar e a nossa ideia de como defender e atacar", assegurou o técnico.
Bastante titulado, o novo treinador do Benfica tem, entre as principais conquistas, 1 Taça da Croácia, 1 Europe Cup Winners, prova extinta e que a ganhou diante do Benfica, 1 Champions League Asiática, 2 Taças da Tailândia, 2 Campeonatos da Tailândia, 1 AFF Futsal (prova entre seleções do Sudoeste Asiático) e 1 Sea Games (competição semelhante aos Jogos Olímpicos, mas para países do Sudoeste Asiático). Agora quer fazer história de águia ao peito e até já visitou o Museu Benfica – Cosme Damião…
"É algo impressionante. O Benfica tem muita história, e não é só no futebol, mas também nas modalidades. Sabia da grandeza do Benfica, mas não imaginava que tivesse esta sala de troféus e este Museu magnifico. Voltarei para fazer uma visita com mais calma", prometeu.
Mesmo a trabalhar no outro lado do globo, Pulpis manteve-se atento ao que se passava no futsal europeu, nomeadamente em Portugal e nas águias.
"Do plantel conheço tudo muito bem. Antes de começar as negociações, já conhecia o plantel do Benfica. Quem trabalha no futsal tem de estar informado sobre as grandes equipas e as grandes ligas. Acompanhava a liga portuguesa, tal como a espanhola. Acompanhei vários jogos da liga portuguesa e conheço vários jogadores e equipas. Com o Rômulo equilibrámos o plantel numa posição importante [fixo], o Carlinhos tem umas qualidades incríveis. Não é o futuro, é o presente. Vai-nos trazer muitas coisas. Temos muitas opções, podemos jogar de várias maneiras e estou satisfeito com o plantel", sublinhou.
Cerca de um ano e meio depois vai ser possível voltar a ter os Benfiquistas nas bancadas do pavilhão, algo que agrada ao treinador espanhol.
"Todos os desportistas gostam de jogar com os adeptos. Levamos um ano e meio com pavilhões vazios. Estamos ansiosos por ter a presença dos nossos adeptos para verem como a equipa evolui. Também seria uma prova de que estamos a superar esta pandemia", admitiu Pulpis.
Também presente na apresentação oficial do novo treinador de futsal esteve Fernando Tavares, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica. O dirigente tomou a palavra para explicar a escolha do Clube em Pulpis.
"É com enorme satisfação que apresentamos o novo treinador da nossa equipa de futsal, o Pulpis. Um novo ciclo que se abre depois do ciclo que se fecha e que foi liderado pelo Joel Rocha, que fez um bom trabalho durante sete anos no Benfica e a quem agradeço publicamente todo o esforço, dedicação e trabalho desenvolvido", começou por reconhecer.
"Achámos que havia necessidade de iniciar um novo ciclo, de transformação, e escolhemos o Pulpis. Pela competência, pela experiência internacional, vem de uma escola de futsal que apreciamos e achamos ser bastante competitiva, que é a espanhola. Tem uma larga experiência em clubes e em seleções. É instrutor da FIFA. O que me levou, essencialmente, a escolher o Pulpis foram duas características fundamentais: primeiro, mostrou bastante conhecimento do Benfica e da equipa de futsal, segundo, durante a sua vida profissional demonstrou uma grande capacidade de se adaptar, transformando. É isso que precisamos no Benfica, de transformar o nosso futsal, mas adaptando-nos ao contexto do Clube e ao passado. Ou seja, transformar sem ruturas. Ele tem essa capacidade e experiência, e a vivência que nos parece essencial para elevar o nível competitivo e conseguir os objetivos que todos pretendemos que são as vitórias nas provas em que estamos inseridos", destacou.
Fernando Tavares acrescentou, igualmente, que as mudanças não se ficam só pelo treinador principal, mas também noutras valências técnicas.
"O processo de reestruturação estendeu-se também a outros elementos. O treinador adjunto será o Estevão Cordovil. Treinador com larga experiência internacional, muito capaz e tem uma abordagem ao treino e ao jogo bastante moderna; Nuno Silva será o treinador de guarda-redes. Vem para melhorar significativamente o trabalho que pretendemos fazer com os nossos guarda-redes", revelou.
O vice-presidente encarnado falou, ainda, do posicionamento do Benfica durante este mercado de transferências.
"O mercado de contratações no futsal é muito fechado e não houve espaço para grandes transformações. Confiamos no plantel que temos e o que tentámos fazer foi afinar a competitividade da equipa. Contratámos o Rômulo para uma posição que considerámos que devia ser reforçada. Apostámos ainda na juventude através da contratação do Carlinhos, do Caxinas, que é um jogador talentoso e de futuro. Além disso, vamos apostar na formação", apontou Fernando Tavares.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024