Futsal

12 agosto 2021, 13h21

Fernando Tavares e Pulpis

Pulpis

Pulpis

Pulpis

Fernando Tavares e Pulpis

José Maria Pazos Mendéz, mais conhecido no mundo do futsal por Pulpis, é o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica. Tem 47 anos e é um dos mais conceituados técnicos da modalidade.

Espanhol de nacionalidade, Pulpis chega à Luz após uma passagem de quatro anos pela Tailândia ao serviço da seleção. Na apresentação oficial, na sala de Imprensa do Estádio da Luz, agradeceu "a confiança" e garantiu que vai responder "com muito trabalho".

"Para mim, é um enorme prazer fazer parte de um clube tão grande como o Benfica, da família benfiquista, que espero que seja minha durante muito tempo. Agradecer a Fernando [Tavares] e ao Gonçalo [Alves] pela confiança depositada em mim e em todo o staff. Vamos devolver essa confiança com muito trabalho. Ninguém vai trabalhar mais do que nós e depois é juntar todos os êxitos que possamos para este clube", afirmou.

A carreira de treinador, essa, começou em 1996/97 no Santiago Futsal, onde permaneceu até 1997/98, orientou, ainda, o Melilla FS (1998/99 e 1999/2000), o Prone Lugo (2000/01 e 2001/02), o Muebles Caloto FS (2002/03) e o El Pozo Valência (2003/04), altura em que saiu de Espanha para a Croácia. No Orkan Zagreb esteve em 2003/04, regressando ao seu país na época seguinte. Aí, orientou o Barcel Euro Puebla (2004/05 e 2005/06) e voltou às origens – Santiago Futsal – 2006/07.

Apresentação de Pulpis

A partir de 2007 e até 2012 foi selecionador. Tailândia entre 2007 e 2011, e Uzbequistão em 2011 e 2012. Entre 2012 e 2014 regressou às lides dos clubes e liderou os tailandeses do Chonburi. Voltou a ser selecionador do Uzbequistão de 2014 a 2017 e da Tailândia de 2017 a 2021.

"A liga portuguesa é completamente diferente da etapa que tive na Ásia. O nível da liga é de uma das melhores do mundo, junto com a brasileira, espanhola e russa. A cada ano o nível aumenta, com as equipas a reforçarem-se. Não vai ser fácil, mas assumimos esse desafio e vamos tentar ter bons resultados. Sabemos que é uma época complicada, porque temos o Mundial e o Europeu. Há sete jogadores que não vão estar connosco até a poucos dias de começar a liga. Assumimos isso, temos de nos adaptar, e a pouco e pouco vamos impor a nossa formar de jogar e a nossa ideia de como defender e atacar", assegurou o técnico.

"Temos muitas opções, podemos jogar de várias maneiras e estou satisfeito com o plantel"

Bastante titulado, o novo treinador do Benfica tem, entre as principais conquistas, 1 Taça da Croácia, 1 Europe Cup Winners, prova extinta e que a ganhou diante do Benfica, 1 Champions League Asiática, 2 Taças da Tailândia, 2 Campeonatos da Tailândia, 1 AFF Futsal (prova entre seleções do Sudoeste Asiático) e 1 Sea Games (competição semelhante aos Jogos Olímpicos, mas para países do Sudoeste Asiático). Agora quer fazer história de águia ao peito e até já visitou o Museu Benfica – Cosme Damião…

"É algo impressionante. O Benfica tem muita história, e não é só no futebol, mas também nas modalidades. Sabia da grandeza do Benfica, mas não imaginava que tivesse esta sala de troféus e este Museu magnifico. Voltarei para fazer uma visita com mais calma", prometeu.

Apresentação de Pulpis

Mesmo a trabalhar no outro lado do globo, Pulpis manteve-se atento ao que se passava no futsal europeu, nomeadamente em Portugal e nas águias.

"Do plantel conheço tudo muito bem. Antes de começar as negociações, já conhecia o plantel do Benfica. Quem trabalha no futsal tem de estar informado sobre as grandes equipas e as grandes ligas. Acompanhava a liga portuguesa, tal como a espanhola. Acompanhei vários jogos da liga portuguesa e conheço vários jogadores e equipas. Com o Rômulo equilibrámos o plantel numa posição importante [fixo], o Carlinhos tem umas qualidades incríveis. Não é o futuro, é o presente. Vai-nos trazer muitas coisas. Temos muitas opções, podemos jogar de várias maneiras e estou satisfeito com o plantel", sublinhou.

Cerca de um ano e meio depois vai ser possível voltar a ter os Benfiquistas nas bancadas do pavilhão, algo que agrada ao treinador espanhol.

"Todos os desportistas gostam de jogar com os adeptos. Levamos um ano e meio com pavilhões vazios. Estamos ansiosos por ter a presença dos nossos adeptos para verem como a equipa evolui. Também seria uma prova de que estamos a superar esta pandemia", admitiu Pulpis.

Apresentação de Pulpis

Fernando Tavares: "Escolhemos Pulpis pela competência e experiência internacional"

Também presente na apresentação oficial do novo treinador de futsal esteve Fernando Tavares, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica. O dirigente tomou a palavra para explicar a escolha do Clube em Pulpis.

"É com enorme satisfação que apresentamos o novo treinador da nossa equipa de futsal, o Pulpis. Um novo ciclo que se abre depois do ciclo que se fecha e que foi liderado pelo Joel Rocha, que fez um bom trabalho durante sete anos no Benfica e a quem agradeço publicamente todo o esforço, dedicação e trabalho desenvolvido", começou por reconhecer.

Apresentação de Pulpis

"Achámos que havia necessidade de iniciar um novo ciclo, de transformação, e escolhemos o Pulpis. Pela competência, pela experiência internacional, vem de uma escola de futsal que apreciamos e achamos ser bastante competitiva, que é a espanhola. Tem uma larga experiência em clubes e em seleções. É instrutor da FIFA. O que me levou, essencialmente, a escolher o Pulpis foram duas características fundamentais: primeiro, mostrou bastante conhecimento do Benfica e da equipa de futsal, segundo, durante a sua vida profissional demonstrou uma grande capacidade de se adaptar, transformando. É isso que precisamos no Benfica, de transformar o nosso futsal, mas adaptando-nos ao contexto do Clube e ao passado. Ou seja, transformar sem ruturas. Ele tem essa capacidade e experiência, e a vivência que nos parece essencial para elevar o nível competitivo e conseguir os objetivos que todos pretendemos que são as vitórias nas provas em que estamos inseridos", destacou.

"Confiamos no plantel que temos e afinámos a competitividade da equipa"

Fernando Tavares acrescentou, igualmente, que as mudanças não se ficam só pelo treinador principal, mas também noutras valências técnicas.

"O processo de reestruturação estendeu-se também a outros elementos. O treinador adjunto será o Estevão Cordovil. Treinador com larga experiência internacional, muito capaz e tem uma abordagem ao treino e ao jogo bastante moderna; Nuno Silva será o treinador de guarda-redes. Vem para melhorar significativamente o trabalho que pretendemos fazer com os nossos guarda-redes", revelou.

O vice-presidente encarnado falou, ainda, do posicionamento do Benfica durante este mercado de transferências.

"O mercado de contratações no futsal é muito fechado e não houve espaço para grandes transformações. Confiamos no plantel que temos e o que tentámos fazer foi afinar a competitividade da equipa. Contratámos o Rômulo para uma posição que considerámos que devia ser reforçada. Apostámos ainda na juventude através da contratação do Carlinhos, do Caxinas, que é um jogador talentoso e de futuro. Além disso, vamos apostar na formação", apontou Fernando Tavares.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futsal