Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O treinador fez a antevisão do Santa Clara-Benfica, jogo da 5.ª jornada da Liga Bwin.
10 setembro 2021, 15h02
Jorge Jesus
As dificuldades colocadas pelo entrelaçar dos calendários de seleções nacionais e clubes amplificam as preocupações do técnico Jorge Jesus, frente a um Santa Clara que representa um "difícil" oponente em vésperas do arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões, em Kiev, perante do Dínamo, terça-feira, dia 14 de setembro.
Que resposta espera do Benfica nos Açores, no regresso às competições, após o interregno de duas semanas para jogos das seleções nacionais?
É um jogo de dificuldade elevada. O Santa Clara fez um excelente campeonato na época passada, e nesta temporada começou muito bem a sua competição europeia. É uma equipa muito bem trabalhada técnica e taticamente. Sabemos que, como sempre, será um jogo difícil nos Açores, mas também nos preparámos muito bem, com metodologias diferenciadas, durante estas duas semanas de interregno. É um jogo difícil, mas também o encaramos com a confiança necessária para trazermos de lá os três pontos.
Lucas Veríssimo e Otamendi estão entre as suas opções para este jogo?
Eles jogaram nesta última madrugada pelas suas seleções, um mais cedo do que o outro. Pelo que já sabemos, são jogadores que em termos clínicos estão aptos. Ambos têm viagem marcada para os Açores.
Este é um daqueles casos em que o treinador, na véspera do jogo, ainda não sabe com que estrutura tática vai entrar em campo? André Almeida é uma hipótese para alinhar num sistema com três centrais?
Só vou saber o estado físico dos jogadores quando falar com eles. Enquanto o Lucas Veríssimo não pode estar em Kiev [vai cumprir um jogo de castigo], o Otamendi pode... Isso é muito importante para eu ajuizar. Quanto ao André Almeida, ele poderia ser um dos jogadores a considerar, se tivesse treinado regularmente nestas duas semanas, mas teve um problema físico depois do jogo com o Tondela e esteve a trabalhar com limitação. Não vai estar na convocatória para os Açores. Já tenho 90 por cento da equipa na minha cabeça. Quando falar com Lucas Veríssimo e Otamendi, vou definir, porque nestas duas semanas também trabalhámos a equipa a pensar nas duas hipóteses.
O Benfica está 100 por cento vitorioso na Liga, e nesta jornada há um clássico entre os rivais... Isso torna este desafio com o Santa Clara ainda mais importante?
É um facto que dois dos nossos rivais jogam entre eles e não podem ganhar os dois. Temos um jogo difícil, e mais importante que o jogo deles é o nosso. É um jogo de exigência máxima e sabemos que temos de pensar em nós e não nos outros. Estou preocupado com a qualidade da equipa do Santa Clara, se o Villanueva vai jogar ou não (é da seleção da Venezuela), tal como o Morita (da seleção do Japão), jogadores que dão qualidade à equipa do Santa Clara.
Fechou a janela de transferências. Está satisfeito com o plantel que tem à sua disposição?
Estou extremamente satisfeito com o plantel que tenho, já estava antes de um ou outro jogador ter entrado. Após fechar a janela de transferências, melhor ainda. Temos um plantel para fazer face a todos os jogos, trabalhamos em termos de dinâmica e estrutura da equipa para fazer face às necessidades que vamos ter nos Açores e na terça-feira em Kiev.
Valentino Lázaro é um dos novos jogadores. O que pode acrescentar? Falou igualmente da contratação de mais um defesa-central...
O Lázaro é um jogador que tem uma vantagem, faz lateral-direito e lateral-esquerdo. Numa estrutura de três defesas ainda faz melhor. Dá essa garantia, pelo valor e pela experiência que tem. Jogou em duas equipas [Borússia Mönchengladbach e Inter Milão] com uma estrutura assim nas últimas duas épocas. Por isso, conhece os caminhos que tem de fazer a defender e a atacar, mas ainda não conhece os caminhos da equipa. Quanto ao defesa-central, já falámos sobre isso, dessa hipótese. Falou-se do David Luiz, mas não vindo ele não viria mais nenhum, pois não queria. Ficámos com os que tínhamos. Temos o Ferro para preencher essa possibilidade.
Gedson é um dos médios do plantel para esta temporada. Prevê que possa ter oportunidades?
Acreditamos que tem potencial para crescer no Benfica. Joga numa posição onde temos João Mário e Taarabt e dá-nos garantias de ser uma opção para os muitos jogos que vamos ter. Tem vindo a crescer e acreditamos nele. O Gedson também preferiu ficar no Benfica porque sabe que vai crescer muito.
Texto: João Sanches e Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024