Futebol

15 setembro 2021, 14h54

Francisco Machado de águia ao peito

Francisco Machado com bola

Francisco Machado

HIGHLIGHTS

Francisco Corga de Sousa Soares Machado, defesa-esquerdo de 16 anos (22/07/2005), assinou contrato profissional com o Sport Lisboa e Benfica.

"Agradeço ao Benfica pela confiança que deposita em mim, e agora é continuar a trabalhar e ambicionar muito mais, esperar que isto seja só o começo de uma coisa muito boa", comentou o jogador, à BTV.

Juvenil Sub-17 (2.º ano), Francisco Machado vive a quarta temporada ao serviço das águias. O futebolista ingressou no Centro de Formação e Treino benfiquista de Aveiro em 2016/17 e no Benfica Campus em 2019/2020.

No seu percurso futebolístico, o defesa atuou pelo Anadia FC, clube onde permaneceu por duas épocas (entre 2017 e 2019), tendo começado na Académica de Coimbra e no CD Pedrulhense.

Na estreia pelas seleções jovens portuguesas, Francisco Machado somou três internacionalizações pelos Sub-17 na "Syrenka Cup 2021", competição que decorreu na Polónia, entre 3 e 7 de setembro.

Além da vertente desportiva, o atleta distingue-se pelo sucesso na vertente académica, constando regularmente nos Quadros de Mérito Escolar do Benfica Campus.

Francisco Machado

ZONA DE AVALIAÇÃO

TIAGO PINA (treinador dos Iniciados A do Benfica): "O Francisco tem uma capacidade invulgar para perceber o jogo. Se a ideia de 'esponja' tal como é normalmente utilizada se aplica bem a alguém, é ao Francisco. Para além dessa aptidão para apreender com bastante eficácia o lado tático do jogo, é um jogador com enorme talento, tecnicamente dotado, com uma tendência para o jogo associativo, quer no corredor lateral, quer no corredor central. Demonstra uma maturidade bastante acima da média para a idade, o que se reflete na forma responsável e rigorosa como encara cada tarefa, cada treino, cada jogo. Espero que possa continuar a evoluir connosco e a ter o sucesso que merece."

Francisco Mchado

CATARINA SANTOS (coordenadora do Departamento Escolar e de Formação Pessoal e Social do Futebol de Formação do Benfica): "O Francisco Machado juntou-se a nós quando frequentava o 9.º ano e revelou-se desde logo um jovem focado, responsável e empenhado nas suas obrigações. Essas características pessoais são transportadas para a área escolar e, consequentemente, o Francisco é um excelente aluno, muito responsável e com muita facilidade de aquisição de conhecimentos. Tem feito sempre parte do Quadro de Honra do Colégio Guadalupe assim como do Quadro de Mérito Escolar do Benfica Campus, conciliando exemplarmente a vertente desportiva e a académica na gestão do tempo e organização das suas tarefas."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 15 de setembro de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Futebol

Treino em dia de aniversário

O líder Benfica defronta o Vitória de Guimarães no próximo sábado, dia 25 de setembro, numa partida relativa à 7.ª jornada da Liga Bwin, com pontapé inicial marcado para as 18h00. Tendo em vista a deslocação à Cidade-Berço, e em dia do 15.º Aniversário do Benfica Campus, a formação comandada por Jorge Jesus treinou no local...

Futebol

Por dentro da vitória frente ao Boavista

O Benfica soma e segue na Liga Bwin, desta feita venceu o Boavista, na segunda-feira, 20 de setembro, no Estádio da Luz. O 3-1 registado coloca os comandados de Jorge Jesus como o melhor ataque da competição, com 16 golos, no topo isolado da geral. Veja os bastidores de mais um triunfo na Catedral...

Futebol

Vertonghen "muito feliz" pelos 50 jogos de águia ao peito

Jan Vertonghen foi titular no eixo defensivo do Benfica no encontro da 6.ª jornada da Liga Bwin, frente ao Boavista, no Estádio da Luz, este dia 20 de setembro, tendo alcançado um marco na sua carreira com o Manto Sagrado vestido. "Estou muito feliz pelos 50 jogos de águia ao peito!", partilhou o internacional belga em português.

Futebol

Diogo Gonçalves assinala 50 jogos na equipa principal

Diogo Gonçalves alinhou no onze inicial do Benfica perante o Boavista, numa partida realizada no Estádio da Luz, referente à 6.ª jornada da Liga Bwin. Num encontro em que atingiu os 50 jogos pela equipa principal das águias, foi dele a assistência para o golo do Darwin, tento que abriu caminho para o triunfo por 3-1. "Estou muito feliz por ter completado 50 jogos pela equipa principal do Benfica. Que venham mais 50, junto com todos vocês! Obrigado pelo apoio", partilhou o defesa, dirigindo-se aos Benfiquistas.

Futebol

Benfica-Boavista em imagens

Seis jornadas, seis vitórias... há 39 anos que o Benfica não tinha um arranque como este no Campeonato Nacional. No Estádio da Luz, nesta noite de segunda-feira, dia 20 de setembro, a formação comandada por Jorge Jesus venceu o Boavista, por 3-1, numa partida intensa e bem disputada. Contas feitas, 18 pontos e a liderança invicta da Liga Bwin.

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar