Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Técnico fez a análise ao triunfo (3-1) do Benfica frente ao Boavista, a contar para a 6.ª jornada da Liga Bwin.
20 setembro 2021, 23h14
Jorge Jesus
A história da 6.ª vitória do Benfica na Liga Bwin, que aumenta o conjunto de "sinais positivos", tem subjacente o nome de Darwin, que fez dois golos ao Boavista e forneceu indicadores claros do que pode render no enquadramento tático que Jorge Jesus lhe deu. Também Rafa teve direito a menção honrosa quando o técnico se referiu aos desafios táticos que colocou à frente dos dois atletas. Mas não foram os únicos elogiados da noite, também Weigl, Yaremchuk, Valentino e os adeptos: "Dão uma grande segurança à equipa!"
"Foi uma vitória importante por vários motivos... no ano passado o 6.º jogo foi com o Boavista, que nos tirou a possibilidade de mais uma vitória... Penso que os primeiros 45 minutos foram melhores que os últimos. Na primeira parte tivemos grande qualidade de jogo, houve um grande golo do Boavista que foi mérito do adversário. Depois do 3-1, quando o jogo poderia ficar mais fácil, pela qualidade técnica e posicional da nossa equipa, não tivemos a qualidade que devíamos ter. Jogámos no risco e deixámos que o Boavista pensasse que tivesse algumas hipóteses, deixámos que tivesse bola."
"São sinais positivos! Somos uma equipa que em qualquer momento faz golo, não precisamos de muito tempo a atacar. O que fugiu a isto foi o jogo em Kiev. Darwin e Rafa, muito rápidos, em qualquer momento desestabilizam a última linha do adversário. Aconteceu nos golos, e quando temos a felicidade de estarem bem... eles fogem muito dos adversários, fogem dos próprios colegas, do Pinho, Pizzi, Everton, que têm outras características. O Benfica joga com uma ideia muito forte em ganhar, quero uma equipa com pensamento positivo. Vencemos os primeiros seis jogos, é um bom sinal, vamos trabalhar para a 7.ª, acreditamos que temos essa qualidade, em cada jogo nota-se que estamos mais fortes."
"Darwin e Rafa são jogadores muito rápidos na procura do espaço e na procura da profundidade. A velocidade e execução são importantíssimas para ganhar o espaço sobre quem defende. Ofensivamente temos vários posicionamentos, e a colocação do Rafa tem a ver com a estratégia, como o adversário joga. Nós procuramos os espaços vazios para que o jogo seja melhor, mais fluido, e isto vai acontecer mais vezes, ou seja, jogadores a mudar várias vezes de posições. O Darwin já demonstrou toda a sua qualidade. Tem características que não são muito comuns aos avançados de hoje, é muito rápido. Partindo da esquerda tem mais espaço para usar a velocidade que tem. Está a adaptar-se a essa posição, adora jogar aberto com e sem bola. Tenho de ir à procura das características dos jogadores, como fazemos com o Rafa. O Darwin também é um bom jogador, que finaliza e cabeceia bem!"
"Fez vários movimentos para a profundidade, teve mais rotatividade e mobilidade neste jogo. Não fez golo, e um avançado tem sempre esse problema. Mas teve períodos bons, está a jogar melhor de costas, ainda não o que queremos, porém, está a conhecer a equipa. Ele e o Valentino não falam português, joga com um avançado ao lado que só fala castelhano e tem alguma dificuldade em adaptar-se, ao contrário do Rodrigo Pinho. Mostrou no Europeu a sua qualidade. Acreditamos que vai dar a sua rentabilidade, porque não fez um jogo negativo. Nos primeiros jogos teve desempenhos não tão fortes como hoje [este dia 20 de setembro]."
"O Weigl perde a bola [no lance do golo do Boavista], mas quem não perde em jogo? Só foi golo, porque foi um golo de bandeira do jogador do Boavista! Nem falei em nada ao intervalo com o Weigl sobre isso, nem no final do jogo. Mérito para o jogo do Boavista. Weigl tem características especiais, está cada vez melhor fisicamente, quando joga com três [centrais] é melhor para ele. O Valentino entrou devido à lesão do Diogo Gonçalves, que se ressentiu de um problema físico. Nota-se que é um jogador experiente, cauteloso, é um jogador forte no passe. Está a adaptar-se. Os que chegaram estão a adaptar-se à ideia da equipa."
"Todas as equipas quando sofrem golos baixam um bocadinho a sua confiança, nós já não estávamos habituados a jogar com adeptos. Os nossos são diferentes, têm grande paixão, empurram a equipa para o objetivo que é o golo. Que continue assim, foi assim que me habituaram. Sempre que jogamos na Luz sentimo-nos seguros, os adeptos dão grande segurança à equipa!"
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 12 de agosto de 2022