Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão do embate de Champions League com o Barcelona no Estádio da Luz, o treinador do Benfica salientou a valia do adversário, que "não passou do 8 ao 80 por não ter Messi", e antecipou caminhos para ambicionar a vitória.
28 setembro 2021, 15h52
Jorge Jesus
"Não vejo que o Barcelona passe do 8 para o 80 só porque não tem o Messi (e quando tinha o Messi perdeu 8-2 com o Bayern)", advertiu Jorge Jesus na conferência de Imprensa realizada ao início da tarde de terça-feira, 28 de setembro, no Benfica Campus.
"Vamos ter imensas dificuldades porque vamos encontrar uma equipa com grandes jogadores. Se deixas o Barcelona com muito espaço entre linhas, morres com facilidade, porque ela joga muito vertical, tem um corredor central muito forte, jogue quem jogar. Se queremos ganhar, essa é uma das zonas que temos de anular", perspetivou o técnico, que também admitiu a hipótese de retocar o meio-campo.
Em Guimarães, vimos novamente o Benfica a pressionar alto, em cima da defesa do Vitória. Frente ao Barcelona, uma equipa que sai a jogar com facilidade, o Benfica vai tentar condicionar este estilo ou vai ser mais paciente?
Todos sabemos que um dos momentos fortes da equipa do Barcelona é o seu ataque posicional em qualquer fase do campo. Começando pela sua zona de construção, é uma equipa que sai para o jogo no risco, porque acredita na qualidade individual dos seus jogadores e no bom posicionamento que têm. Temos uma forma de pensar: para nós, jogar com o Barcelona ou em Guimarães é igual. Vamos tentar dificultar o Barcelona logo na sua primeira fase de saída de jogo, sabendo que muitas vezes vai ser capaz de sair da nossa primeira zona de pressão, porque tem muita qualidade para isso, mas nós preferimos arriscar, porque não queremos mudar a nossa ideia de jogo.
Já enfrentou o Barcelona em três ocasiões. Sente que esta é a vez em que tem mais equipa para fazer frente e bater o pé ao Barcelona?
Põe-se essa questão apenas porque este nosso adversário já não tem o Messi. O Barcelona continua a ser uma das equipas mais fortes da Europa, para não dizer do mundo, com jogadores de nível muito alto. Fiz três jogos contra o Barcelona, num deles o Messi não jogou a titular e empatámos lá 0-0. Ninguém tem dúvidas de que a equipa que tiver Messi é sempre mais forte, mas isso não desvaloriza o Barcelona, que nesta época só perdeu um jogo, com o Bayern Munique. O Barcelona é uma grande equipa, com ambição de ganhar a Champions. Não vejo que o Barcelona passe do 8 para o 80 só porque não tem o Messi (e quando tinha o Messi perdeu 8-2 com o Bayern). Vamos ter imensas dificuldades porque vamos encontrar uma equipa com grandes jogadores. Se deixas esta equipa do Barcelona com muito espaço entre linhas, morres com facilidade, porque ela joga muito vertical, tem um corredor central muito forte, jogue quem jogar. Se queremos ganhar, essa é uma das zonas que temos de anular.
Pondera desguarnecer o ataque, não jogar com três avançados, para ter uma posição mais forte no meio-campo?
Estou a pensar, porque não é a mesma coisa... Tenho a facilidade de poder ter um jogador que me possa fazer a mudança de sistema quando eu quiser, com três dentro ou com um tridente na frente.
O ataque à profundidade pode ser uma das armas do Benfica e um dos principais problemas do Barcelona?
Esse é um momento de jogo que não me preocupa. Quem tem de se preocupar com isso é o treinador do Barcelona. O que me preocupa é quando o adversário tiver bola, no seu ataque posicional, nas suas saídas, nas bolas paradas. Tudo o que seja organização da nossa equipa com bola, quem tem de pensar é o treinador do Barcelona.
Diogo Gonçalves está fora deste jogo? Quais serão as alternativas para a ala direita?
Não recuperou, ainda não tem condições para ser lançado na convocatória. Temos várias hipóteses para o lugar, sabendo que o André Almeida, que vai estar na convocatória, ainda não tem o ritmo exigível para um jogo deste nível na Champions League. Temos também o Gilberto e o Valentino, que fez os 90 minutos em Guimarães. É uma das posições em que tenho várias hipóteses para poder resolver sem problema.
Texto: João Sanches
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 25 de março de 2025