Polo Aquático

15 outubro 2021, 12h40

Equipa de polo aquático

O Sport Lisboa e Benfica tem sido hegemónico no polo aquático feminino e este sábado, dia 16 de outubro, inicia a temporada com mais um título em disputa, a Supertaça Carlos Meinêdo, que detém, frente ao CA Pacense, em Felgueiras, às 15h00. A ambição não falta ao grupo comandado pelo técnico António Machado e capitaneado por Inês Nunes, assumindo o "favoritismo" para as provas a disputar em 2021/22.

A conquista da dobradinha na temporada passada e a manutenção da totalidade da equipa ganhadora de águia ao peito sustentam a confiança de António Machado, mesmo perante o investimento do primeiro rival da temporada, o CA Pacense.

"Esta é a nossa primeira prova da época. Ganhámos o Campeonato e a Taça de Portugal, defrontamos o finalista vencido e assumimos o favoritismo. Não vamos esconder isso, mas é uma final e nestes jogos podem sempre surgir surpresas. Estamos conscientes que do outro lado está uma equipa que investiu, reforçou-se com nove novas jogadoras. Depois, vai participar na Euroliga de polo aquático já em novembro, pelo que deve estar super-motivada e a trabalhar bastante para esse objetivo. Mas nós também trabalhámos bem, mais uma vez. Estamos confiantes que vamos sair vitoriosos", disse ao Site Oficial do Benfica.

António Machado

Sendo uma equipa totalmente amadora, sobressai o "espírito de equipa" e "amor à camisola" patenteado pelas encarnadas, conscientes de que a temporada que agora se inicia será "mais competitiva". "Este ano o campeonato vai ser mais competitivo. O modelo do ano passado foi de regularidade e fomos campeãs nacionais a duas jornadas do final. Este ano não será assim, haverá uma fase regular, depois meias-finais em play-off e a final à melhor de três", lembrou António Machado, apontando o Fluvial como o principal rival.

Mas tal não esmorece a equipa do Benfica. "É difícil chegar lá cima, mas é sempre mais difícil mantermo-nos lá. Tenho um belíssimo leque de jogadoras. O CA Pacense e o Fluvial Portuense reforçaram-se, mas nós mantivemos a equipa, ninguém saiu, temos um grupo ganhador e esse é o melhor reforço. Vamos estar na luta pelo tricampeonato. Dominámos a modalidade nos últimos anos, mas os adversários melhoraram. Assumimos o favoritismo. O Fluvial Portuense tem cinco jogadoras novas, as melhores que estavam na equipa do Paredes, é praticamente uma seleção do Porto. Se não houvesse o CA Pacense seria uma seleção do Norte, mas o Benfica é favorito. É para ganhar", atirou.

Inês Nunes

Inês Nunes: "Queremos ganhar tudo"

A capitã Inês Nunes vê uma equipa preparada para a Supertaça, mas o foco é mais abrangente. "Estamos preparadas! Espero que consigamos alcançar o primeiro objetivo da época, a equipa está focada! Se entrarmos bem no jogo, fizermos o nosso jogo, traremos mais uma taça para o Museu Benfica – Cosme Damião. Espero igualar o que fizemos na época passada, queremos ganhar tudo, inclusive os Sub-23", afiançou.

Mas qual o segredo deste grupo vencedor? "O segredo é conseguirmos a manter a equipa, desde o início deste ciclo de vitórias, o trabalho vai passando de ano para ano, evoluímos em bloco, depois, temos um ambiente muito bom, muito saudável, não é fácil, mas as coisas tornam-se mais simples", disse, reforçando: "O Benfica é o alvo a abater, sem dúvida, as equipas do Norte reforçaram-se, e nós já não perdemos há algum tempo. O grande objetivo é vencer o Benfica."

Inês Nunes explicou ainda algumas das "valências" do grupo quando está na piscina. "A equipa é muito jovem. Temos três atletas mais experientes, mas as restantes estão abaixo dos 23 anos. Temos um equilíbrio de irreverência e espontaneidade com experiência. Temos jogadoras muito rápidas, o que nos permite contra-atacar rápido e bem. Depois a melhor guarda-redes é a nossa, além da experiência na defesa. No ataque posicional também somos fortes, com o jogo de pivô. Temos várias valências", concluiu. 

O Benfica conta no seu palmarés com dois Campeonatos Nacionais, quatro Taças de Portugal e duas Supertaças.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 16 de outubro de 2021

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar