Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Técnico do Benfica espera um Vitória de Guimarães na máxima força no duelo da 2.ª jornada do grupo A (fase 3) da Taça da Liga.
26 outubro 2021, 18h03
Jorge Jesus
Na antevisão, à BTV, Jorge Jesus sublinhou que o grupo está ciente de que uma derrota afasta o Benfica da possibilidade de conquistar um troféu que "pretende" alcançar, mesmo que este seja "pouco valorizado". Ainda assim, o treinador diz que irá à luta com uma "mescla de jogadores" entre os mais e menos utilizados, pois não pretende colocar os atletas em "risco de lesão".
Há cerca de um mês o Benfica venceu o Vitória de Guimarães para o Campeonato, no entanto, esta é uma competição diferente, e o adversário já venceu o SC Covilhã neste mesmo grupo A. O que espera deste oponente?
É um jogo com características completamente diferentes, não só porque é para outro troféu, como, para equipas como o Vitória de Guimarães, esta é uma possibilidade que têm de o conquistar. Dificilmente conseguem conquistar o Campeonato Nacional, mas na Taça de Portugal e na Taça da Liga estas equipas têm como objetivo essa conquista. Vamos encontrar um V. Guimarães que já fez um jogo, sabemos que se perdemos ficaremos fora, só teremos um jogo e sem possibilidades de recuperar. Vamos encarar este jogo como sendo a nossa decisão, vai definir se continuamos ou não na Taça da Liga. Vai ser um jogo extremamente difícil, porque o Vitória de Guimarães é uma equipa forte e vai jogar seguramente com o seu melhor onze, mas estamos preparados para o jogo. Nestes sete jogos não dá para preparar, só recuperar, mas estamos muito confiantes.
"Vamos encarar este jogo como sendo a nossa decisão. Vai ser um jogo extremamente difícil, porque o Vitória de Guimarães é uma equipa forte e vai jogar seguramente com o seu melhor onze"
Jorge Jesus
Este é o jogo de estreia do Benfica nesta competição em 2021/22. Que onze inicial pretende apresentar? Mais próximo do escolhido para a Taça de Portugal ou dentro do utilizado no Campeonato frente ao Vizela, isto tendo em conta o calendário carregado e o curto período de recuperação entre os jogos?
Temos de tomar opções. Três dias depois do jogo com o Vitória de Guimarães jogamos no Estoril e passados três dias em Munique. É preciso fazer uma mescla e jogadores, é o que vamos fazer frente ao Vitória de Guimarães. Seguramente não será o onze que jogou em Vizela, vai haver alterações, tem de ser assim, e no Estoril a mesma coisa, para não pôr os jogadores em risco de lesão. O grande perigo destas decisões é muito mais esse aspeto do que o rendimento do jogador. Quando vimos de uma Champions a intensidade do jogo é completamente diferente. O comportamento das equipas da Champions é completamente diferente. Em Portugal jogamos com uma equipa para o Campeonato e ela durante os 90 minutos faz antijogo seis ou sete vezes, isso tira a intensidade do jogo. Na Champions não, mas isso também tem a ver com a arbitragem. Em Portugal qualquer jogador que caia é falta e as paragens tiram a intensidade e fazem com que o Campeonato não seja tão intenso como a qualidade individual de maior parte dos jogadores.
"Não será o mesmo onze que jogou em Vizela, vai haver alterações para não pôr os jogadores em risco de lesão"
O Benfica é o clube com mais conquistas na competição, Jorge Jesus também é o treinador que mais troféus tem. O que significa a Taça da Liga para si e para a equipa em termos de objetivos da época?
Significa um objetivo, um troféu. Normalmente é sempre o primeiro troféu do calendário em Portugal. Queremos conquistá-lo, sabemos que só temos um jogo para definir se o podemos fazer. É um troféu que não é tão valorizado, mas na minha opinião é muito bem organizado. Tenho mais sentimento pela Taça de Portugal, mas é melhor organizado que a final da Taça de Portugal. E tudo isso dá-nos a responsabilidade e o respeito pela competição para chegar à final e poder ganhar.
"Queremos conquistar este troféu. Não é tão valorizado, mas na minha opinião é muito bem organizado. Isso dá-nos responsabilidade e respeito pela competição para chegar à final e poder ganhar"
O Benfica não terá o fator "casa" e enfrentará os adeptos da equipa adversária, os quais constituem uma massa associativa muito forte. No final dos jogos do Benfica há sempre vontade de agradecer àqueles que marcam presença até ao último minuto. Tem sido decisiva e importante a presença dos Benfiquistas?
Claro que sim! Os adeptos do Benfica são especiais. A maioria em Portugal é Benfica e eles transportam-se para todos os jogos onde o Benfica esteja a jogar para nos acarinhar. Temos de ter respeito. Claro que é mais fácil agradecer quando ganhamos, mas quando não ganhamos também temos de os respeitar, porque estiveram ali. Não há separação e é a isso que estamos habituados, sabendo que em Guimarães, normalmente, a maioria são adeptos do Vitória de Guimarães.
Texto: Rafaela Certã Alves e Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 25 de março de 2025