Futebol

14 novembro 2021, 22h38

Nemanja

Nemanja

Nemanja e Svilar, extremo e guarda-redes do Sport Lisboa e Benfica, confirmaram na noite deste domingo a presença no Campeonato do Mundo de 2022. A Sérvia venceu Portugal (1-2), no Estádio da Luz, em jogo da 10.ª jornada do grupo A de qualificação.

Na Catedral, a Seleção Nacional começou melhor e faturou aos 2', através de um tento de chancela "made in Seixal". Bernardo Silva recuperou o esférico em zona adiantada, este sobrou para Renato Sanches que, no coração da área, atirou para o 1-0.

A Sérvia precisava de vencer e foi atrás dos três pontos. Aos 33', Tadic empatou, num lance em que Rui Patrício, guardião luso, podia ter feito melhor. Crente no triunfo, o selecionador sérvio, Dragan Stojkovic, lançou o benfiquista Nemanja, aos 69', para o lugar de Zivkovic, outro futebolista que já representou o Benfica. O extremo tentou dinamizar o flanco direito, e teve, segundo o Sofascore, 71% de acerto no passe, venceu dois dos três duelos que disputou e teve sucesso em um dos dois dribles que tentou… É, aliás, do corredor direito que surgiu o 1-2 para a Sérvia, através de um cabeceamento de Mitrovic, aos 90'.

Svilar, a outra águia presente entre os eleitos da Sérvia, não foi utilizado nesta partida. Portugal, por sua vez, vai disputar o play-off de acesso ao Mundial.

Odysseas fora do Mundial

No grupo B, a Grécia, com o benfiquista Odysseas a titular, não foi além de um empate (1-1) com o Kosovo, no Estádio Olímpico, em Atenas, em partida da 10.ª ronda de qualificação. O guarda-redes das águias foi titular, alinhou os 90' e esteve em bom plano, com duas defesas e participação positiva em três lances de perigo contra os helénicos.

Com este empate, a Grécia fica eliminada do Campeonato do Mundo de 2022, dado que, no seu grupo, a Espanha passou diretamente e a Suécia vai disputar o play-off de acesso.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol