Futebol

13 dezembro 2021, 17h16

Sorteio

Sorteio na sede da UEFA

SORTEIO

O Benfica vai defrontar o Ajax nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O sorteio desta fase da competição realizou-se nesta segunda-feira, 13 de dezembro, na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

Por não ter sido cabeça de série no sorteio, o Benfica disputa o primeiro desafio da eliminatória em casa. O jogo da primeira mão será realizado no dia 23 de fevereiro de 2022, no Estádio da Luz, e o da segunda mão no dia 15 de março, em Amesterdão.

Refira-se que o sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões realizou-se inicialmente às 11h00 desta segunda-feira, 13 de dezembro, determinando o Real Madrid como adversário do Benfica, mas um erro técnico levou a UEFA a repetir o procedimento às 14h00.

Oitavos de final
Jogos
Benfica-Ajax

FC Salzburgo-Bayern Munique

Sporting-Manchester City

Chelsea-Lille

Atlético Madrid-Manchester United

Villarreal-Juventus
Inter Milão-Liverpool
Paris Saint-Germain-Real Madrid

Um olhar sobre passado e presente

O reencontro entre o Benfica e Ajax é uma oportunidade para a formação comandada por Jorge Jesus contrariar o histórico dos desafios entre ambos os emblemas, plano em que a formação neerlandesa soma quatro triunfos nos sete duelos disputados, além de dois empates e uma derrota.

O derradeiro confronto ocorreu na fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada 2018/19, em que Benfica perdeu no encontro em Amesterdão por 1-0, com um golo de Mazraoui as 90'+2'. Em Lisboa, verificou-se um empate 1-1, com Jonas a abrir as hostilidades e Dusan Tadic a igualar.

Anteriormente, ainda perdura na memória a meia-final da Taça dos Campeões Europeus de 1971/72. O Ajax venceu em Amesterdão por 1-0 na primeira mão e aguentou-se no segundo jogo. O Benfica tinha nas suas fileiras nomes como Humberto Coelho, Jaime Graça, Toni, Nené, Artur Jorge, Rui Jordão ou o nome maior da história, Eusébio, mas os neerlandeses comandados por Johan Cruyff seguraram o 0-0, disputando e conquistando, depois, a final frente aos italianos do Inter Milão por 2-0.

Mas a primeira vez em que as duas equipas estiveram pela frente foi em 1968/69, nos quartos de final da Taça dos Campeões Europeus. O Benfica venceu em Amesterdão por 1-3, golos de Jacinto, Torres e José Augusto, mas na Luz os neerlandeses fizeram o mesmo resultado, tendo Johan Cruyff apontado dois golos. A eliminatória foi desempatada em França, com o Ajax a vencer por 3-0 após o empate a zero no tempo regulamentar.

Histórico

Época

Competição Resultado
2018/19

Liga dos Campeões
Fase de grupos

Benfica-Ajax
1-1
2018/19 Liga dos Campeões
Fase de grupos
Ajax-Benfica
1-0
1971/72 Taça dos Campeões Europeus
Meia-final
Benfica-Ajax
0-0
1971/72 Taça dos Campeões Europeus
Meia-final
Ajax-Benfica
1-0
1968/69 Taça dos Campeões Europeus
Quartos de final
Ajax-Benfica
3-0 (ap)
1968/69 Taça dos Campeões Europeus
Quartos de final
Benfica-Ajax
1-3
1968/69 Taça dos Campeões Europeus
Quartos de final
Ajax-Benfica
1-3

Na temporada 2021/22, o Ajax ficou inserido no grupo C da Liga dos Campeões, com o Sporting, os alemães do Borússia Dortmund e os turcos do Besiktas, tendo ficado em primeiro lugar com 18 pontos, fruto das seis vitórias em outros tantos jogos.

No Campeonato dos Países Baixos, o Ajax está na segunda posição a um ponto dos 37 do PSV Eindhoven, equipa que o Benfica eliminou no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e que venceu a Supertaça (perante a equipa de Amesterdão) por 0-4. O Ajax venceu 11 jogos, empatou três e perdeu dois na Eredivisie, até à data, tendo um saldo de 49 golos marcados e apenas quatro sofridos.

Dois desses golos sofridos foram precisamente na última jornada, na derrota caseira frente ao AZ Alkmaar (1-2), em que o técnico Erik ten Hag escalou o seguinte onze: Pasveer, Timber, Rensch, Daley Blind, Lisandro Martínez, Edson Álvarez, Gravenberch, Tadic, Antony, Berghuis e Haller.

Texto: Redação
Fotos: UEFA
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas