Futebol

23 dezembro 2021, 23h47

Rafa esteve sempre muito marcado

O Benfica foi eliminado nos oitavos de final da Taça de Portugal, ao perder por 3-0, nesta quinta-feira, 23 de dezembro, frente ao FC Porto no Estádio do Dragão.

Colocando Helton no posto de Odysseas e Taarabt na zona intermediária em detrimento de Yaremchuk, isto face ao onze que alinhou de início no encontro da última jornada da Liga Bwin, frente ao Marítimo, reforçando o centro do terreno com um 3x5x2, Jorge Jesus, castigado (na bancada), deixou o ataque entregue a Rafa e Darwin, mas foi na defesa que o desfecho da eliminatória começou a ser decidido.

FC Porto-Benfica

Passados 31 segundos desde o apito inicial do árbitro Fábio Veríssimo o FC Porto adiantou-se no marcador. Lançamento de linha lateral do lado esquerdo, Taremi desviou a bola, Helton saiu da baliza, não conseguiu intercetar o esférico, este sobrou para Evanilson, que fez o 1-0 na pequena área.

Helton Leite ainda sacudiu para canto uma bola perigosa, aos 6', disparada por João Mário. Na sequência do lance de bola parada, aos 7', o guardião do Benfica, após a insistência do ataque dos da casa, procurou afastar a bola para fora da área, mas o esférico ficou à mercê de Vitinha, que fez um chapéu de primeira e marcou. De nada valeu a tentativa de interceção de Otamendi (2-0).

FC Porto-Benfica

O Benfica procurou corrigir a entrada em campo e conseguiu chegar ao golo aos 17', por Darwin, mas o lance foi invalidado por fora de jogo, e o VAR indicou posição irregular do internacional uruguaio por quatro centímetros.

Taremi, aos 21', atirou fácil para Helton e, aos 31', Evanilson voltou a marcar, após assistência de Luis Díaz (3-0). Taarabt ainda rematou aos 38', em posição frontal, para defesa simples de Marchesín, mas foi o FC Porto a ameaçar de novo pelo extremo internacional colombiano, que passou a linha defensiva encarnada pelo lado esquerdo e hesitou no momento de finalizar.

O fecho da primeira parte ficou marcado pela expulsão de Evanilson (acumulação de cartões amarelos) por falta sobre João Mário.

FC Porto-Benfica

Ao intervalo, Jorge Jesus desfez o 3x5x2, colocou Everton e Yaremchuk nos lugares de Gilberto e Taarabt. O internacional brasileiro encostou-se à esquerda, Rafa à direita e o camisola 15 juntou-se a Darwin na frente.

Com mais uma unidade em campo, o Benfica aproximou-se da baliza de Marchesín, primeiro com um cabeceamento de Yaremchuk, aos 47', depois com um remate de Everton, aos 52'. Passaram quatro minutos e, aos 56', Taremi atirou a bola ao poste da baliza de Helton, sem qualquer oposição, no seguimento de um contra-ataque.

O Benfica procurou com cruzamentos chegar à baliza azul e branca, e Seferovic, aos 58', após ter entrado para o lugar do lesionado Darwin (sofreu uma pisadela de Fábio Cardoso e ficou com o pé esquerdo ensanguentado), cabeceou muito por cima. Yaremchuk, aos 62', também cabeceou, mas desta feita para as mãos do argentino.

fc-porto-benfica-taca-portugal

Otamendi, aos 68', teve uma boa oportunidade para reduzir, mas o disparo de cabeça, na sequência de um canto da direita, ao segundo poste, levou a bola a passar rente à barra. Valentino e Pizzi já estavam em campo, nos lugares de André Almeida (fez o jogo 300 com a camisola do Benfica).

O Benfica voltou a ver um golo invalidado, desta feita, a Otamendi, aos 83', por fora de jogo de Pizzi (autor da cobrança do canto à esquerda), no início do lance. O médio estava adiantado 33 centímetros face à linha defensiva dos da casa. Aos 90'+1' Zaidu rematou na área, e Helton defendeu com o pé esquerdo; do outro lado, na área portista, Seferovic, aos 90'+3' e 90'+4', finalizou de cabeça, ao lado do alvo. Nos últimos instantes, Otamendi viu o segundo cartão amarelo em lance com Luis Díaz e foi expulso. Fábio Cardoso ainda marcou um quarto golo, fê-lo em posição irregular e o lance foi naturalmente anulado.

FC Porto-Benfica

O próximo encontro do Benfica está marcado para dia 30 de dezembro, de novo frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, a contar para a 16.ª jornada da Liga Bwin.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 23 de dezembro de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar