Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Benfica perdeu por 3-0 frente ao FC Porto nos oitavos de final da Taça de Portugal.
23 dezembro 2021, 23h47
Rafa esteve sempre muito marcado
Colocando Helton no posto de Odysseas e Taarabt na zona intermediária em detrimento de Yaremchuk, isto face ao onze que alinhou de início no encontro da última jornada da Liga Bwin, frente ao Marítimo, reforçando o centro do terreno com um 3x5x2, Jorge Jesus, castigado (na bancada), deixou o ataque entregue a Rafa e Darwin, mas foi na defesa que o desfecho da eliminatória começou a ser decidido.
Passados 31 segundos desde o apito inicial do árbitro Fábio Veríssimo o FC Porto adiantou-se no marcador. Lançamento de linha lateral do lado esquerdo, Taremi desviou a bola, Helton saiu da baliza, não conseguiu intercetar o esférico, este sobrou para Evanilson, que fez o 1-0 na pequena área.
Helton Leite ainda sacudiu para canto uma bola perigosa, aos 6', disparada por João Mário. Na sequência do lance de bola parada, aos 7', o guardião do Benfica, após a insistência do ataque dos da casa, procurou afastar a bola para fora da área, mas o esférico ficou à mercê de Vitinha, que fez um chapéu de primeira e marcou. De nada valeu a tentativa de interceção de Otamendi (2-0).
O Benfica procurou corrigir a entrada em campo e conseguiu chegar ao golo aos 17', por Darwin, mas o lance foi invalidado por fora de jogo, e o VAR indicou posição irregular do internacional uruguaio por quatro centímetros.
Taremi, aos 21', atirou fácil para Helton e, aos 31', Evanilson voltou a marcar, após assistência de Luis Díaz (3-0). Taarabt ainda rematou aos 38', em posição frontal, para defesa simples de Marchesín, mas foi o FC Porto a ameaçar de novo pelo extremo internacional colombiano, que passou a linha defensiva encarnada pelo lado esquerdo e hesitou no momento de finalizar.
O fecho da primeira parte ficou marcado pela expulsão de Evanilson (acumulação de cartões amarelos) por falta sobre João Mário.
Ao intervalo, Jorge Jesus desfez o 3x5x2, colocou Everton e Yaremchuk nos lugares de Gilberto e Taarabt. O internacional brasileiro encostou-se à esquerda, Rafa à direita e o camisola 15 juntou-se a Darwin na frente.
Com mais uma unidade em campo, o Benfica aproximou-se da baliza de Marchesín, primeiro com um cabeceamento de Yaremchuk, aos 47', depois com um remate de Everton, aos 52'. Passaram quatro minutos e, aos 56', Taremi atirou a bola ao poste da baliza de Helton, sem qualquer oposição, no seguimento de um contra-ataque.
O Benfica procurou com cruzamentos chegar à baliza azul e branca, e Seferovic, aos 58', após ter entrado para o lugar do lesionado Darwin (sofreu uma pisadela de Fábio Cardoso e ficou com o pé esquerdo ensanguentado), cabeceou muito por cima. Yaremchuk, aos 62', também cabeceou, mas desta feita para as mãos do argentino.
Otamendi, aos 68', teve uma boa oportunidade para reduzir, mas o disparo de cabeça, na sequência de um canto da direita, ao segundo poste, levou a bola a passar rente à barra. Valentino e Pizzi já estavam em campo, nos lugares de André Almeida (fez o jogo 300 com a camisola do Benfica).
O Benfica voltou a ver um golo invalidado, desta feita, a Otamendi, aos 83', por fora de jogo de Pizzi (autor da cobrança do canto à esquerda), no início do lance. O médio estava adiantado 33 centímetros face à linha defensiva dos da casa. Aos 90'+1' Zaidu rematou na área, e Helton defendeu com o pé esquerdo; do outro lado, na área portista, Seferovic, aos 90'+3' e 90'+4', finalizou de cabeça, ao lado do alvo. Nos últimos instantes, Otamendi viu o segundo cartão amarelo em lance com Luis Díaz e foi expulso. Fábio Cardoso ainda marcou um quarto golo, fê-lo em posição irregular e o lance foi naturalmente anulado.
O próximo encontro do Benfica está marcado para dia 30 de dezembro, de novo frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, a contar para a 16.ª jornada da Liga Bwin.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024