Futebol

20 janeiro 2022, 15h54

Nélson Veríssimo

ANTEVISÃO

Nélson Veríssimo, treinador do Benfica, anteviu o duelo com o Arouca, da 19.ª jornada da Liga Bwin, agendado para sexta-feira, 21 de janeiro, às 19h00, no Estádio Municipal de Arouca. Após o empate com o Moreirense, o técnico acredita que a equipa dará "uma boa resposta" para "ir buscar os três pontos".

Na conferência de Imprensa realizada  no Benfica Campus, para além da análise ao adversário, o treinador apontou aos aspetos a melhorar, revelou que o que pretende com o 4x4x2 "é tirar o maior rendimento" coletivo e pediu aos Benfiquistas para apoiarem a equipa a Norte.

Olhando para o jogo frente ao Arouca, que perspetivas tem para esse jogo? Espera um Arouca em bloco mais baixo, a tapar os caminhos para a sua baliza? Se sim, como é que o Benfica pode abrir espaços para chegar à baliza adversária?

Sabemos que, independentemente da classificação do Arouca neste momento, vamos encontrar uma equipa com qualidade coletiva. Obviamente, ainda não teve a possibilidade de o mostrar de forma efetiva, mas tendo em conta o potencial do adversário e algumas fragilidades que detetámos, e que eles, certamente, também detetaram do nosso lado, temos de focar muito na nossa forma de jogar. Estamos preparados para encontrar o Arouca a jogar em bloco médio/baixo, a explorar algumas transições e a jogar nos nossos erros. Estamos preparados para isso e para construir os nossos processos defensivos e ofensivos. Acreditamos que vamos dar uma boa resposta, cujo objetivo é ir buscar os três pontos.

Nelson Verissimo

"Estamos preparados (...) para construir os nossos processos defensivos e ofensivos. Acreditamos que vamos dar uma boa resposta"

Nélson Veríssimo, treinador do Benfica

Rui Costa admitiu a possibilidade de o Nélson Veríssimo continuar no comando técnico para lá destes seis meses. Sente que o seu futuro a médio ou longo prazo no Benfica está dependente no que acontecer no curto prazo, nomeadamente com o Arouca e na final four da Taça da Liga?

Já tive a oportunidade de agradecer as palavras do nosso Presidente. Esse tema não é muito importante. Temos consciência, em função do Clube que representamos, de que temos a obrigação de lutar pela vitória. O nosso foco tem de ser o jogo a jogo. Agora vem o Arouca, que é o mais importante. A Taça da Liga também é uma competição importante para o Clube, mas o foco está no Arouca.

O que tem faltado ao Benfica para as coisas correrem bem? O problema está na eficácia, na intensidade, no esquema tático?

Só falo a partir do jogo com o FC Porto, que foi o primeiro jogo que tive com a equipa A, em, que tivemos uma sequência com uma derrota, uma vitória e um empate. O que analisam é dito em função do momento e dos resultados da equipa. Têm uma visão mais positiva quando os resultados são positivos e quando a imagem é negativa, a análise é negativa. Independentemente disso, o nosso trabalho é analisar a equipa. Temos consciência que os resultados  não foram ao encontro das expectativas, mas há situações que correram bem e há outras a melhorar. A equipa vinha de uma forma de jogar, com um posicionamento diferente do que estamos a pedir agora. Obviamente que vamos mudando algumas coisas com o campeonato a decorrer, o que nem sempre é fácil. Estamos conscientes que há coisas a melhorar nos processos ofensivo e defensivo, e o nosso caminho é este: tendo em conta as características dos jogadores do Benfica, analisar jogo a jogo e fazer correções pontuais com o campeonato a decorrer. Sabemos que isso envolve alguns riscos, mas os jogadores têm sido inexcedíveis, a equipa está a dar uma resposta muito boa. Temos de acreditar que o caminho é o correto e que vai ao encontro dos resultados esperados.

Nelson Verissimo

Qual é a sua prioridade no trabalho das dinâmicas da equipa neste 4x4x2? Como está a trabalhar para encontrar espaço para a inclusão de Paulo Bernardo?

Vemos o processo como um todo e com grau de importância igual. Em relação ao nosso último jogo, há situações no nosso processo ofensivo que sentimos que há necessidade de corrigir e a análise já foi feita com os jogadores. Relativamente ao Paulo Bernardo é mais um jogador que está no plantel e temos de ter uma visão em relação às características de todos os jogadores e não só do Paulo Bernardo. Assim formamos o melhor onze tendo em conta a estratégia e as dinâmicas que queremos para a equipa. Não quero estar focado no Paulo Bernardo. Na equipa B jogava mais por dentro no 4x3x3 e agora joga mais no corredor no 4x4x2. É tirar o maior rendimento destas características em função do coletivo.

É importante para a equipa ter um Estádio Municipal de Arouca "pintado" de vermelho e branco?

Claro que sim! Sabemos que todas as deslocações da equipa ao Norte são apoiadas pelos Sócios e simpatizantes, e contamos com a ajuda deles. Quando os adeptos estão com a equipa, esta transcende-se. Tendo em conta esta deslocação, deixo o apelo para que nos apoiem no jogo com o FC Arouca.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 20 de janeiro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar