Clube
21 janeiro 2022, 10h10
Equipa do Benfica
José Henrique tinha 15 anos quando chegou ao Benfica integrando a equipa de Juniores em 1958/59. Passadas experiências nas reservas e noutros clubes, regressou às águias em 1966/67 onde teve o privilégio de "substituir um 'monstro' como Costa Pereira", tendo nesse contexto usado a camisola azul clara.
A camisola azul escura marca a sua estreia oficial na equipa de honra a 11 de junho de 1967, no jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Taça de Portugal frente à Académica de Coimbra.
Foi o guarda-redes menos batido no Campeonato Nacional de 1971/72, tendo recebido o prémio Baliza de Prata, feito que repetiu na época seguinte envergando a camisola cor de laranja.
A histórica camisola amarela foi utilizada em 1967/68, quando o Benfica defrontou o Saint-Étienne, campeão francês, para a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Vencera o jogo na Luz (2-0), mas na 2.ª mão a equipa francesa marcou um golo aos 10 minutos. Nos 80 minutos que se seguiram, José Henrique agigantou-se e assegurou a passagem do Benfica à eliminatória seguinte. Nessa época, o Benfica chegaria à sua quinta final europeia.
A camisola roxa pretende assinalar as 13 épocas de águia ao peito de José Henrique, período em que conheceu grandes treinadores que o ajudaram a tornar-se um guarda-redes de excelência: Fernando Cabrita, Fernando Riera, Otto Glória, Jimmy Hagan, John Mortimore e Mário Wilson.
A coleção já está em pré-venda na Loja Online do SL Benfica (ver AQUI).