Futebol

21 janeiro 2022, 21h37

Festejos da equipa do Benfica

O Benfica venceu em Arouca (0-2) nesta sexta-feira, 21 de janeiro, em encontro referente à 19.ª jornada da Liga Bwin. Darwin, na conversão de uma grande penalidade, e Gonçalo Ramos no segundo minuto do período de descontos selaram a vitória das águias.

Valentino, Vertonghen e Yaremchuk foram as novidades apresentadas por Nélson Veríssimo na equipa inicial em Arouca, face ao jogo com o Moreirense, assente num 4x4x2, com dinâmicas que levavam por vezes o jogo para um 4x3x3. O domínio esperado para a equipa do Benfica confirmou-se desde o primeiro minuto, ainda que o ritmo tenha sido sempre baixo no decurso do primeiro tempo.

Fechados num 4x3x3, que recuava para um 4x5x1, com linhas muito juntas a retirar profundidade ao ataque visitante, o Arouca assumiu a postura expectante, enquanto os comandados de Nélson Veríssimo apostavam na circulação de bola, com variação de corredores para tentar penetrar no bloco contrário.

Paulo Bernardo

Aos 6', Paulo Bernardo tentou, timidamente, com um remate mal efetuado, alvejar a baliza do Arouca, mas Victor Braga recolheu a bola, fraca, que lhe foi parar às mãos.

Três minutos depois, aos 9', Darwin surgiu na cara de Victor Braga, na área, rematou contra o corpo do guardião quando este saiu aos seus pés e na recarga o internacional uruguaio atirou para a baliza, mas Quaresma, qual pronto-socorro, surgiu e afastou o perigo.

Explorando as subidas de Grimaldo e Valentino nos corredores laterais, o Benfica explanou o seu jogo sem grande pressão contrária, mas sem conseguir imprimir a velocidade desejada para criar desequilíbrios.

Arouca-Benfica

Quando o fez, aos 31', numa arrancada de Darwin pela esquerda, Basso travou o melhor marcador da Liga Bwin e o árbitro Nuno Almeida assinalou grande penalidade. No minuto seguinte, o camisola 9 marcou (0-1) aos 32' e elevou para 15 os seus golos na competição.

Sem criar problemas ao Benfica, o Arouca acabou por perder uma grande penalidade aos 41'. Lançamento largo para as costas da defesa encarnada, Odysseas hesitou a sair de entre os postes, falhou a interceção da bola, Arsénio ficou com a mesma e com a baliza à mercê, o guardião grego tentou fechar o caminho e cometeu falta sobre o extremo.

Basso, na cobrança, tentou bater Odysseas, mas este, com os pés, defendeu, mantendo o Benfica em vantagem, que perdurou até ao intervalo.

Odysseas

Filme do jogo

Ver mais ›

O período de descanso ficou marcado por uma alteração tática por parte de Nélson Veríssimo, promovendo a entrada de Everton para o lugar de Yaremchuk. O internacional brasileiro mostrou-se aos 53', com um remate forte e rasteiro junto ao poste do lado direito de Victor Braga.

Dois minutos depois foi a vez de Rafa perder uma boa oportunidade de golo. Passe de Everton para Darwin no corredor central, este endossou a João Mário, que abriu para Rafa. Sem oposição, o internacional português atirou para defesa do guardião do Arouca.

Rafa

Já com Diogo Gonçalves em campo no lugar de Rafa, foi Bukia, aos 72', a rematar com perigo, ao lado da baliza de Odysseas. Arsénio fez o mesmo aos 78' e Eugeni os 80' de livre frontal também disparou por cima do alvo.

O Arouca, no melhor momento ofensivo do jogo, aos 81', viu Antony isolar-se pela direita, ganhar espaço e com pouco ângulo rematar forte para defesa apertada de Odysseas.

foto

O Benfica sacudiu então a pressão dos da casa e teve duas oportunidades de golo, uma delas decisiva para o desfecho do desafio. Primeiro, aos 86', Gonçalo Ramos não conseguiu emendar no coração da área um cruzamento tenso de Taarabt a partir da direita; depois, à segunda, aos 90'+2', chegou o 0-2.

Após falta sobre Everton na direita do ataque, próximo da quina da área, Grimaldo bateu para o desvio certeiro de Gonçalo Ramos para o fundo da baliza de Victor Braga, fixando o resultado.

Benfica regressa a Lisboa com mais três pontos na Liga Bwin e volta a entrar em campo na próxima terça-feira, 25 de janeiro, às 19h45, no Estádio Municipal de Leiria, na meia-final da Taça da Liga, frente ao Boavista.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de janeiro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar