Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Frente ao Boavista, o golo de Everton foi insuficiente para resolver nos 90 minutos, mas Odysseas agigantou-se nas grandes penalidades e o Benfica marca presença no jogo decisivo, em Leiria.
25 janeiro 2022, 22h59
Benfica festejou o acesso à final da Taça da Liga
No relvado, batalha de táticas. O Benfica em 4x3x3, com três alterações face ao jogo com o Arouca. Morato, Everton e Diogo Gonçalves nos lugares de Otamendi, Darwin, ambos nas seleções, e de Rafa, infetado com COVID-19; o Boavista surgiu nesta meia-final com 10 futebolistas indisponíveis e apresentou-se em 3x5x2.
Benfica sempre com mais posse de bola, mas os axadrezados a saberem responder em transições, ou mesmo em saídas a jogar pelo corredor central, aproveitando o facto de as águias não incidirem na pressão alta nos primeiros 45 minutos. As melhores oportunidades da primeira parte até são do Glorioso, mas o primeiro remate no jogo pertenceu ao Boavista, aos 5'. Sauer, do meio da rua, ligeiramente descaído para a direita, a disparar para defesa fácil de Odysseas.
Com bola, os comandados por Petit tentavam jogar no campo todo, abrindo bem as alas, mas sem bola as linhas juntavam-se, não permitindo jogo entre linhas e remetendo os desequilíbrios encarnados para os flancos. O primeiro surgiu mesmo aos 8'. Boa combinação na esquerda entre Grimaldo e Everton, o brasileiro colocou a bola no meio, João Mário simulou, Paulo Bernardo endossou o esférico para Yaremchuk, que rematou de primeira para Bracali sacudir.
Jogo animado em Leiria, com poucas paragens, mas faltava o golo. Este apareceu aos 16' e para os encarnados. Atrapalhação na defesa do Boavista, Everton aproveitou, resgatou a bola, isolou-se e frente a Bracali não perdoou e fez o 1-0.
Em desvantagem no marcador, viram-se uns nortenhos mais afoitos e com mais e mais perigosas aproximações até à área benfiquista, mesmo que sem claras oportunidades de golo. Ainda assim, viam-se bons momentos de construção ofensiva boavisteira e, aos 33', Musa testou a atenção de Odysseas com um tiro de muito longe que saiu forte, mas à figura. Volvidos poucos minutos, aos 39', foi a vez de o Benfica criar perigo. Diogo Gonçalves, já na área, cruzou atrasado e Everton, em boa posição, atirou muito por cima. Ao intervalo, o Benfica estava na frente, por 1-0.
Na etapa complementar, o Boavista veio com as linhas mais subidas e exerceu maior pressão sobre o Benfica. Essa postura teve prémio, com os axadrezados a conquistarem uma grande penalidade, aos 51', após Morato carregar Musa na grande área. Na marca dos 11 metros, Sauer atirou para um lado, Odysseas foi para o outro e 1-1 no marcador (53').
Filme do jogo
Ao golo sofrido, o Benfica reagiu de forma positiva, mais instalado no meio-campo contrário e a circular mais rápido a bola, com os flancos a tentarem desequilibrar à largura e na profundidade. À maior pressão encarnada, o Boavista adaptou o seu posicionamento e, aos 60', voltou a estar perto do golo. Gorré galgou metros pela esquerda, cruzou e Musa, de pé canhoto, a obrigar Odysseas a defesa por instinto. Volvidos três minutos – 63' – Nélson Veríssimo fez entrar Gil Dias e Gonçalo Ramos, alterando o sistema para 4x4x2 para ter maior capacidade ofensiva e maior eficácia no momento da decisão.
Pouco depois de ter entrado na partida, Gonçalo Ramos quis mostrar ao que ia. Remate à entrada da área para defesa segura de Bracali, aos 66'. O Boavista não estava pelos ajustes e respondeu aos 69' através do cabeceamento de Musa para estirada de Odysseas. Jogo vivo no Estádio Municipal de Leiria…
A primeira final da Taça da Liga entrava na fase decisiva, o desempate por grandes penalidades pairava no ar e as oportunidades começaram a escassear, com a bola a andar mais pelo meio-campo e menos nas grandes áreas. Assim foi até aos 80', quando Yaremchuk, na pequena área, cabeceou em esforço, mas a bola saiu muito torta. Bola cá, bola lá, e o Boavista respondeu no minuto seguinte num cruzamento-remate de Hamache para Odysseas sacudir pela linha final.
O treinador do Benfica mexia nas peças na parte final do desafio e um lance construído por jogadores entrados no jogo quase desfazia o empate. Meïte conduziu a transição, deixou em Gil Dias, este em Pizzi, que atirou para difícil defesa de Bracali (90'). O 1-1 manteve-se até ao apito final. Seguiu-se o desempate através de grandes penalidades…
Aí, o Benfica foi mais certeiro (3-2) e contou com um Odysseas inspirado, que defendeu o penálti de Musa e viu Sebastián Pérez e De Santis atirarem para fora; Abascal e Hamache marcaram. No Benfica, Pizzi permitiu a defesa de Bracali e Vertonghen atirou ao poste; Grimaldo, Meïte e Weigl faturaram.
As águias ficam agora à espera do adversário da final de sábado, no Estádio Municipal de Leiria, que sairá do confronto entre o Santa Clara e o Sporting.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024