Futebol

29 janeiro 2022, 22h36

Henrique Araújo estreou-se na equipa A do Benfica

No Estádio Municipal de Leiria, Everton colocou o Benfica em vantagem, mas na segunda parte o Sporting concretizou a reviravolta e acabou por vencer, por 1-2, a final da XV edição da Taça da Liga.

Nélson Veríssimo dissera-o na antevisão: "O foco? Ganhar o jogo e conquistar o troféu." E foi precisamente com esse intento que as águias se apresentaram no Estádio Municipal de Leiria à procura da 8.ª conquista da Taça da Liga em outras tantas finais.

Benfica-Sporting final da Taça da Liga

Apito inicial de Manuel Mota, com os encarnados com um onze composto por Odysseas, Valentino, Morato, Vertonghen, Grimaldo, Weigl, João Mário, Meïte, Diogo Gonçalves, Everton e Yaremchuk num dinâmico sistema em 4x3x3.

Primeiro quarto de hora sem golos, sem grandes oportunidades e com o Benfica a conseguir suster e sacudir a pressão inicial dos verdes e brancos.

Benfica-Sporting final da Taça da Liga

Aos 23', explosão de alegria nas hostes encarnadas. Passe de Morato a romper (após sair a conduzir com a bola bem colada ao relvado), Grimaldo recebeu na esquerda e ofereceu a Everton, com o brasileiro a fletir para o interior, a tirar Neto da frente e, perante Adán, a rematar de forma poderosa para o 1-0. Benfica letal e eficaz, uma oportunidade, um golo!

Na resposta (25'), enorme defesa de Odysseas, a dizer não ao cabeceamento de Gonçalo Inácio!

A partir daqui, o dérbi aqueceu (dérbi que é dérbi é mesmo assim!), com os duelos individuais a intensificarem-se, com a formação comandada por Nélson Veríssimo, em vantagem, a estabilizar o seu jogo e a gerir de forma inteligente.

Vertonghen

Do outro lado, Sporting muito faltoso, a demonstrar nervosismo, e essa intranquilidade a refletir-se nas tomadas de decisão e a bola a andar cada vez mais longe da baliza encarnada.

Ao intervalo, 1-0 para o Benfica, a premiar uma equipa que soube sofrer ao início, soltou-se, ganhou vantagem e esse golo trouxe equilíbrio e confiança.

Filme do jogo

Ver mais

Reatar muito interessante, com as duas formações a entregarem-se em campo. Aos 49', o empate. Canto na esquerda cobrado por Sarabia, e Gonçalo Inácio subiu ao 3.º andar e cabeceou a desviar a bola do alcance de Odysseas.

Tudo igual (1-1), e desafio eletrizante e intenso a todos os níveis. Já com Gonçalo Ramos em campo (entrou para o lugar de Yaremchuk), as águias começaram a explorar mais o jogo pelos flancos, com os cruzamentos à procura do internacional Sub-21 português. Do outro lado da barricada, jogo mais direto, com os verdes e brancos à procura do espaço nas costas da defensiva encarnada.

Benfica-Sporting final da Taça da Liga

Velocidade, algumas quezílias, emoção, muita competitividade, com o esférico a rondar as duas balizas, sem oportunidades flagrantes, é certo, mas com muita ambição mútua.

Aos 73', oportunidade para a equipa de Rúben Amorim, com o ferro a devolver o remate de Paulinho após solicitação de Matheus Nunes na direita. Estava dado o aviso... Minuto 78, contra-ataque, passe de rutura de Pedro Porro, com Sarabia a receber e no frente a frente com Odysseas a rematar para a reviravolta (1-2).

Saídas de Everton, Meïte e Morato, entradas de Pizzi, Taarabt e Henrique Araújo (estreia oficial pela Equipa A) aos 83' e tudo por tudo do Benfica a carregar à procura do golo, perante um Sporting a defender-se com unhas e dentes.

Lance polémico aos 89', com Henrique Araújo a ser puxado por Matheus Reis na pequena área. Nem Manuel Mota, nem o VAR (Artur Soares Dias) assinalaram a respetiva grande penalidade!

Benfica-Sporting final da Taça da Liga

A partida terminou com o triunfo do Sporting (1-2), num encontro em que o domínio foi alternado, onde as águias estiveram na frente e acabaram por consentir a reviravolta já na reta final.

Finalizada a participação na Taça da Liga, o Benfica volta a centrar atenções na Liga Bwin. O jogo da 20.ª jornada da competição está marcada para as 19h00 de quarta-feira, dia 2 de fevereiro, com as águias a receberem, no Estádio da Luz, a formação do Gil Vicente.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 29 de janeiro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar