Reportagem

04 fevereiro 2022, 10h33

Castro Verde

"Pelas Casas do Benfica"

REPORTAGEM BTV

A Casa Benfica Castro Verde é a n.º 159 do Clube e a protagonista desta semana do programa da BTV "Pelas Casas do Benfica". Situada numa zona de excelência, tem o futsal como modalidade referência, gosta de convívios e encerra em si muitos sonhos.

Aberta de terça-feira a domingo, das 16h00 às 24h00, a embaixada n.º 159 do Clube está localizada no n.º 31 da Rua de Aljustrel, em Castro Verde, bem no coração do Baixo Alentejo. Inaugurada a 8 de março de 2003, a aposta é no futsal, mas tem como imagem de marca os convívios, os petiscos, a venda de bilhética e merchandising do SL Benfica, as muitas excursões até ao Estádio da Luz e as festividades onde faz questão de marcar presença.

Castro Verde

José Carlos Tomé é o presidente da Casa Benfica em Castro Verde, motivo de muito orgulho para um homem que vive o Benfica profundamente.

"A nossa Casa está estável. Ainda atravessamos este momento menos bom [COVID-19], mas vivemos o Benfica com muita dedicação. É o nosso canto, onde convivemos com os nossos amigos. Gostamos de manter a tradição e fizemos questão de fazer o habitual jantar de Natal onde juntámos as pessoas", explicou, recordando uma data memorável...

"A Casa foi inaugurada no dia 8 de março de 2003, Dia Internacional da Mulher, foi um dia histórico, fruto de muito trabalho e empenho por parte de todos os que fizeram parte da fundação. Isso é de louvar, e hoje, passados muitos anos, termos a nossa Casa estável dá-nos brio e orgulho", disse, emocionado.

A inauguração da Nova Imagem aconteceu a 1 de maio de 2014, um momento de extrema importância para o presente e futuro da embaixada. "A Casa esta muito bem localizada e esse era um dos objetivos", revelou, desvendando os desejos...

"Gostávamos de fazer formação de jovens jogadores, nomeadamente no futsal, e retomar o futebol feminino bem como as excursões ao Estádio da Luz", referiu o presidente, apontando três datas vividas de forma muito especial na embaixada: "A celebração do nosso aniversário, as festas da Vila e a Feira de Castro. Estamos preparados e com vontade!"

Castro Verde

Filipe Severino é ex-atleta e atualmente treinador do futsal da Casa Benfica, "um projeto com já vários anos".

"Começámos com uma equipa de juniores que, entretanto, cresceu e passou a sénior. Joguei futsal durante 25 anos e estou há seis como treinador. Este é um projeto com vários anos e que acaba por ser único na região porque somos das equipas com mais anos de competição consecutiva no Campeonato. Nesta época temos 20 atletas inscritos, é um ano excecional, há muita disponibilidade, sinal de que o trabalho está a ser bem feito", asseverou.

"Os recursos humanos são poucos, mas disponibilizam-se para termos tudo. A Casa faz tudo para que não nos falte nada. É fantástico! Todos pela causa única que é o Benfica. Estamos a evoluir", concluiu.

Castro Verde

Capitão da equipa de futsal, Ruben Guia é natural de Sines, mas há cinco anos que encontrou em Castro Verde uma "segunda família".

"Tem corrido tudo bem. Estou a representar a Casa Benfica Castro Verde há três anos consecutivos. Sou natural de Sines, cheguei a esta terra há cinco anos e não consegui resistir a estas gentes e voltei a jogar. Fui muito acarinhado, ganhei aqui uma segunda família e estou muito feliz", disse o atleta.

Castro Verde

António Felício é Benfiquista e sócio da Casa Benfica, um local que confessa visitar diariamente.

"Acompanho a vida da Casa dia a dia, não há um dia em que não vá à Casa e gosto muito de jogar à sueca com os amigos. O ambiente que se vive é bom e todos são bem-vindos. Nos dias de festa até se fecha a rua para haver mais espaço, e nos dias de jogos reunimo-nos e festejamos como se estivéssemos no Estádio da Luz", explicou.

Castro Verde

António Marcelino é sócio da Casa e ex-atleta do Sport Lisboa e Benfica, onde entre 1973 e 1978 fez parte da secção de lutas amadoras. "Há uma fotografia minha desses tempos exposta na Casa", confessou, orgulhoso.

"Sou de Lisboa, mas vim para Castro Verde há uns anos e estou feliz. A Casa Benfica é acolhedora, juntamo-nos para ver os jogos e ajudamo-nos uns aos outros. É muito agradável e o ambiente é ótimo", concluiu em jeito de convite.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas