Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Bebé
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador das águias fez a antevisão ao Tondela-Benfica da 21.ª jornada da Liga Bwin, reforçando a intenção de a equipa reagir ao momento que atravessa.
06 fevereiro 2022, 16h45
Nélson Veríssimo
O técnico encarnado assegurou que todo o grupo de trabalho, jogadores, equipa técnica e estrutura têm a noção exata do clube que representam e que isso impõe a procura do único objetivo: trabalhar para ganhar. Por isso mesmo, Nélson Veríssimo, após a derrota frente ao Gil Vicente e as intervenções do Presidente Rui Costa dentro e fora do balneário, garantiu que as ideias por ele transmitidas foram "refletidas" na semana de trabalho. A influência negativa das arbitragens e a possível saída de Pizzi também foram assuntos abordados pelo treinador.
Que Tondela é este e, do que analisou, que espaços o Benfica pode explorar para conquistar os três pontos?
A resposta que temos de dar, após um resultado negativo, é ganhar! Fizemos a análise do jogo [frente ao Gil Vicente], sabemos o que aconteceu, a análise foi feita entre equipa técnica e jogadores, trabalhámos durante a semana sobre o que não correu bem no último jogo. Agora é orientar a nossa atenção para o jogo com o Tondela. É uma equipa que coletivamente tem uma ideia de jogo bem definida, com jogadores na frente que podem criar alguns desequilíbrios principalmente em situações de ataque à profundidade e espaços entre linhas. Tem a sua qualidade, está numa posição em que procura somar pontos para estar numa situação mais confortável. Temos de melhorar, sabemos o que é preciso fazer para isso acontecer e chegar a Tondela para dar uma resposta positiva. E uma resposta positiva é ganhar o jogo.
"Temos de melhorar, sabemos o que é preciso para isso acontecer e chegar a Tondela para dar uma resposta positiva, que é ganhar o jogo"
Nélson Veríssimo
Tendo em conta as últimas palavras do Presidente, a preparação para este jogo foi mais emocional?
A preparação emocional é ganhar os jogos. Trabalhar sobre vitórias dá outro conforto e outra confiança. Quando isso não acontece, podem surgir dúvidas pelo caminho. Sabemos que o caminho é ganhar jogos para dar à equipa o grau de conforto e de confiança de que ela precisa. Mas só isso não chega. É preciso olhar para o processo, perceber o que está bem e o que não está tão bem e trabalhar sobre esses aspetos durante a semana. Reconhecer que os últimos resultados não foram positivos, mas também é preciso saber porquê. Fizemos essa análise, sabemos, já partilhámos com a equipa e trabalhámos com os jogadores sobre esses aspetos. Sentimos uma resposta positiva e uma grande vontade de dar essa resposta no jogo com o Tondela, em termos de qualidade, mas acima de tudo na procura dos três pontos, que nesta fase é o mais importante.
"Sentimos uma resposta positiva dos jogadores e uma grande vontade de dar essa resposta no jogo com o Tondela"
Notou, durante a semana, que os jogadores sentiram o aviso que lhes foi feito pelo Presidente no final do jogo com o Gil Vicente?
Quando o Presidente vai ao balneário manifestar a sua opinião em relação a um momento da equipa, todos ouvimos com atenção e temos de dar uma resposta, fazer uma reação a essas palavras. Acima de tudo, o Presidente sublinhou o que nós no final do jogo também já estávamos a sentir, a frustração por não ganhar em casa frente ao Gil Vicente. Transportámos as ideias do Presidente e as nossas para a semana de trabalho. Sabemos quais são as responsabilidades que temos. Tivemos uma semana dentro do que foi o compromisso dos jogadores nas semanas anteriores, mas obviamente com o impacto das palavras do Presidente no balneário.
O Benfica vem de uma derrota com o Gil Vicente para a Liga e outra frente ao Sporting, que valeu um título. Como se motiva um plantel habituado a ganhar e que tem vencido muitos títulos nos últimos anos perante uma crise de resultados?
Os jogadores, treinadores e toda a estrutura sabem a dimensão do clube que representam, e essa dimensão não é compatível com os últimos resultados. Há que assumir isso e aceitar essa responsabilidade. A motivação que temos, primeiro, é a de representar o Clube. Segundo, inerente a isso, sabemos que o único caminho é ganhar, é o nosso objetivo para amanhã [segunda-feira]. É para isso que temos trabalhado.
"Em momento algum vamos abdicar do que pensamos e dos ideais do Clube, lutar pela vitória e ganhar jogo após jogo"
Que garantia pode deixar aos adeptos, quando faltam 14 jornadas para terminar o Campeonato?
A garantia que podemos deixar é que reconhecemos a fase que atravessamos, mas mais importante que isso é que sabemos o que fazemos e o que temos de corrigir, de melhorar no que são as dinâmicas da equipa para chegar às vitórias. Temos grande motivação para isso acontecer, que se estende aos jogadores, equipa técnica e toda a estrutura. Sabemos o que fazemos, e que isso se traduza nas vitórias. Em momento algum vamos abdicar do que pensamos e dos ideais do Clube, lutar pela vitória e ganhar jogo após jogo. Sabemos para onde queremos ir. É natural que haja manifestações de desagrado, têm todo o direito, aceitamos essas críticas. Temos de trabalhar com empenho dia a dia para inverter esta situação.
"As arbitragens não justificam tudo, mas contribuem para esta situação. Olhando para as decisões das equipas de arbitragem desde a minha entrada, tivemos algumas situações que nos causam apreensão"
As arbitragens podem explicar o momento que o Benfica está a viver?
As arbitragens não justificam tudo, mas contribuem para a situação. Olhando para as decisões das equipas de arbitragem desde a minha entrada aqui, no jogo com o FC Porto, tivemos algumas situações que nos causam alguma apreensão. Recordo-me do jogo no Dragão onde o Fábio Vieira teve uma receção de bola com um braço e depois fez golo. Em casa, o golo do Moreirense, em que o ponta de lança está numa posição de fora de jogo e interfere na ação, e como tal esse golo devia ter sido invalidado. E agora, com o Gil Vicente, aos 7', uma situação em que o nosso golo devia ter sido validado, ou pelo menos esperar para que o VAR pudesse intervir. O golo dava outro conforto à equipa, porque começaria a ganhar. Este tipo de decisão não explica na totalidade, mas contribui para o momento da equipa.
Há notícias de que Pizzi pode sair para a Turquia. O que pode dizer sobre este tema?
O Pizzi é um jogador pelo qual temos grande estima, com muitos anos nesta casa, conquistou muitos títulos. Ultimamente não tem tido a utilização que ele próprio esperaria, mas está integrado num plantel em que o treinador tem de tomar as suas opções. Ele tem sido de uma entrega inexcedível no trabalho diário, no que sente que pode dar à equipa e as opções são do treinador. Existe uma possibilidade de rumar à Turquia. Há qualquer coisa em andamento, portanto, temos de aguardar. Estas questões são próprias do mercado. Há interesse de um clube, pode ou não haver interesse do jogador em sair. É conciliar um conjunto de interesses de forma a que o jogador se sinta confortável na opção a tomar.
Texto: João Sanches e Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 4 de julho de 2022