Basquetebol

08 fevereiro 2022, 14h47

Norberto Alves

Norberto Alves

O apuramento não depende apenas do desempenho do Benfica, mas a esperança de fazer história e pela primeira vez garantir a presença nos quartos de final da FIBA Europe Cup alimenta a ambição da equipa de basquetebol na deslocação ao terreno do Sporting, nesta quarta-feira (20h30), 9 de fevereiro, em jogo referente à 6.ª jornada da 2.ª fase (grupo K) da competição. Isso mesmo enalteceu o técnico Norberto Alves, que pede "consistência" e "rigor" para o dérbi.

O treinador encarnado vê a carga emocional do jogo como um dos aspetos com que a sua equipa tem de "lidar" convenientemente.

"Olhando para os nossos confrontos com eles [Sporting], temos de lidar melhor com a carga emocional e ser consistentes ao longo do jogo. Ter atenção aos detalhes, defender bem nas relações individuais. É uma equipa que tem vários jogadores que conseguem criar o seu próprio lançamento. Temos de ser uma equipa muito coesa defensivamente, proteger muito bem as penetrações, a área restritiva e lidar com uma formação que provoca sempre um impacto muito grande nas outras equipas. Defendem bem, o Sporting é uma equipa muito agressiva. O que sabemos é que em grande parte dos jogos com eles temos jogado melhor.Temos de prolongar isso até ao final do jogo", disse Norberto Alves, em declarações à BTV.

Norberto Alves

O treinador lembrou que ao Benfica não basta vencer. "Para passarmos pela primeira vez na história do Clube aos quartos de final desta competição, temos de vencer por mais de 9 pontos. É uma competição que fica marcada pelos jogos que perdemos em casa, com o Sporting e com a equipa polaca [Trefl Sopot]. Estivemos bem ultimamente, conseguimos voltar [à luta pelo apuramento]. Temos de vencer, vencer por nove pontos, e mesmo assim dependemos de outros jogos", contextualizou.

Norberto Alves

Ainda assim, as atuações fora de portas têm agradado, até porque a sua esmagadora maioria terminou com a vitória das águias.

"Curiosamente, o único jogo que perdemos fora de casa foi contra a equipa romena [CSM CSU Oradea], quer no apuramento para a competição como no decurso da mesma. Vencemos na Rússia, Países Baixos, República Checa e na Polónia. A equipa demonstra que fora de casa, apesar dos ambientes, tem-se mantido coesa e dado uma resposta positiva. É acreditar nesta história recente e, fundamentalmente, sermos muito rigorosos no nosso plano de jogo, como o preparámos e como o temos de abordar", finalizou.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 27 de março de 2025

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas