Futebol

12 fevereiro 2022, 21h43

Nélson Veríssimo

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

O técnico Nélson Veríssimo mostrou-se satisfeito com a resposta dada pela sua equipa no Benfica-Santa Clara disputado neste sábado, 12 de fevereiro, no Estádio da Luz, referente à 22.ª jornada da Liga Bwin, em particular no modo como o coletivo cresceu no decurso do segundo tempo, dando a volta ao marcador com dois golos de Darwin.

O treinador do Benfica, na zona de entrevistas rápidas e na conferência de Imprensa, admitiu que os seus atletas ficaram intranquilos após terem sofrido o golo do Santa Clara "contra a corrente do jogo", mas a forma como estes reagiram no segundo tempo deixou o responsável satisfeito. As entradas positivas em campo de atletas como Taarabt e Yaremchuk contribuíram para essa resposta que levou ao mais importante, o triunfo e o "encurtar das distâncias" para as duas formações que vão à frente dos encarnados no topo da classificação.

Benfica-Santa Clara, 22.ª jornada da Liga Bwin

Segunda parte positiva decidiu

"Entrámos com um ritmo muito alto, era essa a nossa proposta de jogo, criámos situações de perigo nos primeiros minutos, em que pretendíamos marcar, daí a entrada agressiva e forte. Os jogadores cumpriram tudo à exceção do golo. Acabámos por sofrer um golo e depois a equipa ficou um pouco intranquila. Tivemos a posse de bola, mas sem conseguir explorar os espaços e a profundidade. Falámos ao intervalo, mostrámos aos jogadores o que tínhamos de melhorar. Na segunda parte fizemos um belo jogo, sempre na perspetiva de ir buscar o resultado. Fizemos dois golos em pouco tempo, podíamos ter dilatado a vantagem, tivemos oportunidades para isso. Depois, atendendo à agressividade competitiva que houve, verificou-se alguma quebra a atacar as zonas próximas da baliza do Santa Clara. O objetivo era ganhar, conseguimos. Quero dar os parabéns aos jogadores pela postura, entrega, têm sido inexcedíveis no compromisso e no treino. São mais três pontos. Tendo em conta o resultado no FC Porto-Sporting podíamos reduzir distâncias para os dois primeiros e conseguimos. O pensamento tem de ser jogo a jogo visando chegar ao primeiro lugar, mas antes há que chegar ao segundo. Era importante encurtar distâncias."

Benfica-Santa Clara, 22.ª jornada da Liga Bwin

O mérito do Santa Clara

"Tendo em conta o que foi a nossa entrada, o domínio que estávamos a ter no jogo, acabámos por sofrer o golo contra a corrente do jogo. Mérito para o Santa Clara, que depois fechou-nos os espaços. A nossa equipa sentiu-se um pouco retraída. O Santa Clara fechou os espaços por dentro, não conseguimos em muitos momentos o que tínhamos planeado fazer, que era alternar o jogo interior com o exterior, procurar dinâmicas que permitissem algum critério no ataque à profundidade. Os jogadores que entraram estiveram bem, mas temos de melhorar o nosso jogo ofensivo para haver imprevisibilidade. Insistimos muito no jogo interior."

Benfica-Santa Clara, 22.ª jornada da Liga Bwin

Taarabt e Yaremchuk como desbloqueadores

"Olhámos para as características dos jogadores que tínhamos, queríamos fazer golo nos primeiros minutos da segunda parte e não conseguimos. Achámos que devíamos acrescentar algo mais à equipa, entendemos que eram os melhores jogadores para o que o jogo pedia. Colocámos o Darwin mais sobre a esquerda. Criaram-se dinâmicas diferentes, o Taarabt arrisca mais nos passes verticais, vê o jogo mais à frente e a equipa precisava disso. Os movimentos do Yaremchuk, no ataque aos espaços na linha defensiva, também ajudaram a empurrar a equipa para a frente. Crescemos e os jogadores tiveram mérito no que conseguiram, na forma como os golos foram surgindo, sobretudo no modo como a equipa chegou à frente com mais qualidade e acutilância, sendo mais objetiva."

Benfica-Santa Clara, 22.ª jornada da Liga Bwin

Adeptos com a equipa

"O apoio dos nossos Sócios é muito importante, são o 12.º jogador. Sentimos que a equipa vai para patamares mais elevados quando estão presentes, aconteceu na deslocação a Tondela. Sabemos que a massa associativa é exigente, e ainda bem, compete-nos dar resposta aos seus anseios. As duas vitórias consecutivas? É a nossa exigência, não pode haver maior exigência do que a que colocamos para isso ser conseguido jornada após jornada."

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 12 de fevereiro de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar