Futebol

03 março 2022, 19h55

"Promoting mental health and well being in football together"

"Promoting mental health and well being in football together"

REPORTAGEM BTV

O Sport Lisboa e Benfica uniu-se ao Manchester United e ao Bayern Munique para assinalar o mês da saúde mental no Reino Unido, através do programa "Promoting mental health and well being in football together". Ao longo de março, o departamento de Psicologia do Clube irá dinamizar uma série de iniciativas com vista ao desenvolvimento e promoção deste tema.

A missão do Benfica no Futebol de Formação é formar jogadores para o mais alto nível competitivo. O Clube reconhece a importância de uma boa saúde mental para que os atletas consigam lidar de forma adequada com as exigências destes patamares e, sem hesitar, aceitou o convite endereçado pelo Manchester United para se associar à causa.

Tatiana Ferreira

"O objetivo global é sensibilizar jogadores, treinadores, staff e população em geral para a importância da saúde mental e do impacto na performance e rendimento desportivo. Vamos dar continuidade a algumas iniciativas que já levámos a cabo, quando, em outubro, criámos workshops, sessões práticas para trabalharmos estratégias promotoras e protetoras da saúde mental e lançámos um vídeo nas redes sociais com os jogadores da equipa B e o treinador de então [Nélson Veríssimo] para reforçar a importância do tema. Esta parceria pretende também criar momentos privilegiados de reflexão entre os três clubes", explicou Tatiana Ferreira, coordenadora da Psicologia do Sport Lisboa e Benfica, em declarações à BTV.

"Alguns estudos dizem que os jogadores, nomeadamente de futebol, têm maior prevalência de perturbação mental, quando comparados com a população não atlética. Neste sentido, a Psicologia e toda a estrutura do Clube pretende criar um ambiente que minimize este impacto nos nossos jogadores", evidenciou.

A saúde mental é uma área que merece intervenção diária e que, nas últimas épocas, tem sido observada atentamente pelos vários grupos envolventes da Formação do Clube. Numa perspetiva de prevenção, Pedro Marques, diretor técnico do Futebol de Formação, salientou a importância de ver a pessoa antes do jogador e a relevância do equilíbrio e da recuperação.

Pedro Marques

"Olhamos para os jogadores individualmente, como pessoas, esse é o ponto de partida. Olhamos para eles nas diferentes dimensões, que incluem a parte técnica, tática, física, pessoal e social, mas também mental. A parte mental e psicológica é a base para termos jogadores competentes e capazes de lidar com a exigência de jogar no Benfica, então olhamos para estas dimensões de forma integrada. Numa questão mais específica, ligada ao que é a saúde mental, é importante para nós a gestão do descanso e das folgas, numa atividade que decorre com grande exigência durante muitos meses e limita o tempo em família e lazer. Há atenção e alerta dos treinadores e staff para tentar maximizar esses momentos, que são fundamentais para o equilíbrio", salientou Pedro Marques.

"Mais do que a ligação com clubes de renome a nível internacional, é relevante o Benfica associar-se a esta campanha e ao mês da promoção da saúde mental, sendo uma das componentes de rendimento. Acaba por ser uma iniciativa inovadora, três clubes grandes vão promover um tema que é atual, talvez escondido, mas cada vez mais emergente. Esperamos que no futuro não sejam precisas tantas campanhas de promoção e que passe a ser um assunto do dia a dia dos jogadores e treinadores", concluiu.

Chegando ao topo, o desafio é manter o patamar de qualidade e todas as características físicas e mentais propicias à continuidade na competição de alto rendimento, como notou o professor Pedro Mil-Homens, diretor-geral da Formação do Sport Lisboa e Benfica.

Pedro Mil-Homens

"Formar jogadores para elevado nível competitivo implica um conjunto alargado de fatores. É preciso que os jogadores tenham as caraterísticas necessárias e qualidades para lá chegar, mas é importante que se consigam manter. Mais importante até. Chegar a esse patamar e mantê-lo, fazer todo este percurso com algum grau de seleção permanente, implica treino e trabalho, mas também que abdiquem de outros fatores, incluindo de entretenimento. Para eles, é, certamente, muito importante toda a atenção que possamos dar ao nível da saúde mental", realçou Pedro Mil-Homens.

"É importante também não esquecer aqueles que não atingem estes patamares e têm de seguir a vida desportiva em patamares de exigência mais baixos. É importante assegurarmo-nos que esses atletas têm as melhores práticas de saúde mental para lidarem com o insucesso. Lemos, infelizmente, notícias de jogadores que não lidaram bem com essa situação, e aí vemos que existe. É um problema que existe e pode acontecer na nossa realidade. Então, damos toda a atenção ao desenvolvimento e ao trabalho no domínio da saúde mental", asseverou.

Para promover a temática, e em modo de partilha de experiência, o Clube dinamizará, ao longo deste mês de março, atividades como sessões de mesas redondas com diretores, treinadores e psicólogos dos três clubes, apresentação do livro "Soul beyond the athlete", de Jonathan Harding, workshops dirigidos a staff e treinadores e ainda sessões mindfulness.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Victoria Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol