Futebol

08 março 2022, 12h56

Equipa de Sub-19 festeja no caminho para os quartos de final da UEFA Youth League

É um domínio claro, avassalador, do Benfica quando olhamos para as convocatórias dos selecionadores nacionais de Portugal dos escalões dos Sub-15 aos Sub-19 para os mais recentes estágios e compromissos das respetivas seleções. No total foram 38 os jovens atletas que evoluem no Benfica Campus a integrar as fileiras lusas desde meados de fevereiro.

A supremacia, comprovada pelo total de 38 jogadores convocados, salta de imediato à vista na lista de atletas convocados para os Sub-19. No escalão em que o Benfica lidera internamente a fase de apuramento de campeão nacional e está qualificado para os quartos de final da UEFA Youth League, onde aguarda pela definição do adversário (Dínamo Kiev ou Sporting), foram oito os convocados por Rui Bento para o estágio de preparação que decorreu entre 14 e 16 de fevereiro.

Midtjylland-Benfica, oitavos de final da UEFA Youth League

André Gomes, João Tomé, António Silva, Nuno Félix, Martim Neto, João Neves, Diego Moreira e Pedro Santos foram chamados aos Sub-19. Sete destes atletas alinharam como titulares no recente confronto europeu com os dinamarqueses do Midtjylland (2-3), e João Neves, suplente utilizado, revelou-se decisivo ao assistir Luís Semedo para o golo da vitória. O médio de 17 anos foi, a par de André Gomes, Nuno Félix e Diego Moreira, convocado para um escalão acima do seu.

Nos Sub-18, que participaram no Torneio de Marbella (Portugal venceu a Noruega por 2-0 e empatou sem golos com a Roménia), Thiago Pereira, Hugo Faria, Diogo Prioste, Hugo Félix, José Precatado e Ricardo Nóbrega Marques estiveram às ordens de Joaquim Milheiro.

Hugo Félix

Nos Juvenis, concretamente nos Sub-17, foi onde o Benfica teve mais atletas no contingente nacional, no caso 10. Alfa Baldé, Francisco Machado, Gustavo Varela, Henrique Sá, Ivan Lima, João Conceição, João Rego, João Veloso, Rafael Luís e Ussumane Djaló foram chamados por José Lima para o Torneio Internacional do Algarve, onde Portugal ficou na segunda posição após os embates frente à Alemanha (1-1), Eslováquia (4-1) e a Espanha (2-3).

Já no estágio de preparação dos Sub-16, que decorre até esta quarta-feira, 9 de março, na Cidade do Futebol, em Oeiras, estão presentes oito atletas do Benfica. O selecionador nacional Filipe Ramos tem às suas ordens André Gomes, André Moreira, Guilherme Gaspar, João Fonseca, Leandro Martins, Martim Ferreira, Ricardo Ribeiro e Tiago Freitas.

João Veloso

Também no estágio de preparação em curso até este dia 9 de março, na referida Cidade do Futebol, em Oeiras, está a Seleção Nacional Sub-15, orientada por João Santos. Em maioria, o Benfica colocou seis atletas nos eleitos, a saber: André Vakulyuk, Dinis Telehovschi, Diogo Ferreira, Eduardo Fernandes, João Capucho e Rui Silva.

38 convocados para
as Seleções Nacionais
Escalão Jogadores
Sub-19 8
André Gomes, João Tomé, António Silva, Nuno Félix, Martim Neto, João Neves, Diego Moreira e Pedro Santos
Sub-18 6
Thiago Pereira, Hugo Faria, Diogo Prioste, Hugo Félix, José Precatado e Ricardo Nóbrega Marques
Sub-17 10
Alfa Baldé, Francisco Machado, Gustavo Varela, Henrique Sá, Ivan Lima, João Conceição, João Rego, João Veloso, Rafael Luís e Ussumane Djaló
Sub-16 8
André Gomes, André Moreira, Guilherme Gaspar, João Fonseca, Leandro Martins, Martim Ferreira, Ricardo Ribeiro e Tiago Freitas
Sub-15 6
André Vakulyuk, Dinis Telehovschi, Diogo Ferreira, Eduardo Fernandes, João Capucho e Rui Silva

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 26 de maio de 2022

Patrocinadores principais do Futebol


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar