Reportagem

18 março 2022, 13h24

Casa Benfica Tondela

Casa Benfica Tondela

REPORTAGEM BTV

Inaugurada em 1994, a Casa Benfica Tondela, por altura do 28.º aniversário, decidiu implementar a Nova Imagem para tornar o espaço mais "acolhedor" e "confortável" para todos os Benfiquistas que a queiram visitar. O espaço de convívio do Clube tem para oferecer no cardápio, ainda, caminhadas solidárias, torneios de snooker e sueca e noites de fado.

Casa Benfica Tondela

Carlos Coimbra, atual presidente da Casa, explicou ao programa da BTV "Pelas Casas do Benfica" como surgiu a decisão de apostarem na Nova Imagem.

"Esta Casa foi inaugurada em 1994, mas não neste sítio. Vamos no quinto local da Casa Benfica Tondela. Estamos a implementar a Nova Imagem. É um passo que faltava dar. Tomámos posse em setembro de 2020, em plena pandemia, e estivemos fechados algum tempo. Numa pequena conversa com Jorge Jacinto [diretor do departamento das Casas Benfica] decidimos ir para a frente com o projeto [da Nova Imagem]", explicou.

O líder da embaixada n.º 40 do Clube nesta região beirã reconheceu igualmente o papel de outros membros dos Órgãos Sociais da Casa.

"A Casa Benfica Tondela nasceu no centro da antiga Vila de Tondela. Hoje, Tondela é cidade, mas na altura era vila. Tem de se dar os parabéns a todos os fundadores da Casa em 1994, num prédio antigo, porque as coisas eram mais difíceis nessa altura", reconheceu Carlos Coimbra.

Casa Benfica Tondela

Ana Paula Ribeiro, vice-presidente da Casa, enalteceu o trabalho desenvolvido por esta direção e pela "muito grande" comunidade Benfiquista em Tondela.

"Pertenço à direção da Casa há vários anos e estou neste projeto com o Carlos Coimbra. A tarefa não tem sido fácil nos últimos anos devido à pandemia. É de louvar esta equipa pelo trabalho desenvolvido. Não consigo dizer exatamente a capacidade da Casa, mas, sentadas, podem estar 120 pessoas. Há muitas mulheres Benfiquistas em Tondela. Aliás, a comunidade Benfiquista em Tondela é muito grande", destacou.

Casa Benfica Tondela

João Pais é vice-presidente desta embaixada e já fez parte dos Órgãos Sociais da Casa Benfica Zurique (da qual é sócio fundador) durante 20 anos.

"Sou um veterano das Casas. Sou o sócio fundador n.º 2 da Casa Benfica Zurique e fui presidente da Assembleia Geral durante 20 anos. Voltei para a minha terra, Tondela, e o Carlos Coimbra e a Ana Paula [Ribeiro] convidaram-me. A equipa que está à frente da Casa é jovem e estou a gostar muito de trabalhar com eles. Estamos no caminho certo. O nosso objetivo é a mudança para a Nova Imagem, que é algo em que nos comprometemos com o Jorge Jacinto", frisou.

Casa Benfica Tondela

Também vice-presidente da Casa Benfica Tondela, João Pinho sempre teve um "carinho" especial pelo espaço do Clube nesta cidade.

"Estou nesta direção desde que o Carlos [Coimbra] e a Ana Paula [Ribeiro] me convidaram. Gostei do desafio, do projeto, da equipa, com pessoas humildes e trabalhadoras. Queremos uma Casa acolhedora e confortável para os Sócios. Estamos a trabalhar nisso, apesar de a pandemia ter atrasado isto um pouco", desejou.

Casa Benfica Tondela

Ilídio Lourinho é o sócio fundador n.º 2 da Casa e tem pertencido às várias direções desde a inauguração, em 1994, que recordou...

"Tenho feito parte de todos os Órgãos Sociais da Casa desde a inauguração, em 1994, até aos dias de hoje. A inauguração começou com uma receção nos Paços do Concelho e depois houve o jantar e a festa num hotel. Organizávamos torneios de Sueca e participámos no Campeonato do Mundo de Sueca organizado pelas Casas Benfica. Temos feito caminhadas solidárias para benefício de associações como bombeiros. É algo gratificante", elogiou.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas