Futebol feminino

22 março 2022, 17h02

Filipa Patão

ANTEVISÃO

O desempenho do Benfica na Taça da Liga de futebol feminino culminou na final, num "momento que tem de valer a pena", como vincou Filipa Patão na conferência de Imprensa de antevisão ao embate com o Braga. Os dois emblemas encontram-se às 19h30 de quarta-feira, 23 de março, em Santa Maria da Feira, no jogo que ditará o vencedor do troféu. 

Olhando para os dois confrontos entre os emblemas na presente época, as águias registam um triunfo a contar para a 2.ª fase de apuramento da Liga BPI, enquanto as minhotas carregam a vitória que, consequentemente, afastou o Benfica da Taça de Portugal.

"São duas equipas que têm uma coisa em comum, plantéis com muita qualidade. O Braga tem sempre dinâmicas muito ofensivas e, com o treinador presente, é uma equipa muito acutilante ofensivamente e muito agressiva e intensa sem bola. Nos duelos individuais sem bola é extremamente agressiva, então, traz dificuldade às equipas com que joga, porque dificulta o sair de uma primeira fase de construção. Ao mesmo tempo, tem jogadoras rápidas que sabem explorar o espaço nas costas e podem entre linhas fazer alguma diferença. É uma equipa bastante competente. Sabe aproveitar os momentos que são as tais finais. É muito letal se a deixarem ser", detalhou a técnica.

Filipa Patão

"O Clube não é nada se não tiver os adeptos com ele [...] faço o apelo para que possam estar connosco, possam gritar das bancadas e sejam aquela força necessária que precisamos"

Filipa Patão

Vencendo, o Benfica conquistará a Taça da Liga pela terceira vez consecutiva. Típico de uma final, Filipa Patão alertou para o controlo emocional, deixando clara a confiança que tem nas jogadoras encarnadas. 

"Não conseguimos controlar o adversário, nem o envolvimento do jogo, mas controlamos a nossa vontade, a nossa atitude e o que podemos envergar em campo. Preparadas mentalmente, conseguem ter mais capacidade do que pensam. Estas jogadoras já têm mostrado que, independentemente de um momento menos bom, a seguir dão uma excelente resposta, e isto tem a ver com a capacidade mental. Tenho plena confiança de que vão dar uma excelente resposta. Uma época com tanto desgaste e momentos tem de valer a pena. É nestes momentos que vamos fazer valer", assegurou.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

A técnica deixou ainda uma mensagem aos adeptos, apelando à presença no Estádio Marcolino de Castro. Recorde-se que o valor simbólico de um euro para os bilhetes reverte para a Liga dos Amigos do Hospital de São Sebastião, numa ação conjunta entre a FPF e a AF Aveiro.

"Faz muita diferença termos os adeptos connosco. Quando vamos para ganhar uma Taça, uma final ou um Campeonato, não o ganhamos para nós, é para os Sócios e adeptos. O Clube não é nada se não tiver os adeptos com ele. Faço o apelo para que possam estar connosco, possam gritar das bancadas e sejam aquela força necessária que precisamos. Que o possamos fazer com eles, porque já nos bastou o tempo da pandemia. Não ter o público para orquestra é o pior que podem fazer ao futebol e às jogadoras", convidou.

Sílvia Rebelo: "As finais não se jogam, ganham-se"

A capitã da equipa do Benfica, Sílvia Rebelo, reforçou a importância da presença dos Benfiquistas e clarificou a ambição das Inspiradoras, que lutam por dar "mais uma alegria aos adeptos".

"No Benfica queremos ganhar todos os troféus, este é mais um para trazermos para casa. As finais não se jogam, ganham-se, mas se pudermos juntar o útil ao agradável, é também esse o nosso intuito.  Queremos aumentar o número de troféus no nosso museu e estamos preparadas para lutar por este e para dar mais uma alegria aos nossos adeptos", asseverou.

"Desde o primeiro dia deste projeto que sentimos o carinho dos nossos adeptos. Estando a jogar no Norte ou em Lisboa, sentimos sempre esse carinho. Quando jogámos com o Vilaverdense parecia que estávamos em casa, porque tivemos uma receção muito calorosa. Temos a certeza que amanhã [quarta-feira] teremos o apoio do público. Para além de praticarmos um bom futebol e de representarmos bem o Benfica, termos alguém na bancada a gritar por nós dá-nos mais força. Contamos com os nossos adeptos, apareçam em força" finalizou Sílvia Rebelo.

CONVOCADAS

Ana Seiça, Ana Vitória, Andreia Faria, Beatriz Cameirão, Carole Costa, Carolina Correia, Carolina Vilão, Cassandra Korhonen, Catarina Amado, Christy Ucheibe, Cloé Lacasse, Francisca Nazareth, Jéssica Silva, Katelin Talbert, Lúcia Alves, Maria Negrão, Marta Cintra, Pauleta, Sílvia Rebelo e Valéria Cantuário.

Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2022

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas

Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar