Clube

20 abril 2022, 18h00

Carlos Móia e Tiago Madureira

Carlos Móia e Tiago Madureira

REPORTAGEM BTV

A Fundação Benfica recebeu esta quarta-feira, 20 de abril, o Prémio Responsabilidade Social referente ao mês de março de 2022, tendo distinguido a campanha "Juntos pela Ucrânia". Esta foi a terceira vez que projetos ou iniciativas da Fundação Benfica são reconhecidas pela Liga Portugal.

O prémio foi entregue por Tiago Madureira, Diretor Executivo da Liga Portugal ao Comendador Carlos Móia, Presidente Executivo da Fundação Benfica.

"Conseguimos mandar seis camiões TIR para a Ucrânia, que levaram todo o tipo de bens. O Shakhtar Donetsk e o Ministério do Interior da Ucrânia entenderam que os mesmos deviam ir para as zonas mais difíceis, onde a necessidade era maior. Em Kharkiv fizeram-se 174 postos de entrega e em quatro dias foram distribuídos. É uma alegria saber que foram distribuídos. Houve o agradecimento do Shakhtar Donetsk e o Benfica esteve presente. A responsabilidade social do Benfica é interna e externa. As Casas Benfica estiveram muito presentes e a Fundação SIC Esperança foi determinante na comunicação. É muito importante para o desporto português que as fundações proliferem por este país. O desporto congrega e agrega, é um fantástico veículo para ajudar as pessoas", referiu Carlos Móia à BTV.

Carlos Móia

Tiago Madureira destacou a "iniciativa altamente meritória" da Fundação Benfica. "Estas distinções que a Liga tem introduzido procuram mostrar o trabalho que os clubes fazem ao nível da responsabilidade social, mostram que o peso social do futebol pode ser mobilizado para ações de intervenção. Esta ação era impossível não ser distinguida, servirá como exemplo a grande intervenção social que pode ser feita, utilizando a marca Benfica e o futebol. Foi uma iniciativa altamente meritória. Será um exemplo de referência", disse.

Carlos Móia e Tiago Madureira

Recorde-se que a campanha "Juntos pela Ucrânia" mobilizou Casas do Benfica, Lojas e Escolas de Futebol de norte a sul do país numa importante campanha de assistência humanitária que permitiu reunir e enviar para alguns dos pontos mais críticos da Ucrânia mais de cinco mil caixas acondicionadas em 200 paletes com bens de primeira necessidade como comida e medicamentos.

Esta campanha só foi possível graças à mobilização e solidariedade notável de todos os voluntários e parceiros, entre os quais se destaca a SIC Esperança, bem como o contributo de todos os cidadãos que apoiaram, o que foi determinante para o sucesso da mesma.

O volume de donativos, transportado em seis camiões, já foi efetivamente distribuído ao povo ucraniano nas zonas de Mykplaiv, Sumy, Okhtyrka, Donetsk, Poltava e Chernigiv Oblast, articulando também esta cooperação internacional com o parceiro FC Shakhtar Donetsk.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas