Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão ao embate com o Famalicão, da 31.ª ronda da Liga Bwin, o treinador do Benfica vincou o objetivo de somar 12 pontos nos últimos quatro jogos.
22 abril 2022, 17h16
Nélson Veríssimo
Em conferência de Imprensa no Benfica Campus, o treinador encarnado descartou Rafa (lesionado) para a partida, mas sublinhou que "todos contam"; reforçou o objetivo de fazer 12 pontos nos quatro jogos em falta; e abordou o problema do tempo útil de jogo no futebol português. Antes de responder às perguntas, parabenizou a jovem equipa do Glorioso que se apurou para a final da UEFA Youth League pela quarta vez...
Que expectativas tem para o jogo, tendo em conta que o Famalicão precisa de pontos para não ser despromovido?
Vamos receber uma equipa que está numa posição difícil na tabela classificativa. Sabemos que são jogos que, se não estivermos num nível alto, se podem complicar. Temos de ter uma mentalidade competitiva muito forte, dentro do que temos vindo a apresentar. Apesar da circunstância pontual do Famalicão, é uma equipa que gosta de ter posse da bola e que gosta de assumir o jogo se o adversário deixar. Naquilo que é o momento de organização defensiva gosta de ter o bloco defensivo subido e pressionante. Independentemente da classificação ou da pontuação, é uma equipa que não abdica dos seus princípios de jogo. Esperamos uma equipa difícil, temos de estar com um nível competitivo elevado, não facilitar em nada, na linha do que temos feito nos últimos jogos.
"Todos contam e todos têm de trabalhar no máximo das suas capacidades para mostrarem ao treinador que são uma opção válida"
Nélson Veríssimo
Já sabe quando pode contar com Rafa?
Para amanhã [sábado] ainda não vai estar disponível. Teve uma lesão muscular e estamos a tentar recuperá-lo. Há uns jogos, em função dos dados que tínhamos, podia haver a possibilidade de estar apto para Liverpool e Sporting. Não foi possível, tal como não vai ser possível amanhã [sábado]. Vamos ver nos jogos a seguir. De momento, não sei dizer qual é a melhor perspetiva para o Rafa regressar. É um jogador importante nas rotinas da equipa, mas estendo essa importância a todos os jogadores que compõem o plantel. Prova disso é a resposta muito positiva dada por todos os jogadores que tiveram oportunidade de jogar. O caso mais flagrante é o Gil Dias, que não tinha tido, em função das minhas decisões, uma utilização tão regular. Teve minutos em Liverpool, e com o Sporting entrou e fez o segundo golo. Isto quer dizer que todos contam e que todos têm de trabalhar no máximo das suas capacidades para mostrarem ao treinador que são uma opção válida. Essa oportunidade há de chegar e depois é darem resposta.
Como treinador, como é que vê a boa forma de Darwin e a reta final da Liga, sabendo que os olhos estão em cima dele e que tem de estar motivado e focado?
É deixá-lo jogar. O melhor incentivo que pode ter é continuar a fazer os golos que tem estado a fazer, atacando, defendendo e contribuindo para as dinâmicas da equipa. O Darwin é um grande jogador, que tem vindo a crescer muito desde que chegou ao Benfica e tem materializado esse crescimento com golos. Na nossa opinião também cresceu noutros aspetos, tanto a defender como a atacar. É um dos jogadores que estão na mó de cima no Benfica e vamos ver o que vai fazer até ao fim do Campeonato. É o melhor marcador e tem muita fome pelo golo. Está num bom momento e temos de capitalizar isso. É esperar que termine como o melhor marcador da Liga portuguesa.
Tendo em conta a fase em que o Campeonato se encontra, em que a luta pelo 2.º lugar está em aberto, acredita que o Benfica pode aproveitar o momento menos bom do Sporting em termos psicológicos para se aproximar?
Não sei qual é o momento psicológico do Sporting. O que sabemos é que antes do jogo com o Sporting tínhamos lançado o desafio de ganhar os cinco jogos em falta. Na altura estavam 15 pontos em disputa, agora estão 12. Famalicão, Marítimo, FC Porto e Paços de Ferreira, quatro jogos em que vamos entrar para tentar ganhar. Sabemos que não jogamos sozinhos, vamos ter uma oposição muito forte. Estamos a seis pontos do Sporting, continuamos a não depender de nós para chegar ao 2.º lugar. Sabemos que é complicado, mas possível e temos de estar a nível alto para o conseguir. O que controlamos são os nossos jogos, e a proposta é fazer 12 pontos nesses jogos.
Na sua ótica, quão complexo é o problema do tempo útil de jogo no futebol português?
É algo que nos preocupa e tem de preocupar a todos enquanto agentes do futebol, nomeadamente treinadores e jogadores. É uma questão cultural e de conseguirmos mudar a nossa mentalidade. Não acontece de um momento para o outro. Relativamente à perda de tempo, o árbitro consegue controlar, dando tempo adicional, de acordo com o que se jogou a menos, e não o mínimo. Acima de tudo, é uma questão cultural e de mentalidade. É por aí que tem de se começar a trabalhar, talvez até desde os escalões de formação.
Texto: Rafaela Certã Alves e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de abril de 2025